Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 24/05/2023
A Season of Classic Films passa por Vilarinho das Furnas
A Season of Classic Films passa por Vilarinho das Furnas
A Cinemateca Portuguesa participa no programa A Season of Classic Films com a exibição da nova cópia digital restaurada de Vilarinho das Furnas (1971) de António Campos, realizada com apoio do projeto FILMar.
 
Considerado um precursor no cinema etnográfico, António Campos praticou, ao longo de quarenta anos, um cinema destemido, independente e pensado na antropologia visual. A sua filmografia, seja na abordagem documental ou ficcional, desenha um olhar sobre o território com a paisagem e suas as populações. Recorrendo às técnicas do cinema direto, filmou as alterações sociais e as práticas comunitárias, num impressionante retrato do país entre dois regimes. Vilarinho das Furnas, a primeira longa-metragem de Campos, destaca-se entre as suas obras.
 
A aldeia que dá nome ao filme, Vilarinho da Furna, existiu no Norte de Portugal, na região de Terras de Bouro, e caracterizava-se pelo seu singular sistema de vida comunitária pastoril. Ao longo dos anos 60, embora a emigração, o serviço militar obrigatório e o crescimento demográfico estivessem a produzir algumas mudanças, aquela comunidade assimilou-as e foi-se reconfigurando sem perder o seu modo de vida particular. No entanto, em 1969, o governo decidiu construir na região uma barragem monumental, o que implicou a evacuação e a inundação da aldeia. A violência deste projeto provocou o derradeiro final de um sistema social que tinha persistido ao longo dos tempos.
 
Vilarinho das Furnas é um documento singular da luta de uma comunidade contra um Estado autoritário e a velocidade esmagadora da industrialização.
 
O filme será apresentado em 2023, numa sessão gratuita, a ter lugar perto do local original da aldeia, em parceria com entidades da região. Esta nova cópia digital foi restaurada em 2021, com o apoio do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, no âmbito do programa EEAGrants 2020-2024.
 
A quarta edição do A Season of Classic Films, coordenada pela Association des Cinémathèques Européennes (ACE) e apoiada pelo programa Creative Europe MEDIA da Comissão Europeia, apresentará um programa com a curadoria de mais de 20 cinematecas europeias. As sessões gratuitas serão complementadas com diversas atividades, com o objetivo de aumentar a visibilidade da riqueza do património cinematográfico europeu e fomentar a consciencialização para a preservação dos filmes e da cultura, nomeadamente junto dos públicos mais jovens.