12/01/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Mitchum, o Herói Feio
A Terrible Beauty
Mordidos pelo Ódio
de Tay Garnett
com Robert Mitchum, Richard Harris, Anne Heywood, Dan O’Herlihy
Estados Unidos, Reino Unido, 1960 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um exemplo da atividade de Mitchum como produtor independente, aqui em coprodução com o Reino Unido para uma história ambientada na Irlanda do Norte e centrada nas atividades do IRA. Tem a particularidade, ainda, de pôr Robert Mitchum a contracenar com atores da escola britânica, em especial nomes da nova geração como o então muito jovem Richard Harris. Ao leme está o veterano Tay Garnett, num dos últimos filmes de uma carreira iniciada nos anos vinte. Primeira exibição na Cinemateca.
12/01/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Albert Serra | Realizador Convidado
Honor de Cavalleria
Honra de Cavalaria
de Albert Serra
com Lluis Carbó, Lluis Serrat, Jaume Baudia
Espanha, 2006 - 104 min
legendado em português | M/12
Albert Serra acompanha a sessão
O filme da revelação internacional de Albert Serra. Uma variação, muito livre, sobre as figuras (Dom Quixote e Sancho Pança) imaginadas por Cervantes no seu clássico romance. HONOR DE CAVALLERIA não é uma adaptação do Don Quijote num sentido estrito, antes uma imaginação dos “espaços em branco” do livro, uma recriação dos intervalos das peripécias. Nas mãos de Serra, e dos atores amadores que dão corpo às personagens, transforma-se num filme sobre a abnegação e a lealdade (a “honra da cavalaria”), onde o cansaço físico se sente de maneira extraordinária, rimando o tratamento “sólido” que o cineasta confere à paisagem e ao tempo.
12/01/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Mitchum, o Herói Feio
Rampage
Dois Homens, Uma Mulher
de Phil Karlson
com Robert Mitchum, Jack Hawkins, Elsa Martinelli
Estados Unidos, 1963 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Do eternamente subvalorizado Phil Karlson, eclético mestre da série B, RAMPAGE é uma incursão no “exotismo” tal como por aqueles anos em Hollywood se tentava bastante, contando a história das aventuras de um grupo de caçadores na Malásia. A presença de Elsa Martinelli, que fora a “star” feminina do HATARI! estreado no ano anterior, indicia que RAMPAGE se trate de um “spin-off” do filme de Hawks, trocando a paisagem africana pela selva malaia.
12/01/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Aventuras de Jean-Pierre Léaud
Les Deux Anglaises et le Continent
As Duas Inglesas e o Continente
de François Truffaut
com Jean-Pierre Léaud, Kika Markham, Stacey Tendeter
França, 1971 - 130 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação de um romance de Henri-Pierre Roché, situado no começo do século XX, sobre um triângulo amoroso entre duas irmãs inglesas e um francês, a quem deram a alcunha de “O Continente”. AS DUAS INGLESAS E O CONTINENTE é um dos filmes mais elaborados de Truffaut, com diversas referências ao cinema mudo (a íris que se abre e se fecha) e desempenhos extremamente interiorizados, nomeadamente de Jean-Pierre Léaud, no papel de um jovem romântico, totalmente diferente do que fizera até então. Esta história de educação sentimental também é um grande filme sobre a passagem do tempo. Anacrónico em 1971, o filme foi um desastre comercial. Hoje, desponta como um dos pontos culminantes do cinema de Truffaut.
12/01/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
Albert Serra | Realizador Convidado
La Prima Notte di Quiete
Outono Escaldante
de Valerio Zurlini
com Alain Delon, Sonia Petrova, Lea Massari, Giancarlo Giannini
Itália, 1972 - 130 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Albert Serra acompanha a sessão
Entre o realismo dos seus primeiros filmes (LE RAGAZZE DI SAN FREDIANO) e o romantismo de LA RAGAZZA CON LA VALIGIA, Valerio Zurlini tem em LA PRIMA NOTTE DI QUIE­TE um dos seus filmes mais singulares, misturando a descrição verista da vida e do vazio nas pequenas cidades (à maneira de I VITELLONI, de Fellini) com a crónica romântica sobre a paixão de um novo professor por uma aluna, que terá consequências trágicas.