26/07/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolutamente Bowie
Cat People
A Felina
de Paul Schrader
com Nastassja Kinski, Malcolm McDowell, John Heard, Annette O’Toole
Estados Unidos, 1982 - 118 min
legendado eletronicamente em português | M/18
Além de uma sequência numa piscina, poucas são as semelhanças com o mítico filme homónimo de Tourneur, ainda que o argumento livremente se baseie na mesma história que deu origem ao filme de 1942. Referindo-se ao terror e ao erotismo, Schrader defendeu-o como um filme com “mais pele do que sangue”, e é certo que nunca Nastassja Kinski foi tão felina. A música tem a assinatura de Giorgio Moroder, incluindo a do seu tema, escrito e interpretado por David Bowie: Putting Out Fire. O mesmo a que Tarantino voltou em INGLORIOUS BASTERDS.
 
26/07/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Recordações da Casa Amarela
de João César Monteiro
com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Teresa Calado, Luis Miguel Cintra, Ruy Furtado, Henrique Viana, Sabina Sacchi
Portugal, 1989 - 122 min
legendado em francês | M/16
RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, “uma comédia lusitana”, marca o nascimento de João de Deus, personagem cáustica e poética que só João César Monteiro poderia interpretar. À primeira vez, saído de um manicómio para divagar diletante por Lisboa e “dar-lhes trabalho”, João de Deus encanta-se com uma menina que toca clarinete, passa uma noite de amor sob o olhar de Stroheim em imagem pregada na parede em cima da cama da pensão e transfigura-se em criatura das trevas como Nosferatu no fim do filme.
26/07/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Julho
La Folie Almayer
A Loucura de Almayer
de Chantal Akerman
com Stanislas Merhar, Marc Barbé, Aurora Marion, Zac Andrianasolo
França, Bélgica,, 2011 - 127 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Para LA FOLIE ALMAYER, Akerman partiu do primeiro romance de Joseph Conrad (1895), ambientado nas Índias orientais, adaptando-o livremente para retomar a personagem de Almayer no início da década de cinquenta do século XX: um europeu que procura fortuna algures numa aldeia perdida da Malásia, onde casa e tem uma filha, vê o seu mundo desmoronar-se no decorrer de um percurso que Akerman olha como o de um colapso envenenado e sem tréguas. Filmou-o em grande medida no Camboja, espaço cuja respiração é um elemento fundamental, e entregou a personagem do protagonista a Stanislas Merhar, já ator de A CATIVA (2000), a sua adaptação do quinto volume de Em Busca do Tempo Perdido, de Proust. Quando apresentou LA FOLIE ALMAYER em Lisboa, em 2012, Chantal Akerman disse como entendia que o cinema tem de passar pela cabeça e pelo coração. Primeira exibição na Cinemateca.
 
26/07/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolutamente Bowie
The Man Who Fell to Earth
O Homem que Veio do Espaço
de Nicolas Roeg
com David Bowie, Rip Torn, Candy Clark, Buck Henry, Bernie Casey
Reino Unido, 1976 - 138 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Tinha havido os documentais ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS, de Pennbaker e CRACKED ACTOR, de Alan Yentob (1973/75), e antes deles, na primeira aparição de Bowie ator, THE IMAGE (a curta-metragem, de 1967, de Michael Armstrong), mas pode dizer-se que, ao cinema, David Bowie chegou “do espaço” neste filme de culto. É o do seu primeiro papel protagonista, o de um extraterrestre “desembarcado” no planeta azul para engendrar a possibilidade de levar água para o seu próprio planeta, que dela precisa. Baseado numa alucinante leitura do romance homónimo de Walter Tevis, é uma incursão na ficção científica totalmente marcada pela presença e o universo visual de Bowie (com música alheia). A apresentar em cópia digital.