07/10/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
The Sad Sack
O Herói do Regimento
de George Marshall
com Jerry Lewis, Phyllis Kirk, David Wayne, Peter Lorre, Gene Evans
Estados Unidos, 1957 - 98 min
legendado em português | M/6
Segundo filme de Jerry Lewis "a solo", após a rutura com Dean Martin, com quem formou um popularíssimo dueto nos palcos e no cinema no início da carreira. Inspirado numa conhecida e popular banda desenhada humorística, THE SAD SACK é uma irresistível sátira à vida na tropa, com a personagem de Jerry passando incólume por uma série de provas e aventuras, que incluem o sequestro por uma tribo árabe e que conta com a presença irresistível de Peter Lorre.
 
07/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
City Girl | Divine
duração total da projeção: 182 min | M/12
CITY GIRL é apresentado com companhamento ao piano por Daniel Bruno Schvetz

Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CITY GIRL
de F. W. Murnau
com Charles Farrell, Mary Duncan, David Torrence, Edith Yorke, Anne Shirley
Estados Unidos, 1930 – 106 min / mudo, com intertítulos em inglês traduzidos eletronicamente em português
DIVINE
de Max Ophüls
com Simone Berriau, George Rigaud, Gina Marès
França, 1935 – 82 min / legendado eletronicamente em português

Um filme sobre o “carácter sagrado do pão”, segundo as palavras do próprio Murnau, que acrescenta, “sobre a alienação da metrópole moderna e a sua ignorância das fontes substanciais da natureza”. CITY GIRL foi muito alterado pelos produtores, mas ainda assim é um dos pontos altos do realizador de AURORA. Com um argumento de Colette, DIVINE é um dos filmes mais recordados (e menos vistos) da fase francesa de Max Ophüls, uma obra que antecipa, de certa forma, o interesse pelo mundo do espetáculo, já exposto em LOLA MONTÈS, o seu filme final, e pela vida de uma mulher que se vê, na imagem que projeta dela, como um objeto de desejo onde ficção e a realidade se encontram (e chocam) no palco onde trabalha.
 
07/10/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Festa do Cinema Francês | Jean-Pierre Melville, O Samurai

Em colaboração com o Institut Français du Portugal
Conferência sobre a Obra de Melville por Laurent Grousset
Presidente e membro fundador da Fundação Jean-Pierre Melville, o produtor, realizador e escritor Laurent Grousset vem a Lisboa apresentar a retrospetiva integral e a obra do cineasta francês “de nome de código Melville” no mês e no ano do centenário do seu nascimento. A conferência é falada em francês sem tradução simultânea. Entrada livre mediante levantamento de ingressos na bilheteira.
 
07/10/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Francês | Jean-Pierre Melville, O Samurai

Em colaboração com o Institut Français du Portugal
Le Silence de la Mer
de Jean-Pierre Melville
com Howard Vernon, Jean-Marie Robain, Nicole Stéphane
França, 1947 - 86 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão apresentada por Laurent Grousset
Na sua primeira longa-metragem, Jean-Pierre Melville, que se notabilizaria pelos singulares policiais que filmou com Alain Delon, adaptou um clássico da literatura sobre a Resistência: durante a ocupação de França, um oficial alemão instala-se em casa de um homem, que vive com a sobrinha. Os dois franceses recusam dirigir-lhe a palavra. Um filme “de câmara” de pendor claustrofóbico. O peculiar método de rodagem, produção e pós-produção de LE SILENCE DE LA MER – filmado em 27 dias ao longo de um ano – viria a ser reconhecido como uma influência importante da Nouvelle Vague. A apresentar em cópia digital.