27/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
Storm Over Lisbon
Tempestade em Lisboa
de George Sherman
com Vera Ralston, Erich von Stroheim, Richard Arlen
Estados Unidos, 1944 - 86 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Um thriller de espionagem, produzido pela Republic Pictures, que aproveita a fama de “ninho de espiões” que Lisboa tinha durante a guerra. Uma Lisboa de estúdio, obviamente. É tudo muito série B, mas a fotografia é um luxo: o seu responsável é o enorme John Alton.

27/02/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Guy Debord ou o Cinema Criticado por si Próprio

Em colaboração com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
Guy Debord, son Art et son Temps
de Brigitte Conrad, Guy Debord
França, 1994 - 60 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Uma emissão histórica sobre a “arte e o tempo” de Guy Debord produzida para televisão e que contou com a sua colaboração enquanto autor e realização de Brigitte Conrad. Debord terá fornecido a Conrad todos os elementos visuais e sonoros necessários para a prossecução de tal intenção, escolhendo as sequências a utilizar e escrevendo o argumento de um documentário em que propunha ser "antitelevisivo na forma como foi no conteúdo". GUY DEBORD, SON ART ET SON TEMPS evoca as suas obras cinematográficas, homenageia os seus companheiros e envolve-se numa descrição e numa denúncia sistemática dos desaires do seu tempo, não tendo porém a força dos filmes anteriores.

27/02/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
Macao, l’Enfer du Jeu
Labaredas
de Jean Delannoy
com Sessue Hayakawa, Mireille Balin, Erich von Stroheim
França, 1942 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Outra curiosidade com uma relação com Portugal, MACAO L’ENFER DU JEU aproveita a ligação do território então sob administração portuguesa ao mundo do jogo para lhe atribuir uma conotação demoníaca, até porque não são só fichas de casino que se transacionam na intriga do filme, são também as armas. Stroheim contracena com outro gigante, também ele escorraçado de Hollywood: o japonês Sessue Hayakawa, que no tempo do mudo fora uma grande vedeta, em filmes de Thomas Ince ou Cecil B. DeMille, entre outros.

27/02/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
Napoléon
Napoleão
de Sacha Guitry
com Raymond Pellegrin, Michele Morgan, Danielle Darrieux, Erich von Stroheim
França, 1955 - 182 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Um dos filmes finais de Sacha Guitry, a dar largas ao seu gosto pela História, tratada numa singular mistura entre o rigor e a farsa. Com muitos meios, cenários e reconstituições grandiosas, uma pletora de vedetas a interpretar as grandes e as pequenas figuras históricas, segue-se o período mais célebre da vida de Napoleão Bonaparte, entre o final do século XVIII e o princípio do século XIX. Guitry é Talleyrand, e a Stroheim está reservada uma pequena aparição como Ludwig van Beethoven.