CICLO
Fantasmas ao Nosso Encontro


A palavra – fantasma – vem do grego phántasma, pelo latim phantasma, para referir espectro ou alma do outro mundo; quimera; visão que amedronta. Além de definir alguém macilento e abatido, de se associar ao sonho e à imaginação exaltada, adjetivar aquilo que não pertence ao mundo real, aplicável, por exemplo, a navios. Já fantasmagoria “é a arte de fazer aparecer fantasmas ou figuras luminosas no escuro”, associando-se a origem do termo à tecnologia dos espetáculos de lanterna mágica de finais do século XVIII, início do século XIX. Foi antes que os fantasmas viessem ao nosso encontro numa projeção de cinema em sala escura – na expressão do mais citado dos intertítulos (apócrifos) de Murnau, NOSFERATU (1922), “Quando chegou ao outro lado da ponte, os fantasmas vieram ao seu encontro.” Na linhagem dos espetáculos ilusionistas de espectros, da câmara escura e da projeção de luz através de vidros e de lentes, o cinema convoca-os sempre. Figurando-os, representando-os, sugerindo-os.
Este programa de 37 títulos, 37 filmes que atravessam a História do cinema dos primórdios à contemporaneidade – o filme cronologicamente mais recuado é um Méliès, LE MANOIR DU DIABLE, de 1897; o mais recente, um Kiyoshi Kurosawa de 2015, RUMO À OUTRA MARGEM –, propõe o encontro com três estirpes de fantasmas: a da sua conotação romântica, devedora da tradição literária (a de THE GHOST AND MRS. MUIR); a da relação com o terror fantástico (a de THE FOG); a que mostra assombrações mentais, subjetivas, obsessivas (a de SECRET BEYOND THE DOOR, a de VERTIGO). O programa, de que são exemplo os casos citados, mas que integra variações múltiplas, faz-se de convívio, também de géneros, de registos, de correntes, de transbordamentos. Não se circunscreve pois ao drama e ao melodrama, ao fantástico e ao terror, e implica a comédia (THE GHOST GOES WEST, BLITHE SPIRIT, SYLVIE ET LE FÂNTOME). Revisita o terror italiano (LA MASCHERA DEL DEMONIO); a tradição britânica do terror gótico (DEAD OF NIGHT) e a sua face americana por Corman (THE TOMB OF LIGEIA) ou pelo mais secreto Herk Harvey (CARNIVAL OF SOULS); e a “tradição fantasmática” do cinema japonês: além do mencionado Kurosawa contemporâneo, está programado o clássico de Mizoguchi OS CONTOS DA LUA VAGA, e um título famoso do cinema japonês, “A HISTÓRIA DO FANTASMA DE YOTSUYA”, de Nobuo Nakagawa (1959), também ele um clássico, inédito na Cinemateca.
Cinematograficamente fantasmáticos são também a recorrência onírica e o motivo pictórico (THE PAINTED LADY, PORTRAIT OF JENNIE), a inspiração literária em Poe (que Griffith adapta logo em 1914, THE AVENGING CONSCIENCE) e em Wilde (THE PICTURE OF DORIAN GRAY, o célebre Lewin, também célebre por PANDORA AND THE FLYING DUTCHMAN). O lirismo espectral, marca do cinema de Garrel, passa por ELLE A PASSÉ TANT D’HEURES SOUS LES SUNLIGHTS; a reflexividade especular que interroga o próprio cinema está em Duras, SON NOM DE VENISE DANS CALCUTTA DÉSERT, mas também, num dos títulos Biograph a apresentar, THE GHOST TRAIN (1903). O programa, que as notas seguintes apresentam em pormenor, decorre também ao ar livre, como parte da temporada “Cinema na Esplanada” na Cinemateca. Três das sessões “na sala” têm acompanhamento ao piano: a que reúne os dois títulos de Griffith dos anos dez a apresentar em cópias do MoMA (THE PAINTED LADY e THE AVENGING CONSCIENCE), a de KÖRKARLEN, de Sjöström, e a de PHANTOM, de Murnau, dois títulos fundamentais dos anos vinte.
 
