Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exposições
Data: 02/11/2021
CINEMATECA: ÚLTIMOS ESPAÇOS REABERTOS
CINEMATECA: ÚLTIMOS ESPAÇOS REABERTOS
Como anunciado no jornal dedicado à programação deste mês, o dia 4 de novembro marcará a reabertura dos últimos espaços públicos da sede da Cinemateca que, nesta fase de progressivo desconfinamento, se mantinham ainda fechados: a Sala Luís de Pina e as três salas de exposição temporária.

A Sala Luís de Pina reabrirá nesse dia às 19h30, com a primeira de duas sessões feitas em colaboração com os ENCONTROS CINEMATOGRÁFICOS do Fundão - uma sessão dedicada ao cinema de animação com três filmes curtos de Nelson Fernandes e a célebre longa LA PLANÈTE SAUVAGE de René Laloux. Chamamos a atenção para a hora do começo da sessão (19h30), que, a partir de agora, será a hora mais regular das sessões diárias nesta sala, pela qual procuramos ir ao encontro de sugestões recebidas quanto aos horários hoje mais adequados ao público da Cinemateca.

Quanto aos espaços de exposição temporária (as três salas do primeiro piso do edifício sede – Sala 6x2, Sala dos Carvalhos e Sala dos Cupidos), a reabertura será feita com a exposição dedicada aos materiais originais produzidos e antes publicados online no âmbito da iniciativa “Sala de Projeção” (textos, imagens, pequenos filmes), uma das rubricas da plataforma do site da Cinemateca “Gestos & Fragmentos” que, no seguimento do primeiro fecho das nossas salas – e das salas de cinema em todo o mundo -, foi lançada precisamente como forma de evocar a experiência única que nesses lugares ocorre. A exposição, de acesso gratuito, terá um ato informal de inauguração às 18h00, aberto a todo o público interessado, com a presença de vários dos participantes na iniciativa.

A Cinemateca congratula-se com estas reaberturas, que marcam a retoma do pleno acesso do público ao conjunto das instalações na Barata Salgueiro, em Lisboa, mesmo se ainda sob regras especiais de segurança sanitária (uso obrigatório de máscara em espaços fechados e cumprimento de percursos de acesso). O que assim se restabelece é a possibilidade de usufruto destas instalações de acordo com o projeto original das mesmas, em toda a sua diversidade e complementaridade.

Venha redescobrir os nossos espaços!
 
A Direção da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em 2 de novembro de 2021