CICLO
Imagens da Ásia no Cinema Português


Duas sessões organizadas em articulação com o Projeto Orientalismo Português, do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no contexto do Colóquio Internacional subordinado ao tema “Imagens da Ásia no Cinema Português”, que tem lugar na FLUL nos dias 16 e 17 de março. Estas são apenas duas portas de entrada para a vasta questão da representação do Oriente na cinematografia portuguesa, dada a profunda ligação histórica entre Portugal e a Ásia, mas são uma oportunidade para abordar alguns dos motivos associados a tão importante tradição cinematográfica. Duas sessões que contam com a participação de vários dos intervenientes do colóquio.

16/03/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Imagens da Ásia no Cinema Português

China, China | Mahjong | Iec Long | Allegoria Della Prudenza
duração total da projeção: 87 minutos
 
17/03/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Imagens da Ásia no Cinema Português

Os Olhos da Ásia
de João Mário Grilo
Portugal, França, Alemanha, Japão, 1996 - 88 min
 
16/03/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Imagens da Ásia no Cinema Português

Em colaboração com o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
China, China | Mahjong | Iec Long | Allegoria Della Prudenza
duração total da projeção: 87 minutos
sessão apresentada por Haden Guest

CHINA, CHINA

de João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

com Chen Jie, Chen Jialiang, Luís Rafael Chen

Portugal, 2007 - 19 min / legendado em inglês | M/12

MAHJONG

de João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

com Anne Pham, Fernando Vhou, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

Portugal, 2013 - 35 min / legendado em inglês | M/12

IEC LONG

de João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

com Nicolino, Casper, Daniel, Tony, Uncle Kan, Warick, Wells

Portugal, 2015 - 32 min / legendado em inglês | M/12

ALLEGORIA DELLA PRUDENZA

de João Pedro Rodrigues

Portugal, 2014 - 1 min / legendado em inglês | M/12

 

São vários os filmes dos dois cineastas com uma profunda ligação ao Oriente e muito em particular a Macau, ultrapassando os títulos desta sessão. CHINA, CHINA não precisa de sair de Portugal para encontrar a China e os chineses. “China”, a sua protagonista, é uma jovem rapariga que vive em Lisboa e deambula pelo Martim Moniz. Na sequência da longa-metragem A ÚLTIMA VEZ QUE VI MACAU, MAHJONG é um pequeno ensaio que recorre aos códigos do film noir concentrando-se em Varziela, Vila do Conde, na maior Chinatown de Portugal. Do chinês, “pan-tcheong” ou “pau-tcheong”, a palavra “panchão” consta nos dicionários como um regionalismo macaense também chamado “estalo da China” ou “foguete chinês”. Quem vive na antiga Fábrica de Panchões Iec Long? É a esta questão que propõe responder IEC LONG. Por fim, ALLEGORIA DELLA PRUDENZA é uma singular homenagem a Kenji Mizoguchi e a Paulo Rocha, e à sua profunda ligação com o Japão e com o cinema japonês. Quatro filmes que abordam as relações oriente/ocidente e que são atravessados pela cinefilia, pela sensualidade e pela fantasia que caracterizam a obra desta dupla de cineastas. Os dois últimos são mostrados pela primeira vez na Cinemateca.

17/03/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Imagens da Ásia no Cinema Português

Em colaboração com o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Os Olhos da Ásia
de João Mário Grilo
com Geraldine Chaplin, João Perry, Rui Gomes, José Eduardo
Portugal, França, Alemanha, Japão, 1996 - 88 min
legendado em português | M/12
Sessão apresentada por João Mário Grilo e Jorge Santos Alves, seguida de debate

Em 1583, Julião de Nakaura, padre japonês da Companhia de Jesus, foi um dos quatro jovens embaixadores enviados a Roma, pelos jesuítas, como prova da cristianização do Japão. Cinquenta anos depois dessa gloriosa embaixada, que tanto fascinou as cortes da Europa, Julião é forçado a dar, de novo, prova de fé, desta vez perante a obstinação da milícia e dos tribunais do “shogun”, que o querem forçar à apostasia. Partindo do romance de Shusaku Endo, Silêncio (que está também na base do mais recente filme de Scorsese), João Mário Grilo aborda a influência portuguesa no Japão, em articulação com a época contemporânea.