20/02/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Iniciação ao Cinema: Experiências e Reflexões

EM COLABORAÇÃO COM OS FILHOS DE LUMIÈRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COM O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL
Cinema, 100 Anos de Juventude | Curtas-metragens de escola
Portugal, 2012 -
Cinema, 100 Anos de Juventude

projeção seguida de conversa com os participantes do projeto

CURTAS-METRAGENS DE ESCOLA
de e com os alunos das escolas envolvidas

 

Apresentação dos filmes finais resultantes do trabalho de iniciação ao cinema promovido pela associação Os Filhos de Lumière com escolas de Serpa, da Moita e de Lisboa, no ano letivo de 2011/2012. “Qual a parte do real na ficção?” foi a questão que esteve na origem dos pequenos filmes desenvolvidos no âmbito do programa “Cinema, Cem Anos de Juventude”. A complementar o programa serão exibidos filmes realizados por alunos de outros países participantes. 
 

 

20/02/2013, 18h00 | Sala Luís de Pina
Alain Bergala / Crescer no Cinema

EM COLABORAÇÃO COM OS FILHOS DE LUMIÈRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COM O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL
Ponette
Ponette
de Jacques Doillon
com Victoire Thivisol, Delphine Schiltz, Matiaz Bureau Caton, Léopoldine Serre
França, 1996 - 97 min
legendado em português
sessão apresentada por Alain Bergala

Um filme comovente que aborda a questão da morte do ponto de vista de uma criança. Ponette tem quatro anos quando a sua mãe morre num acidente de automóvel. Não acreditando na sua ausência, Ponette fala com ela e espera-a, com a crença de que voltará. A interpretação magnífica de Victoire Thivisol valeu-lhe o prémio de melhor atriz em Veneza. 

20/02/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
In Memoriam Nagisa Oshima, Harry Carey, Jr., Jean-Henri Roger

Fevereiro 2013
The River’s Edge
Matar para Viver
de Allan Dwan
com Ray Milland, Anthony Quinn, Debra Paget, Harry Carey, Jr.
Estados Unidos, 1957 - 87 min
legendado em português
In Memoriam Harry Carey, Jr.

THE RIVER’S EDGE é um filme barato, produzido em tempo recorde. Filme de cowboys, filme de sentimentos simples, de intriga reconhecível, “um regresso aos westerns iniciais”, com a sempre maravilhosa Debra Paget. Para Dwan, o cinema será sempre uma arte trabalhosa e plebeia. Este é um dos sete filmes que Benedict Bogeaus produziu com ele nos anos cinquenta e que para muitos são o culminar do trabalho de um grande realizador, Allan Dwan.

20/02/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Retratos da Infância
Dare Mo Shiranao
Ninguém Sabe
de Hirokazu Kore-eda
com Yuya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimuta, Momoko Shimizu
Japão, 2004 - 140 min
legendado em português

Um filme extremamente inteligente, que conta a história de quatro crianças, cada qual de um pai diferente, abandonadas pela mãe num pequeno apartamento em Tóquio, com muito pouco dinheiro. As mais novas têm a ilusão que a mãe vai voltar. Os quatro conseguem sobreviver no seu pequeno mundo fechado, com as suas regras, constantemente ameaçado pela realidade exterior. Comovente mas desprovido de qualquer sentimentalismo, DARE MO SHIRANAO mostra a que ponto as crianças podem ser adultas e os adultos egoístas e irresponsáveis.

20/02/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Retratos da Infância
Moonrise Kingdom
Moonrise Kingdom
de Wes Anderson
com Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton, Bill Murray
Estados Unidos, 2012 - 94 min
legendado em português

Coescrita com Roman Coppola, a sétima longa-metragem de Wes Anderson põe as suas personagens numa ilha da costa de Nova Inglaterra nos anos sessenta e segue dois estranhos miúdos que se apaixonam e decidem fugir juntos, levando famílias e autoridades a seguir no seu encalço. MOONRISE KINGDOM é também “uma tragicomédia da vida adulta” e “tem um ritmo velocíssimo, as cenas, por vezes muito curtas, quase se encavalitam umas nas outras; a quantidade de ‘informação visual’ a cada plano chega a ser impressionante, o que diz tanto sobre o rigor da composição de cada enquadramento como sobre o trabalho de ‘animação’ do mundo e do décor” (Luís Miguel Oliveira). Primeira exibição na Cinemateca.