23/06/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
The Heartbreak Kids: Warren Beatty & Elaine May
Bugsy
de Barry Levinson
com Warren Beatty, Annette Bening, Harvey Keitel, Ben Kingsley, Joe Mantegna
Estados Unidos, 1991 - 136 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Beatty encadeia o sucesso de DICK TRACY com BUGSY, outro filme sobre gangsters aclamado pela Academia (sobre o “carismático” Bugsy Siegel). Não é difícil entender a atração de Beatty pelo projeto: aqui, interpreta o papel de um mafioso poderoso que se deixou atrair pela indústria de Hollywood, pelos filmes, e pelo estado político do mundo (com envolvimento em “complots” para assassinar figuras do fascismo europeu); alguém creditado, também, como um dos maiores responsáveis pela criação de uma cidade no meio de um deserto (Las Vegas). Beatty sublinha, como sempre, as ligações entre sexo, política, e cinema, destacando-se, também, a presença de Annette Bening num dos seus primeiros papéis, uma paixão que terminou, na sua vida pessoal, com todas as outras. Primeira exibição na Cinemateca.
 
23/06/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Gérard Courant – O Homem-Câmara
Cinématon nº 369 | Cinématon Surpresa | BB + Marilyn = Godard + Preminger
duração total da projeção: 101 min | M/12
Com a presença de Gérard Courant
CINÉMATON nº 369
com Rui Nogueira
CINÉMATON SURPRESA
BB + MARILYN = GODARD + PREMINGER
de Gérard Courant
França, 1984, data desconhecida e 2013 / 8 min e 93 min / legendado eletronicamente em português

Em 2013, Gérard Courant realizou nada menos do que três filmes à volta de Brigitte Bardot, na linha dos filmes sobre o cinema que trabalham sobre obras clássicas e formam um dos filões mais conhecidos e abundantes do cinema contemporâneo. Nestes três filmes, Courant mistura dois filmes clássicos, atingindo sempre a duração de uma longa-metragem do período clássico, 90 minutos. Em BB + MARILYN = GODARD + PREMINGER, assistimos ao encontro de dois dos maiores ícones femininos do cinema de finais dos anos cinquenta, Brigitte Bardot e Marilyn Monroe, num trabalho que sobrepõe …ET DIEU CRÉA LA FEMME, de Roger Vadim e LE MÉPRIS, de Jean-Luc Godard. A abrir a sessão, o CINÉMATON de Rui Nogueira, feito em Genebra, no dia 2 de outubro de 1984 e um CINÉMATON surpresa.
 
23/06/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Português: Novos Olhares - IV
Como as Serras Crescem | O Sabor do Leite Creme
duração total da projeção: 102 min | M/12
Com a presença de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres
COMO AS SERRAS CRESCEM
de Maria João Soares
Portugal, 2010 – 28 min
O SABOR DO LEITE CREME
de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres
Portugal, 2013 – 74 min

COMO AS SERRAS CRESCEM (Melhor Curta Portuguesa no doclisboa 2010; primeira exibição na Cinemateca), de Maria João Soares, é um olhar sobre o processo de trabalho nas salinas. O SABOR DO LEITE CREME é o segundo filme assinado em dupla por Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres: “Duas irmãs de 96 e 98 anos vivem numa velha casa no centro de Portugal, em frente da escola onde em tempos ensinaram. Os seus cuidados repartem-se entre a casa e o quintal. O seu quotidiano, sereno e sem pressas, é cheio de pequenos trabalhos e de memórias.”
 
23/06/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
The Heartbreak Kids: Warren Beatty & Elaine May
Shampoo
Shampoo
de Hal Ashby
com Warren Beatty, Julie Christie, Goldie Hawn, Lee Grant, Jack Warden, Tony Bill, Carrie Fisher
Estados Unidos, 1975 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Warren Beatty junta-se, de novo, ao argumentista Robert Towne (CHINATOWN, THE PARALLAX VIEW) para concretizar aquele que terá sido o projeto mais biográfico de toda a sua carreira: SHAMPOO, obra-prima de Hal Ashby na qual o ator colocou toda a sua influência. De situações e diálogos chocantemente verdadeiros (e impraticáveis nos padrões da indústria atual), Beatty recria a história de um cabeleireiro de sucesso, em Los Angeles, que se deita todos os dias com amigas e clientes pelo prazer e por uma busca incessante de um amor que não quer deixar escapar. Situado no dia da primeira eleição de Richard Nixon para a presidência dos EUA, SHAMPOO é uma extraordinária comédia sexual e política, e de memoráveis interpretações, sobre o fim de uma época e os falhanços de toda uma geração. Primeira exibição na Cinemateca. A apresentar em cópia digital.
 
23/06/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
The Heartbreak Kids: Warren Beatty & Elaine May
Dick Tracy
de Warren Beatty
com Warren Beatty, Madonna, Al Pacino
Estados Unidos, 1990 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Depois de uma década dividida entre duas rodagens (a longuíssima de REDS e ISHTAR) e campanhas presidenciais, Beatty entra na década de noventa com toda a força e uma nova obsessão pessoal: Madonna. Ao juntá-la a Al Pacino, e interpretando o papel principal, Beatty adapta a popular banda-desenhada do detetive Dick Tracy, fazendo dela um dos maiores sucessos populares e críticos da sua carreira. DICK TRACY é, ainda hoje, um dos exemplos mais curiosos de adaptação de uma banda-desenhada (antes da chegada do CGI), do respeito pelo seu espírito plástico e artesanal, e de um autor que sempre optou por projetos contra a corrente mais esperada da indústria.