27/04/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
CINED

Programa Europeu de Cinema para jovens em colaboração com Os Filhos de Lumière – Associação Cultural
O Sangue
de Pedro Costa
com Pedro Hestnes, Inês de Medeiros, Nuno Ferreira, Luis Miguel Cintra, Henrique Viana
Portugal, 1989 - 99 min | M/12
Projeção seguida de conversa com o público
Primeira obra de Pedro Costa, O SANGUE é um perturbante filme marcado por ecos noturnos, captados num preto e branco escuro como a noite em que maioritariamente decorre, para dar a ver os fantasmas que acompanham as personagens dos dois irmãos e da rapariga que a eles se junta. Pedro Hestnes abre o filme num dos mais belos planos do cinema português. “O que gosto em O SANGUE é o sentido da longa noite da infância que abraça tantos filmes e tantos livros americanos (…). Provavelmente o título vem de Flannery O’Connor” (Pedro Costa).
 
27/04/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
Viva Portugal!
de Malte Rauch, Christiane Gerhards, Serge July, Samuel Schirmbeck
RFA, França, 1975 - 110 min | M/12
Com a presença de Malte Rauch
VIVA PORTUGAL! é um dos filmes realizados por autores estrangeiros que aqui se deslocaram para auscultar o país saído do golpe militar de 1974, neste caso centrando-se nos acontecimentos políticos ocorridos entre abril de 1974 e março de 1975. Como aconteceu com outros, a realização foi coletiva, tendo resultado de filmagens e colaborações várias de um grupo de jornalistas franceses e da RFA em que se incluíam Christiane Gerhards, Malte Rauch, Samuel Schirmbeck e Serge July (um dos fundadores do jornal Libération), aos quais se juntou o produtor Marin Karmitz, que o veio a distribuir em França. Também como aconteceu em outros casos, o filme reúne material original e excertos incorporados de outros registos, incluindo imagens de televisão. Sendo mais um elo numa cadeia de olhares, internos e externos, que confluíram sobre um país em convulsão e catarse, é mais uma peça de um puzzle hoje ainda parcialmente disperso, que continuamos a procurar salvaguardar também em Portugal. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar na versão portuguesa.
 
27/04/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a Paula Rego
Todo Sobre Mi Madre
Tudo Sobre a Minha Mãe
de Pedro Almodóvar
com Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Penélope Cruz, Fernando Fernan Gomez
Espanha, França, 1999 - 99 min
legendado em português | M/12
A obra maior de Almodóvar e o seu mais aclamado filme, dedicado “a todas as atrizes que representaram atrizes. A todas as mulheres que representam. Aos homens que representam e se tornam mulheres. A todas as pessoas que querem ser mães. À minha mãe”. A história (cuja génese se encontra no anterior A FLOR DO MEU SEGREDO) é a de uma mãe solteira, que, à saída de uma representação teatral, vê o filho morrer atropelado quando tenta conseguir o autógrafo de uma atriz. A personagem desta mãe parte em seguida para Barcelona em busca do pai, um travesti, tornando-se assistente da atriz por quem o filho morrera.
 
27/04/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinema Português: Novos Olhares – II
Territórios | Diário | A Torre | Terra de Ninguém
duração total da projeção: 112 min | M/12
Com a presença de Mónica Baptista
TERRITÓRIOS
de Mónica Baptista
Portugal, 2009 – 11 min
DIÁRIO
de Mónica Baptista
Portugal, 2011 – 23 min
A TORRE
de Salomé Lamas
com Christoph Both-Asmus, Kolja Kravchenko
Portugal, 2015 – 6 min
TERRA DE NINGUÉM
de Salomé Lamas
Portugal, 2012 – 72 min

Os vários trabalhos de Mónica Baptista e Salomé Lamas mostram dois olhares que, dentro do cinema português, têm conseguido explorar as diferenças e fronteiras entre várias plataformas artísticas, seja no contacto do cinema com a vídeo-arte, a fotografia, ou, até, a História contemporânea. Enquanto DIÁRIO é um filme construído a partir de um diário fotográfico, TERRITÓRIOS traz-nos uma viagem a bordo do comboio transiberiano e as histórias que se juntam, entre um passageiro russo e um passageiro checheno, no vagão da terceira classe. A TORRE, de Salomé Lamas, é uma curta experimental a partir de material produzido no seu filme “EXTINÇÃO”, enquanto TERRA DE NINGUÉM, vencedor de quatro prémios no doclisboa 2012 (entre os quais melhor filme português), centra-se num retrato de Paulo, antigo mercenário político português. DIÁRIO, TERRITÓRIOS e TERRA DE NINGUÉM têm a sua primeira exibição na Cinemateca.