06/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Blind Husbands
O Abismo
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Sam de Grasse, Gibson Gowland, Francelia Billington
Estados Unidos, 1919 - 91 min
mudo, intertítulos em inglês, legendados em português | M/12
com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva
sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês
O primeiro filme de Erich von Stroheim como realizador, argumentista e intérprete principal, lançou a sua personagem de cínico e amoral, aqui vestindo a farda do exército austríaco e surgindo como um sedutor sem escrúpulos que será vítima das suas manobras. O que, antes de mais, caracteriza esta primeira obra-prima de Stroheim é o retrato exacerbado das paixões humanas, que será um dos traços perenes do seu cinema. Um grande clássico do período mudo.
07/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Foolish Wives
Esposas Levianas
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Rudolph Christians, Mae Busch
Estados Unidos, 1922 - 100 min
mudo, com intertítulos em italiano, legendados eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo
sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês
O último filme que Stroheim pôde levar a cabo tal como o concebera é uma das obras-primas do cinema mudo onde Stroheim não se poupou a esforços (e a despesas) para transmitir a visão realista que pretendia, chegando a construir uma réplica do Casino de Monte Carlo quase do tamanho do original nos estúdios da Metro. É uma história de sedução, chantagem e crime, tendo por personagens a aristocracia europeia decadente e a alta burguesia americana.
08/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Greed
Aves de Rapina
de Erich von Stroheim
com Gibson Rowland, ZaSu Pitts, Jean Hersholt
Estados Unidos, 1924 - 130 min
mudo, intertítulos em inglês legendados em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair
sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês
GREED, que foi ocasião de uma das grandes guerras entre Stroheim e os produtores, retoma os grandes temas do realizador para fazer o retrato impiedoso de um mundo movido pela alcova e pelo dinheiro. O realismo “barroco” de Stroheim, a forma como a acumulação de sinais naturalistas acaba por conduzir a um delírio (também) figurativo, fulgurantemente presente em GREED, faz deste filme o cume da arte “maldita” de um dos mais radicais cineastas que alguma vez trabalhou em Hollywood.
09/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
The Wedding March
Marcha Nupcial
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Fay Wray, ZaSu Pitts, Matthew Betz, Maude George
Estados Unidos, 1928 - 105 min
mudo, com intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Daniel Schevtz
sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês
Uma incursão de Stroheim no império austro-húngaro em vésperas da sua queda, em 1914. Um filme de uma grandeza barroca por onde passam o amor, o desejo, a luxúria, num mundo de decadência e perversão. Todas as obsessões de Stroheim percorrem esta obra-prima mutilada, embora o pior tenha sido evitado, já que a montagem foi confiada a outro mestre: Josef von Sternberg.
10/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Queen Kelly
de Erich von Stroheim
com Gloria Swanson, Seena Owen, Walter Byron, Tully Marshall
Estados Unidos, 1928 - 96 min
mudo, com intertitulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo
sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês
O projeto mais ambicioso e "demente" de Erich von Stroheim: a história de uma jovem apaixonada por um aristocrata de um reino da Europa Central, expulsa a chicote pela rainha, que enriquece em África como prostituta, regressando para se vingar. O projeto ficou pela primeira parte (o episódio europeu), mas Stroheim filmou algumas cenas do episódio africano que passou a ser incluído na cópia restaurada. Um grande filme "maldito".