26/06/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
The Heartbreak Kids: Warren Beatty & Elaine May
The Birdcage
Casa de Doidas
de Mike Nichols
com Robin Williams, Nathan Lane, Gene Hackman, Dianne Wiest, Dan Futterman, Calista Flockhart, Hank Azaria
Estados Unidos, 1996 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Depois do desastre comercial de ISHTAR, Elaine May seria definitivamente afastada dos lugares de realização na indústria do cinema, continuando um trabalho, nos bastidores, como argumentista e “script doctor" de vários sucessos populares. THE BIRDCAGE é um regresso às colaborações com a outra parte do seu celebradíssimo duo cómico: Mike Nichols. Adaptação da conhecida peça de Jean Poiret (La cage aux folles), o humor delirante e absurdo de May serviu na perfeição as interpretações dos seus atores (em especial o trio Robin Williams-Nathan Lane-Hank Azaria), sem esquecer o recorrente retrato da separação de classes e das diferenciações dos seus papéis sociais. Primeira exibição na Cinemateca.
 
26/06/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
Inês de Portugal
de José Carlos de Oliveira
com Cristina Homem de Mello, Heitor Lourenço, Carlos Cabral, Afonso Melo
Portugal, Espanha, França, 1997 - 90 min | M/12
Com a presença de José Carlos de Oliveira
Primeiro filme de longa-metragem de José Carlos de Oliveira - que se iniciou no cinema aos 22 anos nas Produções Francisco de Castro e que começou por dirigir ficção para a RTP na década de 90 – INÊS DE PORTUGAL começa por ser a afirmação de uma estratégia pessoal para, num contexto sempre difícil para tal, erguer um cinema com vocação de grande público e com produção consistente. Essa estratégia passa pelo investimento em múltiplas funções – além de realizador, José Carlos de Oliveira é o seu próprio produtor, diretor de fotografia e coargumentista – e passou ainda, particularmente em duas das suas “longas”, pela vontade expressa de agarrar grandes temas da memória coletiva portuguesa, histórica ou recente (aqui o mito de Pedro e Inês, depois, em PRETO E BRANCO, a guerra colonial). O modo como isto é conjugado é relativamente singular na produção portuguesa das últimas décadas – facto que levou Leitão Ramos a referir-se ao autor dizendo que “não pertence a nenhuma “família” do cinema português nem se parece importar com filiações”. Vinte anos depois da estreia, como poderemos vê-lo? Primeira exibição na Cinemateca.
 
26/06/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Português: Novos Olhares - IV
Paisagem | Os Girassóis Esperam por ti todos os Dias | Rastilho da Memória | Bétail | Gentes do Mar
duração total da projeção: 88 min | M/12
Com a presença de de Renata Sancho, Joana Sousa e Dânia Luca
PAISAGEM
de Renata Sancho
Portugal, 2002 – 18 min
OS GIRASSÓIS ESPERAM POR TI TODOS OS DIAS
de Renata Sancho
com Paula Garcia
Portugal, 2015 – 8 min
RASTILHO DA MEMÓRIA
de Renata Sancho
Portugal, 2015 – 5 min
BÉTAIL
de Joana Sousa
Portugal, 2013 – 25 min
GENTES DO MAR
de Dânia Lucas
Portugal, 2006 – 32 min

Em PAISAGEM, Renata Sancho faz uma incursão nas paisagens do romance Finisterra: Paisagem e Povoamento de Carlos de Oliveira, enquanto que, em OS GIRASSÓIS ESPERAM POR TI TODOS OS DIAS, Paula Garcia lê cartas encontradas num lote vago, antes de RASTILHO DA MEMÓRIA, da mesma realizadora, trazer-nos imagens que o fogo e o tempo tratam de arder. BÉTAIL, de Joana Sousa, é “um documentário experimental sobre o entrelaçamento de corpos e vidas numa exploração bovina”, enquanto que GENTES DO MAR, de Dânia Lucas, filma os homens que dependem dessas águas para sobreviverem.
 
26/06/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Ano de 1967 – Terras em Transe
Portrait of Jason
de Shirley Clarke
Estados Unidos, 1967 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos mais vibrantes exemplos do cinéma-vérité, PORTRAIT OF JASON é o retrato do “hustler” e “performer” Jason Holliday (Aaron Payne): o resultado de um encontro de 12 horas, num quarto do Chelsea Hotel (onde Jason vivia), em Nova Iorque, onde o próprio e a equipa de filmagem se debruçam sobre a sua vida, a sua persona, e a construção de uma personagem que, para além da sua imagem cinematográfica, vive como personagem social, sexual e racial. PORTRAIT OF JASON ficou, também, como um dos retratos mais pessoais sobre as margens de uma certa América.
 
26/06/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
The Heartbreak Kids: Warren Beatty & Elaine May
Bugsy
de Barry Levinson
com Warren Beatty, Annette Bening, Harvey Keitel, Ben Kingsley, Joe Mantegna
Estados Unidos, 1991 - 136 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Beatty encadeia o sucesso de DICK TRACY com BUGSY, outro filme sobre gangsters aclamado pela Academia (sobre o “carismático” Bugsy Siegel). Não é difícil entender a atração de Beatty pelo projeto: aqui, interpreta o papel de um mafioso poderoso que se deixou atrair pela indústria de Hollywood, pelos filmes, e pelo estado político do mundo (com envolvimento em “complots” para assassinar figuras do fascismo europeu); alguém creditado, também, como um dos maiores responsáveis pela criação de uma cidade no meio de um deserto (Las Vegas). Beatty sublinha, como sempre, as ligações entre sexo, política, e cinema, destacando-se, também, a presença de Annette Bening num dos seus primeiros papéis, uma paixão que terminou, na sua vida pessoal, com todas as outras. Primeira exibição na Cinemateca.