Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 25/05/2022
ADO ARRIETA na Cinemateca – de 1 a 9 de junho 2022
ADO ARRIETA na Cinemateca – de 1 a 9 de junho 2022
FINALMENTE, ADO ARRIETA estará na Cinemateca a partir de 1 de junho – após confinamentos e sucessivas dificuldades, esta será uma oportunidade única de chegar aos seus filmes e aos títulos que nos propõe em Carta Branca: um conjunto inesperado, surpreendente e intrigante de filmes que, segundo ele, foram filmes que muito o influenciaram quando começou a ver cinema.

O mistério do seu cinema começa logo no seu nome: Adolpho Arrietta, Arietta ou Arrieta? Adolpho ou Adolfo, Adelfo, Ado? Ou mesmo Udolfo como em certos filmes aparece grafado. Do Adolpho manteve apenas Ado.

Os seus filmes, a sua obra que raras vezes por cá foi vista (na Cinemateca pela primeira vez nos anos 90 e depois no LEFFEST, em 2012), é um “verdadeiro tesouro escondido do cinema – espanhol, francês, mundial – das últimas quatro décadas”. "Tesouro" por, digamos, inerência qualitativa, "escondido" não por que queira, mas porque o mundo é o que é. Uma integral – ou quase – de um cineasta destes, um cinema “feito da matéria dos sonhos” (H. Langlois) é certamente um dos momentos preciosos da programação da Cinemateca este ano.

O cinema de Arrietta, livre e misterioso, é “atraente, informativo, divertido e belo, com o talento de Jack Smith, a franqueza de Andy Warhol e a ternura especial de Arrietta. Eu saúdo o Poeta." (Jonas Mekas)
ADOLPHO ARRIETTA (1942) é uma das figuras mais singulares a emergir da onda de renovação que varreu o cinema dos anos 1960 e 1970. Estabelecido em Paris em 1967, aí filmou com Jean Marais The Criminal Toy (1969), participou da produção de Número Zero de Jean Eustache (1971) e recebeu elogios de Marguerite Duras por Le Château de Pointilly (1972). Se a sua linguagem cinematográfica, profundamente poética e desvinculada das convenções narrativas clássicas evocou comparações com o cinema de Jean Cocteau, ou pôde evocar os filmes de Andy Warhol e Jack Smith, o tom único e o humor peculiarmente terno de Arrietta conferem aos seus filmes uma dimensão profunda e única.

O programa completo pode ser consultado aqui.