07/12/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ken Loach – A Obstinação do Realismo
Family Life
Vida em Família
de Ken Loach
com Sandy Ratcliff, Bill Dean, Grace Cave
Reino Unido, 1971 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A partir de um argumento de David Mercer, FAMILY LIFE é um dos primeiros trabalhos de longa-metragem de Ken Loach mas já um remake de IN TWO MINDS (1967), episódio da série televisiva da BBC “Wednesday Play” também escrito por Mercer e realizado por Loach. É no meio operário britânico que o filme se passa acompanhando a personagem de uma rapariga em confronto forçado com a família e subsequente processo de colapso emocional. A apresentar em cópia digital.
07/12/2016, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinco Filmes de Alfred Hitchcock
Notorious
Difamação
de Alfred Hitchcock
com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern, Leopoldine Konstantin
Estados Unidos, 1946 - 99 min
legendado em português | M/12
Para muitos, trata-se da obra-prima absoluta de Hitchcock, uma soberba história de amor com uma intriga de espionagem por pano de fundo. NOTORIOUS é o filme do voluptuoso beijo entre Ingrid Bergman e Cary Grant, num movimento de câmara tantas vezes imitado e nunca igualado. É o filme de uma expiação, de uma mulher pelos homens, primeiro o pai, e depois o amante. É também o filme da suspeita, mas esta exterior, dos serviços secretos americanos a propósito da utilização do urânio no argumento do filme. E é ainda o filme em que ao gosto do champanhe se junta o sabor do suspense.
07/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
James Benning: Paisagem e Utopia Americana
Los
de James Benning
Estados Unidos, 2001 - 90 min
sem diálogos | M/12
Partindo do mesmo dispositivo formal que EL VALLEY CENTRO, LOS, o segundo capítulo da “trilogia californiana”, centra-se na paisagem de Los Angeles, a cidade em que vive o cineasta e que tão retratada foi pelo cinema. Trinta e cinco planos meticulosamente compostos e enquadrados documentam as linhas de força de tão complexo espaço urbano. 
07/12/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Hitchcock/Truffaut
Hitchcock/Truffaut
de Kent Jones
França, Estados Unidos, 2015 -
legendado em português | M/12
O seminal livro de Truffaut com e sobre Hitchcock e o seu cinema, cuja primeira edição foi publicada em França e nos Estados Unidos em 1966, Hitchcock – Truffaut, está no centro do filme homónimo de Kent Jones, coescrito com Serge Toubiana, que em grande parte se baseia nas gravações originais dos encontros mantidos entre ambos os realizadores durante a semana de 1962 em que conversaram longamente sobre a obra do primeiro. As obras de Hitchcock e de Truffaut, o impacto da obra de Hitchcock, mas também o do livro de Truffaut, que é referido como “uma peça essencial da sua própria obra”, é ainda analisado a múltiplas vozes, nos testemunhos filmados de Martin Scorsese, David Fincher, Arnaud Desplechin, Kiyoshi Kurosawa, Wes Anderson, James Gray, Olivier Assayas, Richard Linklater, Peter Bogdanovich, Paul Schrader. “Com este filme […] quero que o espectador tenha a revelação visceral do que é o cinema em toda a sua poderosa beleza”. Estreado no Festival de Cannes de 2015, HITCHCOCK/TRUFFAUT tem estreia comercial portuguesa no dia 8 de dezembro. Esta sessão de ante-estreia é organizada em colaboração com a Midas Filmes.