13/09/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
1917 no Ecrã I
Chapaiev
de Sergei Vassiliev, Guiorgi Vassiliev
com Boris Babotchkine, Boris Blinov, Varvara Missinkova
URSS, 1934 - 94 min
legendado em português | M/12
Clássico do cinema soviético, correalizado por dois cineastas homónimos, CHAPAIEV evoca a vida de uma personagem real, um camponês analfabeto que comandou uma divisão do Exército Vermelho durante a Primeira Guerra Mundial e a Guerra Civil. Tudo gira à volta da personagem titular, um chefe excecional, cuja inteligência e energia mobilizam as massas. Realizado pouco antes do início do terror de Estado estalinista e recebido com entusiasmo na União Soviética, foi considerado por Sergei Eisenstein como o modelo do “terceiro período” do cinema soviético, depois dos filmes de massas do primeiro período e as histórias de indivíduos do segundo período. Em CHAPAIEV, o indivíduo, a personagem titular, representa e encarna as massas proletárias – é ele mesmo e é todos os outros.
 
13/09/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Lifted | Presto | Partly Cloudly | Day & Night | Hawaiian Vacation | La Luna | Small Fry | Party Center
duração total da projeção: 47 min |M/6
LIFTED
Rapinado
de Gary Rydstrom
Estados Unidos, 2006 – 5 min / legendado em português
PRESTO
Presto Digiotagione e o seu Chapéu  Mágico
de Doug Sweetland
Estados Unidos, 2008 – 5 min / legendado em português
PARTLY CLOUDLY
Parcialmente Nublado
de Peter Sohn
Estados Unidos, 2009 – 6 min / legendado em português
DAY & NIGHT
Dia & Noite
de Teddy Newton
Estados Unidos, 2010 – 6 min / legendado em português
HAWAIIAN VACATION
Férias Hawaianas
de Gary Rydstrom
Estados Unidos, 2011 – 6 min / legendado em português
LA LUNA
La Luna
de Enrico Casarosa
Estados Unidos, 2011 – 7 min / sem diálogos
SMALL FRY
O Pequeno Buzz
de Angus MacLane
Estados Unidos, 2011 – 7 min / legendado em português
PARTY CENTER
Festódromo
de Kelsey Mann
Estados Unidos, 2014 – 5 min / legendado em português

Quem não perde uma longa-metragem de animação da Pixar, a companhia que começou como uma subsidiária da Lucasfilm, foi adquirida por Steve Jobs e mais tarde, já sob a direção de John Lasseter, seria integrada no grupo Disney, sabe que não pode chegar atrasado à sessão. É que, a partir de certa altura, as produções de fundo da companhia passaram a ser antecedidas por uma curta-metragem de animação. O alinhamento da sessão propõe oito desses títulos, sendo que os dois últimos acompanharam de facto longas-metragens de outra “marca” que pertence agora à Disney, os lendários Marretas. Cinco destes títulos foram nomeados para o Óscar de Melhor Curta de Animação. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
13/09/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Luis Miguel Cintra: O Cinema

Retrospetiva
Aqui na Terra
de João Botelho
com Luis Miguel Cintra, Pedro Hestnes, Isabel de Castro, Jessica Weiss, Rita Dias
Portugal, 1993 - 115 min | M/12
Duas histórias que se passam “aqui na Terra”, se bem que em lugares opostos. Uma história urbana, sobre um economista que depois da morte do pai entra “num labirinto de medos, barulhos e solidão absoluta” até encontrar “uma luz – a Luz que o faz vacilar e cair numa vertigem irremediável”. E uma história rural, algures em terras altas, onde dois jovens vivem um crime e a sua expiação. Luis Miguel Cintra é o protagonista da primeira delas, no filme do seu encontro com João Botelho. Cabe-lhe o papel do Miguel economista lisboeta de sucesso em momento depressivo com manifestações físicas alucinatórias.
 
13/09/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema e a Cidade I
Brasília, Contradições de uma Cidade Nova | A Cidade é uma Só? | Vacancy
duração total da projeção: 117 min | M/12
BRASÍLIA, CONTRADIÇÕES DE UMA CIDADE NOVA
de Joaquim Pedro de Andrade
Brasil, 1967 – 23 min | M/12
A CIDADE É UMA SÓ?
de Adirley Queirós
Brasil, 2011 – 80 min
VACANCY
de Matthias Müller
Alemanha, 1998 – 14 min

Realizado sete anos depois da inauguração da nova capital brasileira, BRASÍLIA, CONTRADIÇÕES DE UMA CIDADE NOVA fala de uma cidade construída sobre a ilusão de que a arquitetura e o urbanismo podem resolver os problemas sociais. Adirley Queirós tem dedicado vários filmes a Brasília e às suas cidades-satélite e em A CIDADE É UMA SÓ? convoca a evolução da região nos últimos 50 anos através de cinco personagens que se somam à própria cidade. VACANCY: Brasília, a "cidade da esperança". "A derradeira utopia do século XX" (Umberto Eco) está a ser hoje conservada como uma herança cultural. Um sítio com a idade do realizador. Segmentos de filmes amadores e de longa-metragem filmados no local, nos anos sessenta, são inseridos no filme de 1998 de Matthias Müller. A cidade utópica representada em "Vacancy" é um lugar abandonado pelos seus habitantes, um museu mantido vivo apenas pelo seu pessoal. A CIDADE É UMA SÓ? é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
13/09/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
O Fio do Horizonte
de Fernando Lopes
com Claude Brasseur, Andrea Ferreol, Ana Padrão
Portugal, França, 1993 - 91 min
legendado em inglês | M/12
Nesta adaptação do romance de Antonio Tabucchi, Fernando Lopes revela-nos uma Lisboa escura e melancólica, à margem dos clichés e inspirada em Cesário Verde. Entre o thriller e o fantástico, O FIO DO HORIZONTE mostra-nos um homem confrontado com a imagem da sua própria morte. “Encontramos uma Lisboa (…) ambiguamente realista. ‘Realista’, porque todos estes lugares são reconhecíveis (…) mas ambígua porque esta Lisboa, raramente ou nunca filmada ‘em plano geral’, surge cerrada, misteriosa, (…) Uma Lisboa, enfim, filmada como inesgotável fonte de narrativas” (Luís Miguel Oliveira). Foi a segunda colaboração entre Lopes e António da Cunha Telles, produtor de BELARMINO (1964).