CICLO
Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch


Num mês em que a Cinemateca propõe uma revisitação à obra americana de Ernst Lubitsch, na retrospetiva integral que se estende a abril, Hans Hurch vem a Lisboa apresentar cinco filmes de Lubitsch no contexto desta rubrica regular da programação assente na ideia de um binómio, para cinco tardes e em torno de cinco filmes, concebida como uma experiência cumulativa. Os filmes de Lubitsch escolhidos por Hans Hurch para apresentar e comentar são MADAME DUBARRY e SUMURUN, dois títulos do período alemão inicial da sua obra, e os americanos TROUBLE IN PARADISE, THE SHOP AROUND THE CORNER e CLUNY BROWN.
Hans Hurch estudou história de arte, filosofia e arqueologia em Viena, e começou a trabalhar como editor de cultura do jornal vienense Falter (1976-1986), distinguindo-se na crítica de cinema e publicando numa série de jornais internacionais. Foi durante este período que iniciou a sua atividade de programador, organizando ciclos e retrospetivas de cinema com instituições como a Viennale e a Wiener Festwochen. Entre 1986 e 2000, foi assistente de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, no teatro e no cinema, por exemplo em DER TOD DES EMPEDOKLES, SCHWARZE SÜNDE ou ANTIGONE (1987-1992). Entre 1993 e 1996, colaborou com o ministério da ciência e da cultura austríaco, encarregando-se de vários projetos, exposições e programas de cinema na Áustria relacionados com as comemorações do centenário do cinema. É, desde 1997, diretor da Viennale, o Festival Internacional de Cinema de Viena a que se reconhece uma das mais estimulantes atividades programadoras do panorama atual dos festivais de cinema.
 
Sessões-Conferência | Apresentadas e Comentadas Hans Hurch, em Inglês

INFORMAÇÃO SOBRE AS SESSÕES E VENDA ANTECIPADA DE BILHETES
Para esta rubrica, a Cinemateca propõe um regime de venda de bilhetes específico, fazendo um preço especial e dando prioridade a quem deseje seguir o conjunto das sessões. Assim, quem deseje seguir todas as sessões (venda exclusiva para a totalidade das sessões, máximo de duas coleções por pessoa) poderá comprar antecipadamente a sua entrada pelo preço global de € 22 (Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 12; Amigos da Cinemateca, Estudantes Cinema, Desempregados: € 10) entre 13 e 18 de março, apenas na bilheteira local. Os lugares que não tenham sido vendidos são depois disponibilizados através do sistema de venda tanto na bilheteira local como na Internet (cinemateca.bol.pt) e rede de pontos de venda associados e de acordo com o preço específico destas sessões (Geral: € 5; Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 3; Amigos da Cinemateca, Estudantes Cinema, Desempregados: € 2,60).

 
20/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch

Madame Dubarry
Madame Dubarry
de Ernst Lubitsch
Alemanha, 1919 - 114 min
21/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch

Sumurun
Sumurum
de Ernst Lubitsch
Alemanha, 1920 - 117 min
 
22/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch

Trouble in Paradise
Ladrão de Alcova
de Ernst Lubitsch
Estados Unidos, 1932 - 80 min
 
23/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch

The Shop Around the Corner
A Loja da Esquina
de Ernst Lubitsch
Estados Unidos, 1940 - 97 min
24/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch

Cluny Brown
O Pecado de Cluny Brown
de Ernst Lubitsch
Estados Unidos, 1946 - 100 min
20/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch
Madame Dubarry
Madame Dubarry
de Ernst Lubitsch
com Pola Negri, Emil Jannings, Harry Liedtke, Reinhold Schünzel
Alemanha, 1919 - 114 min
mudo, intertítulos em alemão legendados eletronicamente em português | M/12
Sessão-Conferência | Apresentada e comentada Hans Hurch, em Inglês

Com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva

A quintessência do que se chamou “kostumfilm”, o filme de reconstituição histórica alemão dos anos vinte, que foi o maior sucesso de Lubitsch na Alemanha e logo a seguir nos EUA (no rasto da sua apresentação em Nova Iorque), e levou Hollywood a contratar o realizador. É a história da ascensão e queda de Jeanne Bécu, aprendiz de modista tornada condessa DuBarry e amante de Luís XV, guilhotinada pela Revolução. Com este filme, que fez de Pola Negri uma vedeta e firmou decisivamente o nome de Lubitsch como realizador (a colaboração de ambos no cinema começou em DIE AUGEN DER MUMIE MA, 1918), a Alemanha voltou a dar cartas no cinema mundial após o ostracismo que durou de 1918 a 1920.

