Hurlements en Faveur de Sade | Sur le Passage de Quelques Personnes à Travers une Assez Courte Unité de Temps | Critique de la Séparation
HURLEMENTS EN FAVEUR DE SADE
França, 1952 – 63 min / legendado eletronicamente em português
SUR LE PASSAGE DE QUELQUES PERSONNES À TRAVERS UNE ASSEZ COURTE UNITÉ DE TEMPS
França, 1959 – 18 min / legendado eletronicamente em português
CRITIQUE DE LA SÉPARATION
com Caroline Rittener
França, 1959 – 20 min / legendado eletronicamente em português
de Guy Debord
Uma sessão que reúne os filmes de estreia de Debord. HURLEMENTS EN FAVEUR DE SADE, primeira obra cinematográfica assinada por Guy Debord é um filme sem imagens, assentando em variações entre um ecrã branco acompanhado por citações e “frases desviadas” de outros contextos (Joyce, Ford, jornais, Debord) cuja duração total não excede os vinte minutos; e um ecrã negro que corresponde a longos momentos de silêncio. SUR LE PASSAGE DE QUELQUES PERSONNES À TRAVERS UNE ASSEZ COURTE UNITÉ DE TEMPS evoca diretamente a prática da deriva para se desenvolver retrospetivamente reenviando para Paris de 1952, o momento do primeiro filme da sessão. Excertos de uma gravação sonora da 3ª Conferência da Internacional Situacionista, fotografias do grupo de Debord num café parisiense e um comentário que reúne frases retiradas de pensadores clássicos e dos “piores sociólogos da moda” (as palavras são de Debord) fazem parte de uma curta-metragem que se desenvolve como um conjunto de notas sobre as origens do movimento situacionista. CRITIQUE DE LA SÉPARATION é um filme que se interrompe, mas não se completa. Intercala excertos de uma ficção “mais convencional” protagonizada por Caroline Rittener, fragmentos de BD, imagens de atualidades e fotografias de jornais e de outros filmes a que se somam legendas e intertítulos, questionando o “espetáculo cinematográfico” nas suas várias vertentes e o “espetáculo” em geral. "Um dos maiores antifilmes de todos os tempos!", diz um cartão que pontua o filme.A apresentar em cópias digitais.