Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 27/10/2022
Alteração à programação
Alteração à programação
Por motivos a que a Cinemateca é alheia, não será possível exibir o filme DANS LA NUIT (Charles Vanel, 1930) na primeira parte da sessão do Double Bill programada para o dia 29 de outubro às 15h30.

Em seu lugar será exibido o filme LE SALAIRE DE LA PEUR (Henri-Georges Clouzot, 1953). Mantém-se como prevista a exibição do filme HOW GREEN WAS MY VALLEY na segunda parte dessa sessão.
 
Pelo facto apresentamos as nossas desculpas.
29/10/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill

 
LE SALAIRE DE LA PEUR
O Salário do Medo
de Henri-Georges Clouzot
com Yves Montand, Charles Vanel, Folco Lulli, Peter Van Eyck, Vera Clouzot, Dario Moreno
França, Itália, 1953 – 127 min / legendado eletronicamente em português | M/12
 
HOW GREEN WAS MY VALLEY
O Vale Era Verde
de John Ford
com Maureen O’Hara, Walter Pidgeon, Donald Crisp
Estados Unidos, 1941 – 118 min / legendado em português
 
duração total da projeção: 245 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
 
O filme de Clouzot é um road movie mergulhado numa atmosfera de pessimismo e cinismo com um herói trágico, a personagem de Yves Montand: contratados por uma companhia petrolífera americana, quatro homens percorrem estradas impraticáveis em dois camiões carregados com nitroglicerina. Polémico, mas também premiado à época da sua estreia, LE SALAIRE DE LA PEUR tornou-se um título incontornável dos anos cinquenta europeus. HOW GREEN WAS MY VALLEY é a história de uma família de mineiros do País de Gales, evocada por alguém que recorda a sua infância. Da nostalgia dos tempos da inocência à amargura da separação dos vários membros da família, quando a crise económica se abate sobre a região. Algumas das mais belas cenas do cinema de Ford encontram-se neste filme: o casamento da filha (Maureen O’Hara), a greve dos mineiros e o conflito com o pai. “Há quem diga que tudo o que vive é sagrado. Ford, que o não disse, filmou-o. E não há filme que faça mais saudades” (João Bénard da Costa).