20/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1917 no Ecrã I
British Agent
de Michael Curtiz
com Leslie Howard, Kay Francis, Cesar Romero
Estados Unidos, 1934 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Baseado num romance autobiográfico, este filme, contrariamente a outras produções americanas sobre a revolução de 1917, não transforma os acontecimentos em simples plano de fundo. Estamos em 1917 e tanto a Primeira Guerra Mundial como a revolução bolchevista estão no auge. Um agente dos serviços secretos britânicos tem a missão de impedir que Lenine assine um acordo de paz separado com a Alemanha, o que prejudicaria os interesses britânicos. O homem entra em contacto com uma agente secreta bolchevista e, como é inevitável, os dois terão uma ligação romântica, enquanto lutam por forças políticas opostas. Curtiz encena as cenas de violência revolucionária com a sua habitual eficácia e o filme tem o ritmo rápido que carateriza as produções da Warner. BRITISH AGENT nunca teve estreia comercial em Portugal e é apresentado pela primeira vez na Cinemateca.
 
20/09/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Luis Miguel Cintra: O Cinema

Retrospetiva
Transatlantique
de Christine Laurent
com Laurence Côte, Joaquin Olarreaga, Héctor Spinelli, Monique Melinand, Luis Miguel Cintra
França, Portugal, Uruguai, 1996 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com argumento dela própria, Philippe Arnaud e André Téchiné, o romanesco filme de Christine Laurent é uma história de Montevideu, Uruguai, onde uma cantora, Laura, experimenta a atração da cidade, e de um continente que desconhece, enquanto procura o homem que ama. A protagonista é Laurence Côte, cúmplice de Laurent dos filmes de Rivette (LA BANDE DES QUATRE, HAUT BAS FRAGILE), o realizador com quem Laurent trabalhou recorrentemente como argumentista. “Em TRANSATLANTIQUE quis dar-lhe [a Laurence Côte] a possibilidade de representar uma personagem muito diferente dos seus papeis habituais (…), um papel onde a maturidade fosse progressivamente visível no seu rosto” (Christine Laurent). Luis Miguel Cintra fora já dirigido por Christine Laurent em VERTIGES (1985) e os dois começaram a trabalhar juntos em teatro, na Cornucópia, em meados dos anos noventa, quando a realizadora aí dirigiu o primeiro dos seus espetáculos como encenadora.
 
20/09/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
1917 no Ecrã I
Arsenal
de Aleksandr Dovjenko
com Semen Svasenko, D. Erdman, Sergei Petrov
URSS, 1929 - 90 min
mudo, intertítulos em russo legendados eletronicamente em português | M/12
Um dos clássicos do cinema soviético mudo, que Dovjenko realizou entre ZVENIGORA e A TERRA. Como é frequente no cinema de Dovjenko, a ação não é totalmente linear – progride através de momentos fortes. Estamos na Primeira Guerra Mundial, no momento em que começa a revolução bolchevique. Um operário de regresso da frente de guerra denuncia a política do governo e uma fábrica torna-se o centro revolucionário dos operários de Kiev. O filme é pontuado por diversas cenas célebres e marcantes: um comboio que descarrila, uma família de burgueses amedrontada no seu apartamento, o massacre dos grevistas pelos Brancos e sobretudo a prosopopeia final: fuzilado, o herói não cai morto e continua a desafiar os inimigos.
 
20/09/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema e a Cidade I
En Construccion
de José Luis Guerín
Espanha, 2000 - 125 min
legendado eletronicamente em português | M/12
É dos mais conhecidos filmes de Guerín, rodado em Barcelona, a sua cidade de origem, ao longo de três anos. Guerín filmou a demolição de uma zona determinada do Barrio Chino, um bairro operário em desagregação, e a construção de um moderno complexo residencial para a nova classe média catalã, exemplo típico da gentrificação de uma cidade europeia. Entre o bairro que se extingue e o surgimento do novo espaço urbano, o passado reafirma incessantemente a sua presença, seja na descoberta de um antigo cemitério romano debaixo das fundações do novo edifício, seja na sabedoria popular sentida nas conversas entre vizinhos. O que é contar pouco sobre o belíssimo filme que é EN CONSTRUCCION.
 
20/09/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Noite Escura
de João Canijo
com Beatriz Batarda, Cleia Almeida, Fernando Luís, Rita Blanco, Anabela Moreira
Portugal, 2004 - 94 min
legendado em inglês | M/16
NOITE ESCURA é um dos filmes mais emblemáticos de todo o trabalho de João Canijo: obras realistas, escritas em colaboração com os seus atores, e cujo tom da direção nunca recusa um retrato cru, duro e honesto da vida portuguesa mais profunda (e, por vezes, desconhecida). Aqui, a sua família de atores junta-se para recriar uma tragédia (inspirada em Eurípides), vivida num bar de alterne, à beira da estrada, que divide a família das personagens que trabalham nele.