27/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa | Uma Outra América: O Singular Cinema do Quebeque

Em colaboração com o Doclisboa, com o apoio do Office National du Film du Canada / National Film Board of Canada e da Cinémathèque Québécoise
Chants et Danses du Monde Inanimé - Le Metro | Rip in Pieces America | Voyage en Amérique avec un Cheval Emprunté
duração total da projeção: 94 min | M/12
Where is America? / Onde está a America?
CHANTS ET DANSES DU MONDE INANIMÉ - LE METRO
de Pierre Hébert
Canadá, 1985 – 14 min / legendado eletronicamente em português
RIP IN PIECES AMERICA
de Dominique Gagnon
Canadá, 2009 - 22 min / legendado eletronicamente em português
VOYAGE EN AMÉRIQUE AVEC UN CHEVAL EMPRUNTÉ
de Jean Chabot
Canadá, 1987 – 58 min / legendado eletronicamente em português

A ideia de “América”: é possível uma identidade? Qual o lugar do mito, da violência, da história colonial? De que modo a história se lê no território e nos comportamentos? Precedido de mais uma animação de Hébert, o filme de Chabot constrói-se como um road movie: do Quebeque aos EUA, onde está a América? O que é, como reconhecer? Encontrando diferentes situações, pessoas e lugares, Chabot desenvolve uma meditação acerca da história e do futuro, no momento em que vai ser pai - a América é uma herança? A certa altura “Amérique” soa a “Amérisque”. Segunda exibição em novembro.
 
27/10/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa | Uma Outra América: O Singular Cinema do Quebeque

Em colaboração com o Doclisboa, com o apoio do Office National du Film du Canada / National Film Board of Canada e da Cinémathèque Québécoise
Trop c’est Assez
de Richard Brouillette
Canadá, 1995 - 111 min
legendado em português e inglês | M/12
Stories of Films / Histórias dos Filmes

Sessão apresentada por Richard Brouillette
TROP C’EST ASSEZ dá a palavra ao cineasta Gilles Groulx (1931-1994), chamado de “lince inquieto”, que foi um dos cineastas mais marcantes e originais do Quebeque. Em 1981 um acidente de automóvel provoca um traumatismo craniano que o isola inexoravelmente dos seus companheiros. Groulx cai rapidamente no esquecimento. De 1989 a 1994, Richard Brouillette encontrou-se regularmente com Groulx, fixando em pelicula as reflexões do cineasta sobre a sua vida e obra. As imagens sóbrias que resultaram desses encontros partilham o ecrã com as obras cinematográficas e pictóricas de Groulx, bem como com outras imagens de arquivos.
 
27/10/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa | Uma Outra América: O Singular Cinema do Quebeque

Em colaboração com o Doclisboa, com o apoio do Office National du Film du Canada / National Film Board of Canada e da Cinémathèque Québécoise
Le Temps des Bouffons | Yes, Sir! Madame...
duração total da projeção: 90 min | M/12
“Here is a Fucking Canadian Film” / “Aqui está a Porra de um Filme Canadiano”

Com a presença de Robert Morin
LE TEMPS DES BOUFFONS
de Pierre Falardeau
Canadá, 1985 – 15 min / legendado em português e inglês
YES, SIR! MADAME...
de Robert Morin
Canadá, 1994 – 75 min / legendado eletronicamente em português

Dois autores de grande acutilância política e estética. LE TEMPS DES BOUFFONS regista e denuncia de forma polémica, com câmara escondida, um aniversário do Beaver Club em Montréal - homens e mulheres ricos celebram, muitos em traje pseudo-colonial, o seu domínio financeiro e político sobre a sociedade. YES, SIR!... é um filme irónico e comovente, que toma a questão bilingue como drama central do protagonista de um falso documentário. O que será um verdadeiro filme canadiano? Levado ao absurdo, o filme deriva numa balada esquizofrénica que ilustra a relação entre linguagem e poder.
 
27/10/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dia Mundial do Património Audiovisual – Homenagem a Jerry Lewis
The Family Jewels
Jerry e os Seis Tios
de Jerry Lewis
com Jerry Lewis, Donna Butterworth, Sebastian Cabot, Robert Strauss
Estados Unidos, 1965 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O fio narrativo deste filme declinado nas sete variações das personagens de “Jerry” e dos “tios” referidos no título português, é o de uma criança, filha de um milionário recentemente falecido, obrigada a escolher um tutor entre os seis tios que lhe restam. Jerry "desafia" Alec Guinness em KIND HEARTS AND CORONETS, assumindo o papel de todos os tios, numa série de desdobramentos reconhecíveis da sua persona pública, incluindo uma das faces de THE NUTTY PROFESSOR. Dos mesmos anos sessenta da estreia na realização com THE BELLBOY, THE FAMILY JEWELS é um dos Jerry Lewis insuficientemente vistos.