CICLO
Programa CINED


A Cinemateca junta-se à Associação Os Filhos de Lumière na organização de um encontro de lançamento da nova fase do programa CinEd, que celebra a entrada no seu terceiro ano. O programa CinEd é um projeto de cooperação europeia coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa, através do seu programa internacional “Cinéma Cent Ans de Jeunesse”, e o apoio financeiro da Europa Criativa via programa MEDIA. Abrangendo oito países, é dinamizado em Portugal por Os Filhos de Lumière – Associação Cultural. Um programa que é simultaneamente uma coleção (uma escolha e programação comum de filmes dos vários países), um exercício de pedagogia e o início de uma aventura, que tem contado com a colaboração da Cinemateca desde o início.
 
09/10/2017, 09h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Programa CINED

Encontro CINED – Crescer com o Cinema Europeu
 
13/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Programa CINED

Pierrot le Fou
Pedro, O Louco
de Jean-Luc Godard
França, Itália , 1965 - 109 min
 
09/10/2017, 09h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Programa CINED

Em colaboração com Os Filhos de Lumière Associação Cultural
Encontro CINED – Crescer com o Cinema Europeu
Encontro dos participantes dos oito países envolvidos neste programa (Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária, Finlândia e República Checa), numa sessão aberta a todos aqueles que se interessam por esta atividade que visa o pensar o cinema na sua relação com o meio escolar, mas também fora da escola, ligando associações e instituições culturais e educativas, escolas superiores de educação e universidades, cineastas e profissionais de cinema. Uma ocasião para refletir sobre os dois primeiros anos de existência deste programa inédito que envolve projeção de filmes, a palavra de professores, realizadores, críticos e responsáveis de cinematecas vindos de diferentes países participantes.
 
13/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Programa CINED

Em colaboração com Os Filhos de Lumière Associação Cultural
Pierrot le Fou
Pedro, O Louco
de Jean-Luc Godard
com Jean-Paul Belmondo, Anna Karina, Samuel Fuller
França, Itália , 1965 - 109 min
legendado em português | M/12
Ainda no âmbito da Festa do Cinema Francês é apresentado PIERROT LE FOU, enquadrado no CinEd – Programa Europeu de Cinema para Jovens, que durante este mês, também na Cinemateca, é objeto de um encontro de lançamento da sua nova fase (ver entrada respetiva).
Emblema dos anos sessenta, emblema do cinema moderno, PIERROT LE FOU adquiriu há muito tempo o estatuto de clássico. O mais famoso filme de Godard, de “uma beleza sublime” no dizer de Louis Aragon, continua a entusiasmar as novas gerações que o descobrem. Pierrot e Marianne, deixam subitamente Paris e saem pelas estradas de França, “vivendo perigosamente até ao fim”. Amam-se e matam(-se), mas principalmente recusam a civilização tal como o pequeno-burguês a concebe, vivendo o instante e o dia a dia. A fotografia a cores de Raoul Coutard é um verdadeiro compêndio de muitas tendências estéticas dos anos sessenta. E é aqui que Godard filma Fuller a afirmar que “o cinema é como um campo de batalha. Amor. Ódio. Ação. Violência. Morte. Numa palavra: emoção”.