Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 06/04/2021
ABRIL NA CINEMATECA … E PRINCIPAIS CICLOS DO ANO
ABRIL NA CINEMATECA … E PRINCIPAIS CICLOS DO ANO
As sessões de cinema regressam à Barata Salgueiro no próximo dia 19 de abril, depois de um interregno de três meses. Conheça os principais destaques da programação da Cinemateca para este mês e até ao final do ano.

Em abril:

Ainda num horário reduzido (duas sessões diárias na Sala M. Félix Ribeiro, genericamente às 15h30 e às 19h00), a Cinemateca retoma as sessões públicas na segunda-feira 19 de abril, com um programa diversificado, em boa parte concebido como antecâmara da restante programação deste ano.

Neste primeiro período da reabertura, entre 19 e 30 de abril, serão realizadas 22 sessões assentes em três eixos da programação:

Brevemente neste cinema

Um conjunto de catorze sessões que antecipam os temas de alguns dos principais ciclos a apresentar no resto do ano.
Entre todas, destacamos, no próprio dia da reabertura, 19 de abril, às 19h00, aquela que será finalmente a inauguração do ciclo “Os Mares da Europa”, prevista para o dia 14 de janeiro e que não chegou a efetivar-se devido ao confinamento. Este ciclo, que integra o programa cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, e que prosseguirá depois a partir de 3 de maio, tem aqui o seu arranque com obras dos primórdios do cinema (Irmãos Lumière e Harry Short) e com um dos mais célebres títulos de Jean Epstein (“Finis Terrae”, 1929), com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva.

Filmes portugueses em cópias novas

Primeiras exibições na sala da Cinemateca de três trabalhos de laboratório feitos no âmbito da preservação e divulgação do cinema português (tanto analógicos ou digitais): “O Movimento das Coisas” de Manuela Serra (1985), “Cartas na Mesa” de Rogério Ceitil (1975) e “As Armas e o Povo” (colectivo, 1975).

Novas edições

Quatro sessões especiais articuladas com o lançamento de novas edições, da Cinemateca e não só. Duas delas surgem a propósito da divulgação do livro “Luis Miguel Cintra: o cinema”, constituindo uma nova jornada de homenagem ao Ator e Encenador, com a presença do próprio e dos realizadores Pablo Llorca e Ricardo Aibéo. Outra refere-se a mais uma nova edição da casa – “A Coleção Colonial da Cinemateca” – neste caso em evocação dupla da autora (Joana Pimentel 1953-2018) e de Joaquim Lopes Barbosa, falecido já este ano, de quem exibimos a sua única longa-metragem “Deixem-me ao menos subir às palmeiras” (1972). Finalmente, em mais uma sessão dedicada ao cinema português, é destacado o último livro de José Bértolo, editado pela Documenta, “Espectros do Cinema – Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues”.

O programa detalhado de abril será divulgado a partir de amanhã dia 7 de abril
Até final do ano:

A partir de 3 de maio, em princípio já com três sessões diárias, será então retomada a programação ancorada em ciclos, que, este ano, e tanto quanto é possível prever, decorrerá depois de forma ininterrupta até final do ano (nisso incluindo um programa com características especiais, a realizar em agosto).
Neste outro período – maio a dezembro de 2021 – a Cinemateca apresentará um conjunto de ciclos do cinema mundial, dos quais desde já divulgamos os seguintes, entre os principais:
 
OS MARES DA EUROPA (por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da U.E., com o apoio da respetiva Estrutura de Missão)
REVISITAR OS GRANDES GÉNEROS: O NOIR (EM DUAS PARTES: I NO CORAÇÃO DO NOIR, II DISPONÍVEIS PARA O NOIR)
O CINEMA ITALIANO, LADO B
ALEXANDER KLUGE (em colaboração com a Fundação de Serralves – Casa do Cinema Manoel de Oliveira)
SARAH MALDOROR (em colaboração com o IndieLisboa)
PETER BOGDANOVICH E CARTA BRANCA A P. BOGDANOVICH
O CINEMA FRANCÊS SOB OCUPAÇÃO
PÁL FEJOS
JACQUELINE AUDRY (em colaboração com a Festa do Cinema Francês)
ALLAN DWAN
CHRIS MARKER
LOIS WEBER
CENTENÁRIOS DE: JANE RUSSELL, DEBORAH KERR, SIMONE SIGNORET, YVES MONTAND, DIRK BOGARDE
 
Em todos os casos, trata-se de programas em preparação. A calendarização definitiva destes e doutros ciclos a anunciar posteriormente será objeto de informação gradual, em função das circunstâncias exatas em que poderão decorrer as sessões de cinema.

Em particular, entre os ciclos aqui ainda não divulgados, incluem-se todos os ciclos dedicados ao Cinema Português, cuja calendarização, por motivos vários, está especialmente dependente daquelas circunstâncias. Nesses, inclui-se a conclusão do ciclo dedicado a Jorge Silva Melo, assim como, entre outros, o ciclo de homenagem a José Mário Branco, também anteriormente anunciado.