Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 23/05/2023
Cinemateca e Filmin disponibilizam A PROMESSA em streaming
Cinemateca e Filmin disponibilizam A PROMESSA em streaming
Meio século depois da apresentação em Cannes, A PROMESSA, vai estar disponível em exclusivo na Filmin, através de uma colaboração entre a Cinemateca e aquela plataforma de streaming.
 
Produzido pelo Centro Português de Cinema e realizado por António de Macedo, a partir da obra teatral homónima de Bernardo Santareno, A PROMESSA foi o primeiro filme português oficialmente selecionado para o Festival de Cannes.
 
Considerada uma das obras mais icónicas do realizador, figura de culto no panorama do cinema português e um dos fundadores do Cinema Novo português, relata a história de um casal de jovens recém-casados que vive numa aldeia de pescadores cuja intimidade é assolada por um voto de castidade e a presença de um estranho que acolhem em casa. O filme é um repositório de questões sexuais, que constituem o eixo do mesmo, e foi alvo de enorme polémica à época de estreia em Portugal, tendo sido a primeira obra portuguesa a mostrar dois corpos nus.
 
A chegada de A PROMESSA à Filmin terá lugar hoje, dia 23 de maio, e representa a primeira colaboração da Cinemateca com a plataforma de streaming.
 
Até 2025, a Cinemateca Portuguesa irá digitalizar mais de 1000 filmes portugueses de longa e curta-metragem, no âmbito do Plano de Digitalização do Cinema Português que já está em curso. Este projeto tem como missão levar o património cinematográfico às gerações atuais e futuras, através do regresso desses mesmos filmes às salas de cinema, e irá, certamente, transformar a nossa compreensão coletiva do Cinema Português, seja por restabelecer o acesso a filmes caídos no esquecimento, por recuperar obras conhecidas através da disponibilização de cópias digitais de qualidade, ou por fomentar novas sinergias de programação.
 
O filme de António de Macedo vai estar disponível na Filmin durante as próximas semanas, coincidindo em parte com as datas da presente edição do Festival de Cannes, onde por estes dias é apresentada a nova versão digital de VALE ABRAÃO, de Manoel de Oliveira, um restauro realizado pela Cinemateca Portuguesa.