17/07/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
La Captive
A Cativa
de Chantal Akerman
com Stanislas Merhar, Sylvie Testud, Aurore Clément
França, Bélgica, 2000 - 107 min
legendado em português | M/12
LA CAPTIVE adapta “A Prisioneira” de Proust (Em Busca do Tempo Perdido), com argumento da realizadora e de Eric de Kuyper, e ação transposta para a atualidade. As qualidades “fantasmáticas” da narrativa de Proust são salientadas pela sua articulação com um universo com o seu quê de hitchcockiano (o mundo de VERTIGO paira por aqui). 
 
17/07/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Silvestre
de João César Monteiro
com Luis Miguel Cintra, Maria de Medeiros, Teresa Madruga
Portugal, 1981 - 110 min
legendado em inglês | M/12
SILVESTRE é um clássico do cinema português moderno e um dos mais belos filmes do seu realizador, um repositório de lendas e contos tradicionais que juntou para sempre, no cinema português, um olhar sobre a sua história a partir de personagens reais e do seu imaginário. Nos séculos XV e XVI, Dom Raimundo combina o casamento de uma das suas duas filhas com um vizinho rico e jovem. Quando do banquete nupcial, ocorrem insólitos acontecimentos que envolvem um peregrino a Santiago e um cavaleiro. Maria de Medeiros tem o seu primeiro papel em cinema.
 
17/07/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
La Fille de Nulle Part
A Rapariga de Parte Nenhuma
de Jean-Claude Brisseau
com Jean-Claude Brisseau, Virginie Legeay, Claude Morel, Lise Bellynck
França, 2012 - 91 min
legendado em português | M/12
,– / É a mais recente longa-metragem de um dos mais singulares cineastas franceses da atualidade. Jean-Claude Brisseau, de quem a trilogia LES CHOSES SECRÉTES, LES ANGES EXTERMINATEURS e À L’AVENTURE (2002/06/08) deram especialmente que falar, associando o seu trabalho ao tema do desejo feminino. LA FILLE DE NULLE PART esclarece a perspetiva redutora do cinema de Brisseau a esta associação, compondo-se como um filme cuja delicadeza segue a par da concentração de meios. Praticamente filmado no cenário único do apartamento parisiense do próprio Brisseau, é um filme de poucos atores e onde os atores assumem também os principais papéis da equipa técnica, começando pelo realizador. É a ele que a chegada da “rapariga de parte nenhuma” desperta os fantasmas, que numa das cenas se tornam visíveis sob a forma de uma mulher de silhueta alongada envolta num manto.
 
17/07/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
Pandora and the Flying Dutchman
Pandora
de Albert Lewin
com Ava Gardner, James Mason, Nigel Patrick, Marius Goring
Reino Unido, 1951 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Albert Lewin, que teve importantes funções de produtor na MGM, fez incursões extremamente audazes no domínio da realização. PANDORA é a mais célebre e ambiciosa. Carregado de referências culturais e ostensivamente requintado, o filme retoma a lenda do Holandês Voador, o marinheiro condenado a errar eternamente pelo mundo, a menos que uma mulher se apaixone por ele. O seu navio chega a um porto espanhol, nos anos trinta, onde vive uma mulher fatal que faz com que os homens matem e se matem por ela. Ava Gardner talvez nunca tenha sido tão bela à luz do technicolor deste filme. A apresentar em cópia digital.