Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 27/10/2021
Cinemateca Portuguesa e Doclisboa apresentam cópia rara de um filme de Cecilia Mangini no encerramento da retrospetiva que lhe é dedicada
Cinemateca Portuguesa e Doclisboa apresentam cópia rara de um filme de Cecilia Mangini no encerramento da retrospetiva que lhe é dedicada
Temos o grande prazer de anunciar que, no último dia da retrospetiva Cecilia Mangini organizada pela Cinemateca e o Doclisboa será exibida uma curta-metragem da realizadora, "Lori e le belve", que não consta do programa divulgado. Trata-se de um filme pertencente à coleção da Cinemateca que, tanto quanto se sabe, é um título esquecido da fase inicial do trabalho da cineasta, não integrado em nenhuma das filmografias atualmente acessíveis nem referido pelos maiores especialistas da sua obra. "Lori e le belve", que a distribuição portuguesa intitulou à época “As crianças e os animais”, é um filme com duração de 8 minutos (duração da cópia existente) que narra uma pequena história onírica de uma criança fascinada por animais selvagens, e que pode constituir uma redescoberta significativa, enriquecendo o modo como vemos essa fase pioneira da obra de Mangini e a matriz documental a que é normalmente associada.


A cópia digital a apresentar teve por base a cópia de época em 35mm proveniente do circuito de distribuição português, atualmente conservada no arquivo da Cinemateca. Não se tratando ainda de um restauro (motivo pelo qual não foi inicialmente programada), a Cinemateca e o festival optam assim por divulgá-la na ocasião de uma retrospetiva que, à data, é a mais completa já realizada sobre a obra de Mangini, facultando uma imediata recordação da mesma e contribuindo para o que se espera venha a ser o seu conhecimento mais aprofundado, por sua vez importante para esse planeado restauro.
 
Por parte da Cinemateca, a exibição neste contexto de um material de trabalho, que não corresponde portanto à futura versão restaurada, é neste caso um gesto não apenas justificado mas que vemos como especialmente feliz, em que se afirma uma das facetas nucleares da nossa atividade, que é a relação estreita e mutuamente enriquecedora entre os trabalhos de conservação e restauro, por um lado, e a ação pública divulgadora, por outro.
 
O filme será exibido na Sala M. Félix Ribeiro, sábado 30 de outubro às 15h30, a anteceder a exibição de "La torta in cielo", realizado por Lino del Fra com argumento de Cecilia Mangini.
 
Falecida no princípio deste ano com a idade de 93 anos, Cecilia Mangini foi a primeira mulher documentarista do cinema italiano e a sua obra é considerada de grande relevância no documentário das décadas de 60 e 70. O programa que a Cinemateca Portuguesa e o Doclisboa, com a colaboração de Luciana Fina, têm vindo a apresentar encerrará nesse dia 30 de outubro com a projeção de “Antonio Gramsci: i giorni del carcere” (também de Del Fra e com argumento de Mangini), às 19h00.
 
Cinemateca portuguesa/Doclisboa, em 27 de outubro de 2021, Dia Mundial do Património Audiovisual