03/07/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Fantasmas ao Nosso Encontro

Blithe Spirit
Uma Mulher do Outro Mundo
de David Lean
Reino Unido, 1945 - 96 min
03/07/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Fantasmas ao Nosso Encontro

The Picture of Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray
de Albert Lewin
Estados Unidos, 1945 - 110 min
04/07/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Fantasmas ao Nosso Encontro

The Ghost and Mrs. Muir
O Fantasma Apaixonado
de Joseph L. Mankiewicz
Estados Unidos, 1947 - 104 min
05/07/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Fantasmas ao Nosso Encontro

The Picture of Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray
de Albert Lewin
Estados Unidos, 1945 - 110 min
 
05/07/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Fantasmas ao Nosso Encontro

Körkarlen
O Carro Fantasma
de Victor Sjöström
Suécia, 1921 - 104 min
 
03/07/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
Blithe Spirit
Uma Mulher do Outro Mundo
de David Lean
com Rex Harrison, Kay Hammond, Constance Cummings, Margaret Rutheford
Reino Unido, 1945 - 96 min
legendado em espanhol | M/12
O terceiro filme de David Lean, ainda em colaboração com Noel Coward (argumentista e autor da peça adaptada, que foi um sucesso histórico no palco), é um dos seus melhores trabalhos, contando, em technicolor, as peripécias de um viúvo que regressa a casa em segundas núpcias e começa a ter a visita do fantasma da primeira mulher. De fato verde e unhas encarnadas, a primeira mulher é um fantasma “sexy” suficientemente assustador para espicaçar o fantasma do ciúme que assombra a segunda mulher. As elipses da intriga e os “oh’s” dos diálogos favorecem a comédia e o filme, uma surpresa a não descartar também na “filmografia espectral” dos anos quarenta.
 
03/07/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
The Picture of Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray
de Albert Lewin
com Hurd Hatfield, George Sanders, Angela Lansbury
Estados Unidos, 1945 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A mais famosa adaptação da história de Oscar Wilde, realizada por esse singularíssimo cineasta que foi Albert Lewin. Hurd Hatfield compõe um soberbo Dorian Gray, e George Sanders, no máximo da sua cínica elegância, interpreta Lorde Henry. O “retrato” propriamente dito abre o filme e volta, “metamorfoseado” e a cores, para o fechar, numa visão de puro horror. “Este DORIAN GRAY é um dos banquetes mais singulares que Hollywood (através da MGM) se ofereceu a si própria, algures entre a mistificação e a mitificação” (João Bénard da Costa).
 
04/07/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
The Ghost and Mrs. Muir
O Fantasma Apaixonado
de Joseph L. Mankiewicz
com Gene Tierney, Rex Harrison, George Sanders, Anna Lee, Natalie Wood
Estados Unidos, 1947 - 104 min
legendado em português | M/12
Há quem o considere o mais belo filme do mundo. THE GHOST AND MRS. MUIR conta a mais estranha história de amor, a que une uma jovem viúva ao fantasma de um capitão da marinha, antigo proprietário da mansão que ela vai habitar com a filha pequena e a criada junto ao mar. A esse amor, permanecerá radiantemente fiel durante toda a vida terrena prolongando-o pela eternidade. Um par de eleição, Tierney e Harrison (com George Sanders no papel do noivo preterido e Natalie Wood, no da filha), num filme em estado de graça.
 
05/07/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
The Picture of Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray
de Albert Lewin
com Hurd Hatfield, George Sanders, Angela Lansbury
Estados Unidos, 1945 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A mais famosa adaptação da história de Oscar Wilde, realizada por esse singularíssimo cineasta que foi Albert Lewin. Hurd Hatfield compõe um soberbo Dorian Gray, e George Sanders, no máximo da sua cínica elegância, interpreta Lorde Henry. O “retrato” propriamente dito abre o filme e volta, “metamorfoseado” e a cores, para o fechar, numa visão de puro horror. “Este DORIAN GRAY é um dos banquetes mais singulares que Hollywood (através da MGM) se ofereceu a si própria, algures entre a mistificação e a mitificação” (João Bénard da Costa).
 
05/07/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Fantasmas ao Nosso Encontro
Körkarlen
O Carro Fantasma
de Victor Sjöström
com Victor Sjöström, Hilda Borgström, Tore Svennberg, Astrid Holm
Suécia, 1921 - 104 min
mudo, intertítulos em sueco legendados eletronicamente em português | M/12
Com acompanhamento ao piano por Daniel Schvetz
Adaptação do famoso romance homónimo de Selma Lagerloff (1912), KÖRKARLEN é um dos filmes mais famosos de Victor Sjöström, incursão no fantástico sobre a lenda da “carroça da Morte” e do seu condutor: o ser que morre à última badalada da noite de São Silvestre. A obra-prima de Sjöström é um dos grandes clássicos do mudo e tem a marca dos seus efeitos especiais (as imagens em dupla exposição feita na câmara) e estrutura narrativa em “flashbacks”. É sabido que KÖRKARLEN é uma obra que influenciou Ingmar Bergman, que o faz ecoar em O SÉTIMO SELO, mas também em MORANGOS SILVESTRES, onde filma Sjöström.