29/03/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Lubitsch Americano
Bluebeard’s Eighth Wife
A Oitava Mulher do Barba Azul
de Ernst Lubitsch
com Gary Cooper, Claudette Colbert, Edward Everett Horton, David Niven
Estados Unidos, 1938 - 83 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12

Com argumento de Billy Wilder e Charles Brackett (a partir de uma peça de 1921, já anteriormente adaptada ao cinema), é uma das mais populares e eroticamente sugestivas comédias de Lubitsch, com Gary Cooper na figura de um milionário americano, movido por obsessões e frustrações sexuais. O “Barba azul” de Cooper foi casado e divorciou-se de sete mulheres, propondo agora à jovem aristocrata falida interpretada por Claudette Colbert, que seja a oitava. Um filme de ritmo frenético, situações, movimentos e gags de antologia da arte lubitschiana da elipse, da ambiguidade, da sugestão.

29/03/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Questões de Interesse Geral para Projecções Públicas: O Cinema de Pere Portabella
Debate
Com a presença de Pere Portabella, Esteve Riambau (Diretor da Filmoteca de la Generalitat de Catalunya) e Josep Ramoneda (filósofo e pensador político)

Conversa aberta ao público sobre a obra de Pere Portabella.

29/03/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Lubitsch Americano
That Uncertain Feeling
No que Pensam as Mulheres
de Ernst Lubitsch
com Merle Oberon, Melvyn Douglas, Burgess Meredith
Estados Unidos, 1941 - 83 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12

THAT UNCERTAIN FEELING é uma irresistível incursão no clássico triângulo amoroso, em que Lubitsch foi mestre. No enredo que segue uma mulher que sofre de soluços persistentes, quando (conjugalmente) irritada, e cujas consultas a um psiquiatra acabam por lançar nos braços de um pianista tresloucado, encontra-se uma variante sobre os temas do sexo e o do dinheiro, com o inigualável “touch” do mestre. Nova versão de uma comédia muda de Lubitsch, hoje considerada perdida (KISS ME AGAIN, 1925), THAT UNCERTAIN FEELING é um filme relativamente subestimado do período final da sua obra.

29/03/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Questões de Interesse Geral para Projecções Públicas: O Cinema de Pere Portabella
Viridiana
Viridiana
de Luis Buñuel
com Silvia Pinal, Fernando Rey, Francisco Rabal
Espanha, México, 1961 - 90 min
legendado em português | M/16
Com a presença de Pere Portabella

Buñuel estava há mais de vinte anos radicado no México, quando foi, com alguma pompa, convidado para voltar a filmar em Espanha. Quem se lembrou da brilhante ideia depressa se arrependeu. Buñuel foi ao mais fundo e mais provocatório do seu anticlericalismo e fez de VIRIDIANA uma ferocíssima sátira ao catolicismo e à sua presença na sociedade espanhola. Para grande embaraço do governo, o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes. O Diretor Geral da Cinematografia foi posto na rua, e Franco tentou proibir que a obra fosse estreada na Europa (em Espanha e Portugal claro que foi proibida). Buñuel voltou para o México sem que alguém lhe pedisse para ficar.