CICLO
História Permanente do Cinema Português


Em julho concentramo-nos em dois realizadores do cinema português contemporâneo, Joaquim Leitão e Bruno de Almeida, apresentando duas longas-metragens antes não exibidas nestas salsas, e, num dos casos (Bruno de A.), revisitando também a curta que deu a conhecer o seu autor.
 
10/07/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo História Permanente do Cinema Português

The Debt / A Dívida | Operação Outono
duração total da projeção: 102 min | M/12
 
14/07/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo História Permanente do Cinema Português

Tentação
de Joaquim Leitão
Portugal, Brasil, 1997 - 113 min | M/16
 
10/07/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
The Debt / A Dívida | Operação Outono
duração total da projeção: 102 min | M/12
Com a presença de Bruno de Almeida
THE DEBT / A DÍVIDA
de Bruno de Almeida
com Scott Renderer, Kristen Johnston, Paul Lazar
Estados Unidos, Portugal, 1992 – 12 min / legendado em português
OPERAÇÃO OUTONO
de Bruno de Almeida
com John Ventimiglia, Nuno Lopes, Marcello Urgeghe, Carlos Santos,
Portugal, 2012 – 90 min
 
Há 25 anos, um “pequeno” filme independente realizado em Nova Iorque por um jovem realizador português (que ali se fixara aos 20 anos de idade e que ali iniciara atividade de cinema, depois de intensa atividade musical) saltava diretamente para a Semana da Crítica de Cannes onde viria a ganhar o prémio de melhor curta-metragem – um prémio que foi depois seguido por uma lista impressionante de outros, em muitas dezenas de festivais, e ainda por uma significativa carreira comercial. A DÍVIDA - cuja sinopse de lançamento dizia ser “um sorriso mórbido para os anos 90” - é uma brilhante e concentrada comédia “noir”, em que o título se refere mesmo à “dívida nacional americana”, cujo crescimento era então visível em tempo real num relógio instalado a um quarteirão de distância de Times Square… Da primeira passamos então à última longa-metragem de ficção do autor estreada até hoje, que, usando como título o nome de código da missão que levaria ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE em 1965, e baseando-se na biografia escrita por Frederico Delgado Rosa, neto do general, visa, além de desmontar a operação, evocar os fantasmas e o jogo político que o mesmo suscitou nas décadas seguintes, incluindo por ocasião do julgamento em 1981. Mais do que um retrato de Delgado, o que está no centro do filme é assim um retrato de um país, e uma interrogação sobre ele (e o seu sistema de justiça) que não se esgota na própria sordidez anacrónica da ditadura. OPERAÇÃO OUTONO é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
14/07/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
Tentação
de Joaquim Leitão
com Joaquim de Almeida, Cristina Câmara, Diogo Infante, Ana Bustorff
Portugal, Brasil, 1997 - 113 min | M/16
Com a presença de Joaquim Leitão
Partindo de elementos narrativos extremados e pensados ao mesmo tempo como locais e universais – a tríade formada pela região nortenha, um padre por vocação e uma ex-presidiária toxicodependente – este foi um dos filmes que, por estratégia mas também por contexto mediático, teve, à época, uma leitura crítica muito centrada no próprio tema do sucesso público (de novo, Joaquim Leitão atingia recordes de bilheteira), até pelo facto da análise de muitos dos seus elementos constitutivos ter sido frequentemente levada a cabo a partir da maior ou menor coerência com isso. Duas décadas passadas, Joaquim Leitão, o autor de DUMA VEZ POR TODAS e um dos nomes fortes da geração de realizadores iniciados na década de oitenta, mais do que justifica que não nos fiquemos por essa única memória, e que olhemos, com atenção e agora com outra distância, para o que ficou inscrito nesta obra e no seu jogo de sedução e secura. Primeira exibição na Cinemateca.