Faleceu Eduardo Serra, o mais internacional dos diretores de fotografia portugueses, depois de no passado mês de julho a Cinemateca lhe ter dedicado o Ciclo Eduardo Serra, “Interpretar Um Texto Com Luz” onde foram exibidos, pela primeira vez em Portugal, os três filmes que realizou. Já por questões de saúde, Eduardo Serra não pôde estar presente, tendo o Ciclo sido acompanhado pela sua esposa e colaboradora Hélène Serra, e por alguns dos técnicos de imagem e realizadores portugueses que com ele trabalharam.
Exilado em Paris em 1963, após participar nas lutas estudantis da Crise Académica de 1962, será em França que Eduardo Serra estudará fotografia para cinema (École Nationale de Photographie), além de História de Arte e Arqueologia (Universidade de Paris-Sorbonne). Começa a trabalhar em cinema na década de 1970 como assistente de imagem em filmes de Alain Cavalier, Francis Girod ou Patrice Leconte, e tem a sua “grande oportunidade” quando José Fonseca e Costa o convida para assinar a fotografia de SEM SOMBRA DE PECADO (1982). Com esse filme inicia um contacto regular com o cinema português e afirma-se em França com comédias e filmes de ação muito populares (PINOT SIMPLE FLIC, de Gérard Jugnot, MARCHE A L'OMBRE, Michel Blanc, LES SPÉCIALISTES, de Patrice Leconte).
Dono de um estilo e de uma metodologia que favorecia o recurso à luz natural (ou a sua reconstituição artificial), Eduardo Serra afirmou-se simultaneamente no coração da indústria francesa e no circuito do cinema de autor europeu (tornou-se um dos colaboradores mais regulares de Claude Chabrol e Patrice Leconte), mas também no cinema inglês (Michael Winterbottom ou Iain Softley) e em Hollywood (trabalhou com M. Night Shyamalan, Edward Zwick e nos dois tomos finais da chancela HARRY POTTER). Foi nomeado duas vezes para o Oscar de Melhor Direção de Fotografia: em 1997, por THE WINGS OF THE DOVE, e em 2003, por GIRL WITH A PEARL EARRING.
Antes do Ciclo do passado mês de julho, a Cinemateca havia-lhe dedicado um outro programa, em 2005, no âmbito da série “Grandes Diretores de Fotografia do Cinema Português”, e organizou uma cerimónia de Homenagem a propósito da entrega do Prémio Carreira 2014 da Academia Portuguesa de Cinema onde foi exibido aquele que seria o seu último trabalho como diretor de fotografia: UMA PROMESSA, DE Patrice Leconte.