20/03/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Pinocchio

Em colaboração com a Monstra (Festival de Animação de Lisboa)
Pinocchio
Pinóquio
de Ben Sharpsteen, Hamilton Luske
Estados Unidos, 1940 - 88 min
versão original com legendas em português | M/6

Terceira longa-metragem de animação da história do cinema, PINOCCHIO é uma das obras-primas dos estúdios de Walt Disney, para o qual foi inventada uma nova câmara, capaz de melhor criar uma ilusão de espaço em duas dimensões. Todas as personagens são bem caracterizadas e o filme não tem o sentimentalismo que marcaria outras obras de Disney. Por detrás da fantasia, nesta história sobre a beleza e a inocência agredidas pela crueldade e pela inveja, espreita o terror, numa sinistra ilha do prazer onde os adolescentes se transformam em animais. A luta da pequena marioneta contra uma baleia, para salvar o seu criador, Gepetto, no termo da qual ela ganhará vida, é um prodigioso momento de cinema. A canção When You Wish Upon a Star conquistou um Óscar.

20/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch
Madame Dubarry
Madame Dubarry
de Ernst Lubitsch
com Pola Negri, Emil Jannings, Harry Liedtke, Reinhold Schünzel
Alemanha, 1919 - 114 min
mudo, intertítulos em alemão legendados eletronicamente em português | M/12
Sessão-Conferência | Apresentada e comentada Hans Hurch, em Inglês

Com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva

A quintessência do que se chamou “kostumfilm”, o filme de reconstituição histórica alemão dos anos vinte, que foi o maior sucesso de Lubitsch na Alemanha e logo a seguir nos EUA (no rasto da sua apresentação em Nova Iorque), e levou Hollywood a contratar o realizador. É a história da ascensão e queda de Jeanne Bécu, aprendiz de modista tornada condessa DuBarry e amante de Luís XV, guilhotinada pela Revolução. Com este filme, que fez de Pola Negri uma vedeta e firmou decisivamente o nome de Lubitsch como realizador (a colaboração de ambos no cinema começou em DIE AUGEN DER MUMIE MA, 1918), a Alemanha voltou a dar cartas no cinema mundial após o ostracismo que durou de 1918 a 1920.

20/03/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Questões de Interesse Geral para Projecções Públicas: O Cinema de Pere Portabella
Hellzapoppin
Parada de Malucos
de H.C. Potter
com Chic Johnson, Ole Olsen, Martha Raye, Mischa Auer, Hugh Herbert, Elisha Cook Jr.
Estados Unidos, 1941 - 84 min
legendado electronicamente em português | M/12

Uma das obras-primas do burlesco “non-sense” de Hollywood. O seu ponto de partida é um popular espetáculo da Broadway que Chic Johnson e Ole Olsen, um par de comediantes da Broadway da época, transpõem para o cinema. O filme gira à volta dessa mesma transposição, pois é o próprio cinema o alvo da maioria dos gags, onde se encontram já referências a CITIZEN KANE e a personagens do filme “negro”.

20/03/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Questões de Interesse Geral para Projecções Públicas: O Cinema de Pere Portabella
La Tempesta | Pont de Varsóvia
duração total da sessão: 90 min

LA TEMPESTA

de Pere Portabella

Espanha, 2003 - 6 min

PONT DE VARSÓVIA

de Pere Portabella

com Paco Guijar, Jordi Dauder, Carme Elías

Espanha, 1989 - 84 min

legendados electronicamente em português | M/12


1989 foi um ano crucial para as grandes transformações europeias do final do século XX, e marcado pelo inexcedível simbolismo do derrube do Muro de Berlim. Pere Portabella, que não filmava uma longa-metragem desde INFORME GENERAL, em meados dos anos 70, concebeu PONT DE VARSÓVIA (o filme leva o título, “Ponte de Varsóvia”, do romance premiado de uma das suas personagens, um escritor) como uma radiografia da Europa naquele momento, com uma estrutura dividida entre o apontamento ficcional e o registo documental, e o retrato dos “novos intelectuais” e das classes políticas “cada vez mais amnésicas”, segundo o próprio Portabella. Motivado pelos mesmos acontecimentos, Godard estrearia pouco tempo depois o seu ALLEMAGNE NEUF ZÉRO, filme que Portabella considera “irmão” deste. A abrir a sessão, uma curta-metragem “experimental” com música de Gioachino Rossini.