23/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
Ultimatum
Ultimatum
de Robert Wiene, Robert Siodmak
com Dita Parlo, Erich von Stroheim, Abel Jacquin
França, 1938 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O derradeiro filme de Robert Wiene, realizador do lendário KABINETT DES DR CALIGARI, que deixara a Alemanha em 1934. ULTIMATUM foi o seu primeiro projeto de filme em França, e também veio a ser o último, visto que morreu antes do fim da rodagem. Outro refugiado do nazismo, Robert Siodmak, então em princípio de carreira, terminou o filme. A história passa-se na altura do princípio da Primeira Guerra (em fundo está o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando), e envolve amores cruzados e manobras de espionagem entre aristocratas do Império Austro-Húngaro, ambiente em que Stroheim estava como peixe na água.

23/02/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Guy Debord ou o Cinema Criticado por si Próprio

Em colaboração com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
La Société du Spectacle | Réfutation de Tous les Jugements, tant Élogieux qu’Hostiles, qui ont été Jusqu’ici Portés sur le Film “La Société du Spectacle”
duração total da sessão: 110 minutos | M/12

LA SOCIÉTÉ DU SPECTACLE

França, 1973 – 90 min / legendado eletronicamente em português

RÉFUTATION DE TOUS LES JUGEMENTS, TANT ÉLOGIEUX QU’HOSTILES, QUI ONT ÉTÉ JUSQU’ICI PORTÉS SUR LE FILM “LA SOCIÉTÉ DU SPECTACLE”

França, 1975 – 20 min / legendado eletronicamente em português

de Guy Debord

 

LA SOCIÉTÉ DU SPECTACLE adapta o livro homónimo de Debord. Excertos roubados a filmes de outros realizadores (John Ford, Nicholas Ray, Sternberg ou Eisenstein), atualidades documentais ou imagens publicitárias “interrompem e pontuam” o “texto do comentário” integralmente composto por excertos da primeira edição do livro lidos por Debord, numa obra que se pretendia revolucionária tanto na forma como no conteúdo. São assim muitas as teses comuns ao livro e a um filme de montagem em que Debord prossegue a sua crítica à redução da vida a uma representação ou à “imensa acumulação de espetáculos característica das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção”. Polémico, LA SOCIÉTÉ DU SPECTACLE é seguido por RÉFUTATION DE TOUS LES JUGEMENTS…, que exerce a função de "direito de resposta" face às muitas críticas de que foi alvo o primeiro filme. É novamente com violência que Debord se detém sobre essa crítica, mas também sobre as sociedades “assaltadas pelo espetáculo” através de um poderoso trabalho de colagem com os seus sons e imagens, entre os quais se incluem imagens da Revolução de abril de 1974. A apresentar em cópias digitais.

23/02/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
Pièges
O Mistério das Onze Desaparecidas
de Robert Siodmak
com Maurice Chevalier, Marie Déa, Pierre Renoir, Erich von Stroheim
França, 1939 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Outro encontro entre Robert Siodmak (que rodava aqui o seu último filme francês antes de partir para os EUA) e Erich von Stroheim. É uma história policial, em torno de um assassino em série que está por trás do desaparecimento misterioso de onze raparigas, bailarinas e coristas. Estreado em dezembro de 1939 com considerável sucesso (e tido por muitos como o ponto alto da obra francesa de Siodmak), viria a ser proibido durante a Ocupação, ao que parece pelo “excesso” de judeus constantes da ficha artística. LURED, que Douglas Sirk rodou nos EUA em 1947, é um “remake” deste filme.

23/02/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
The Great Flamarion
de Anthony Mann
com Erich von Stroheim, Mary Beth Hughes, Dan Duryea, Stephen Barclay
Estados Unidos, 1945 - 72 min
legendado em português | M/12

O primeiro filme de Mann que se destacou no começo da sua carreira, com o seu clima “negro” e apoiado na soberba composição de Erich von Stroheim na figura de um ventríloquo que persegue a mulher que o traiu.