21/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch
Sumurun
Sumurum
de Ernst Lubitsch
com Pola Negri, Ernst Lubitsch, Paul Wegener, Jenny Hasselqvist
Alemanha, 1920 - 117 min
mudo, intertítulos em alemão legendados eletronicamente em português | M/12
Sessão-Conferência | Apresentada e comentada Hans Hurch, em Inglês

Com acompanhamento ao piano por Daniel Bruno Schvetz

Foi com a pantomima Sumurun, encenada por Max Reinhardt, que Pola Negri e Ernst Lubitsch se conheceram em 1917. Depois de iniciarem uma dupla no cinema em DIE AUGEN DER MUMIE MA, CARMEN (1918) e MADAME DUBARRY (1919), assumiram os mesmos papeis da peça na adaptação ao cinema realizada por Lubitsch (os da dançarina e do corcunda, na última prestação de Lubitsch ator). SUMURUN é um típico  Lubitsch no uso da câmara e dos jogos de sedução, a partir de um enredo que conta as aventuras de Sumurun, dama do harém, e do seu amor pelo mercador de tapetes Nur-El-Din.

22/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch
Trouble in Paradise
Ladrão de Alcova
de Ernst Lubitsch
com Herbert Marshall, Miriam Hopkins, Kay Francis, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1932 - 80 min
legendado em português | M/12
Sessão-Conferência | Apresentada e comentada Hans Hurch, em Inglês

TROUBLE IN PARADISE, que de certo modo emparelha com DESIGN FOR LIVING, é uma das obras mais cínicas e perfeitas de Lubitsch, levando a extremos os temas centrais do seu cinema, o sexo e o dinheiro. Uma comédia sobre enganos e mistificações, sobre ladrões de luva branca e joias preciosas, ladrões de e na alcova, para quem o roubo é um estimulante erótico, o prolongamento natural do amor. Um duelo de virtuosismos na tela e atrás da câmara, com diálogos atrevidíssimos, que se tornariam impossíveis com a promulgação do famigerado Código Hays.

23/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch
The Shop Around the Corner
A Loja da Esquina
de Ernst Lubitsch
com Margaret Sullavan, James Stewart, Frank Morgan, Joseph Schildkraut, Felix Bressart
Estados Unidos, 1940 - 97 min
legendado em português | M/12
Sessão-Conferência | Apresentada e comentada Hans Hurch, em Inglês

Um dos filmes mais amados de Ernst Lubitsch, embora bastante diferente das suas obras-primas dos anos trinta, em que a elegância igualava o cinismo. Por comparação, adaptado de uma peça húngara, THE SHOP AROUND THE CORNER é quase sentimental, seguindo a história de dois modestos colegas de trabalho que se veem todos os dias na loja, sem suspeitar que trocam, um com o outro, uma correspondência amorosa. Também neste registo, a mise-en-scène de Lubitsch é um prodígio de perfeição. “Se já sabíamos que Lubitsch era um fingidor, nunca o vimos fingir tão sinceramente. E por isso também chega a fingir que é dor a dor que deveras sente. THE SHOP AROUND THE CORNER inventaria o poema de Pessoa se ele não tivesse sido já inventado” (João Bénard da Costa).

24/03/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Hans Hurch / Ernst Lubitsch
Cluny Brown
O Pecado de Cluny Brown
de Ernst Lubitsch
com Jennifer Jones, Charles Boyer, Richard Haydn, Peter Lawford, Una O’Connor
Estados Unidos, 1946 - 100 min
legendado em português | M/12
Sessão-Conferência | Apresentada e comentada Hans Hurch, em Inglês

Depois de HEAVEN CAN WAIT, Lubitsch produziu também para a 20th Century Fox (a que se ligou em 1942), dois filmes de Preminger (A ROYAL SCANDAL) e Mankiewicz (DRAGONWYCK), voltando à realização com CLUNY BROWN. O seu último filme (THAT LADY IN ERMINE foi completado por Preminger) é uma obra corrosiva sobre uma jovem canalizadora que, por via da profissão, conhece um escritor polaco por quem se apaixona. Os tradutores portugueses que acrescentaram o “pecado” ao título lá teriam as suas razões. “Este é o filme de Lubitsch em que a câmara menos se move e em que o vazio ocupa mais lugar. Cineasta tão ligado ao prazer e à carne, é sintomático que tenha terminado filmando o tabu desse prazer e dessa carne, ou o grande escândalo – o pecado – da sua jamais pacífica coexistência” (João Bénard da Costa).