28/06/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
The Heartbreak Kids: Warren Beatty & Elaine May
Small Time Crooks
Vigaristas de Bairro
de Woody Allen
com Woody Allen, Tracey Ullman, Elaine May, Hugh Grant, Michael Rapaport, Jon Lovitz, Tony Darrow
Estados Unidos, 2000 - 94 min
legendado em português | M/12
Um dos filmes menos evocados de Woody Allen mas, ainda assim, uma das suas obras mais divertidas dos últimos anos. Allen faz o papel de um homem pacato de New Jersey que parece descobrir o caminho certo para assaltar um banco (pela cave da loja de bolachas da sua mulher, uma extraordinária Tracey Ullman). Elaine May, tão atrapalhada e trapalhona como sempre, é a sua péssima conselheira familiar, enquanto que todos os envolvidos sofrem de uma súbita mudança de estatuto social (e de números na conta bancária). Uma comédia de classes e de aparências que junta a melhor comédia de “one-liners” de Woody Allen ao desajustamento de May nas suas divertidas personagens.
 
28/06/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Filmes de Luís da Matta Almeida
duração total da projeção: 68 min | M12
A Obra de Luís da Matta Almeida

Com a presença de Luís da Matta Almeida
O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO
de Luís da Matta Almeida, Pedro Lino
Portugal, Reino Unido, 2010 – 11 min
O CÁGADO
de Luís da Matta Almeida, Pedro Lino
Portugal, Reino Unido, 2012 – 11 min
O GIGANTE
de Luís da Matta Almeida, Julio Vanzeler
Portugal, Reino Unido, Brasil, Espanha, 2012 – 11 min
RAQUEL SILVESTRE, A PASTORA
de Marina Palácio
Portugal, 2014 – 11 min
ODD IS AN EGG
de Kristin Ulseth
Noruega, Portugal, 2016 – 11 min
A MARAVILHOSA EXPEDIÇÃO ÀS ILHAS ENCANTADAS (um episódio)
de Luís da Matta Almeida
Portugal, 1992 – 5 min
BÊ-Á-BÁ (um episódio)
de Luís da Matta Almeida, Nélia Cruz
Portugal, 2007 – 3 min
SALTINHOS (um episódio)
de Luís da Matta Almeida, Pedro Lino
Portugal, Reino Unido, 2011 – 5 min

No percurso que esta rubrica da programação mensal da Cinemateca tem vindo a fazer pelo trabalho dos mais importantes e persistentes autores de cinema de animação em Portugal, não podia haver melhor ocasião para convidar Luís da Matta Almeida do que a comemoração dos 25 anos de carreira deste realizador e produtor de importância capital para o desenvolvimento e a credibilidade, nacional e internacional, da nossa produção neste setor. Formado em Cinema e Televisão, Audiovisual e Multimédia, começou a trabalhar em animação em 1987, assinou o seu primeiro trabalho em 1992 e fundou a Zeppelin Filmes em 1997. Membro da European Cartoon Board, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Animação e Presidente da Casa da Animação, já realizou, produziu e distribuiu filmes e séries de televisão que conquistaram mais de uma centena de prémios e menções nacionais e internacionais, com destaque para o Cartoon d’Or, que premeia a melhor animação europeia do ano, conquistado em 2000 por A SUSPEITA (o filme de José Miguel Ribeiro que Luís da Matta Almeida produziu). O título mais recente do programa que vamos exibir, a coprodução entre Noruega e Portugal, ODD IS AN EGG, acaba de vencer o prémio de melhor curta de animação no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova Iorque.
 
28/06/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Português: Novos Olhares - IV
Rampa | Tenho um Rosto para Ser Amado | Motu Maeva
duração total da projeção: 80 min | M/12
Com a presença de Francisco Valente e Maureen Fazendeiro
RAMPA
de Margarida Lucas
com Gonçalo Pereira, Guilherme Dores, Margarida Esteves
Portugal, 2015 – 17 min
TENHO UM ROSTO PARA SER AMADO
de Francisco Valente
com Bernardo Nabais, Maria Leite
Portugal, 2015 – 21 min
MOTU MAEVA
de Maureen Fazendeiro
França, Portugal, 2014 – 42 min

RAMPA, de Margarida Lucas (Melhor Realizadora no Curtas Vila do Conde 2015), traz uma história de crescimento e de dor de uma jovem rapariga obrigada a adaptar-se a uma nova realidade social. TENHO UM ROSTO PARA SER AMADO, de Francisco Valente, olha para a memória de um amor perdido e a sua recusa em morrer nas imagens de Lisboa, enquanto que MOTU MAEVA (primeira exibição na Cinemateca), de Maureen Fazendeiro (Melhor Curta Portuguesa no doclisboa 2014), traz as recordações de Sonja, “uma aventureira do século XX a viver numa ilha que construiu sozinha”.
 
28/06/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
50 Anos da Morte de Leitão de Barros
Lisboa, Crónica Anedótica
de Leitão de Barros
com Adelina Abranches, Nascimento Fernandes, Augusto Melo, Teresa Gomes, Beatriz Costa, Vasco Santana, Chaby Pinheiro, Eugénio Salvador
Portugal, 1930 - 120 min
mudo | M/6
Com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo
Um dos mais interessantes títulos do cinema mudo português e o mais famoso dos documentários com Lisboa como fundo e personagem. LISBOA, CRÓNICA ANEDÓTICA é uma viagem pela capital portuguesa com apontamentos ficcionados de pendor cómico, descrevendo “como se nasce, vive e morre em Lisboa” no fim dos anos vinte do século XX. Alguns dos mais populares actores da época surgem em pequenas aparições.

 
28/06/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
The Heartbreak Kids: Warren Beatty & Elaine May
Primary Colors
Escândalos do Candidato
de Mike Nichols
com John Travolta, Emma Thompson, Billy Bob Thornton, Adrian Lester, Maura Tierney, Kathy Bates
Estados Unidos, 1998 - 143 min
legendado em português | M/12
Inspirado na primeira campanha presidencial de Bill Clinton e nos seus escândalos extraconjugais (e a partir de um livro anónimo publicado sobre esse acontecimento, entretanto atribuído ao jornalista Joe Klein), Elaine May escreveu, depois de THE BIRDCAGE, um novo filme para o seu cúmplice profissional Mike Nichols. PRIMARY COLORS é um olhar cómico e impiedoso sobre a carismática e triste figura da maior vedeta do país, da sua “entourage” familiar e profissional, e de uma forma de fazer política cada vez mais próxima do fascínio mediático dos seus votantes e cada vez mais longe das suas verdadeiras aspirações. Um trabalho que valeu a Elaine May a sua segunda nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Primeira exibição na Cinemateca.