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Assunto: Gestos & Fragmentos
Data: 31/08/2021
O Museu vai a casa
Câmara de filmar de 16 mm
Cine-Kodak Special
Eastman Kodak Co.
Rochester, EUA, 1933
CP-MC | PF634/000

 
Câmara de filmar de 16 mm; carregador externo Kodak de 16 mm (30/60m); 1 objetiva Kodak Anastigmat 1:1,9/25 mm, 1 objetiva Kodak Anastigmat 1:4,5/78 mm; motor de corda; 1+8-16-24-32-64 ips; contador de película exposta; estrutura de metal e revestimento de cabedal preto.
Pertenceu a António de Meneses (1893-1968), Diretor da Secção de Cinema do Secretariado de Propaganda Nacional, realizador e cineasta amador. Esta câmara oferecia aos amadores uma qualidade próxima da conseguida com as câmaras profissionais de 35mm e, com efeito, acabaria por vir a ser usada de modo profissional, sobretudo na não-ficção.
George Eastman (1854-1932), foi um empresário e inventor americano de Rochester, Nova Iorque. Em 1880 fundou a Eastman Dry Plate and Film Company após ter aperfeiçoado um processo inovador, invenção que iria permitir que pedaços de papel cobertos de emulsão registassem os positivos fotográficos. Em 1888, a Eastman registou o nome "Kodak" (uma palavra sem sentido, mas que viria a tornar-se uma das marcas mais conhecidas mundialmente) e lançou a sua primeira câmara fotográfica que utilizava uma película em papel de 100 fotografias, nascendo assim a fotografia amadora. Sempre atento a novos avanços na tecnologia fotográfica, a Eastman fundiu posteriormente invenções independentes de Hannibal Goodwin e Emile Reynaud, que respetivamente criaram bases de película nitrocelulósica transparente e perfurações em película fotográfica. Juntas, estas invenções formaram a base dos primeiros rolos de filme produzidos em massa no mercado. 
Em 1889 a Eastman desenvolveu um rolo de filme de celuloide revestido com emulsão fotográfica para utilização na sua câmara Kodak. Este sistema robusto e flexível comportava uma sucessão rápida de numerosas imagens e acabou por ser adaptado para o cinema. A comercialização deste filme flexível tornou possível o desenvolvimento da câmara cinematográfica de Thomas Edison em 1891. Ainda no ano de 1889, a Eastman Dry Plate and Film Company deu lugar à Eastman Company, renomeada em 1892, para Eastman Kodak Company e lançando o slogan “You Press The Button - We Do The Rest” para as suas câmaras fotográficas. Em 1923, a Kodak introduziu no mercado a película reversível de 16 mm sobre base de acetato de celulose (safety), a primeira câmara cinematográfica Cine-Kodak de 16 mm e o projetor Kodascope. A popularidade imediata dos filmes de 16 mm resultou numa rede de laboratórios de processamento Kodak em todo o mundo. Em 1924 George Eastman doou à Universidade de Rochester e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts metade da sua fortuna e foi também um dos primeiros proprietários de empresas a introduzir a partilha de lucros como incentivo aos funcionários. Ao longo da sua vida, a Eastman Kodak Company conquistou inúmeros sucessos na evolução técnica e tecnológica da fotografia e do cinema, dos quais destacamos alguns que marcaram o início de um extraordinário caminho da cinematografia: filmes a cores com a introdução da película Kodacolor de 16 mm em 1928; a primeira película para os filmes sonoros em 1929; a primeira película, câmaras e projetores de 8 mm em 1932; a câmara de filmar Cine-Kodak Magasin de 16 mm (utilizava um magasin com película em vez de um rolo de película) e o seu primeiro projetor sonoro, Sound Kodascope em 1936.