27/07/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolutamente Bowie
Lost Highway
Estrada Perdida
de David Lynch
com Bill Pullman, Patrícia Arquette, Balthazar Getty, Robert Blake
Estados Unidos, França, 1997 - 134 min
legendado em português | M/18
Um dos mais intrigantes e bizarros filmes de David Lynch, marcado por duas histórias que se completam, ao mesmo tempo que se prolongam infinitamente, sendo cada uma delas "eco" e "reflexo" da outra. A intriga ronda a personagem de um músico de jazz, que julga ser enganado pela mulher e se vê subitamente suspeito da morte dela. Dispensando decifrações, é um filme de abismos e vertigens que obrigam, sempre, a seguir em frente. A canção da inolvidável sequência de abertura, estrada fora, e que “serve” todo o filme, é de David Bowie (escrita por ele e Brian Eno em 1995): I’m Deranged.
 
27/07/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
O Zé do Burro
de Eurico Ferreira
Portugal, 1971 - 90 min | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo

sessão apresentada por Inês Dias Cordeiro (investigadora e docente da UCLA)
Camponês da metrópole, Zé do Burro comprou uma propriedade em Marrupila, local desolado no Norte de Moçambique, onde chega após múltiplos contratempos, com o seu burro Cacilhas. Porém, tem de enfrentar as ameaças e atentados de um chefe chinês, que procura lançar contra ele os habitantes da aldeia, mas Zé do Burro porfia nos seus ideais de progresso, trabalho e amor à terra, acabando por conquistar a adesão de todo o povo, incluindo o seu acérrimo inimigo. A apresentar em formato digital, numa primeira exibição na Cinemateca.
27/07/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolutamente Bowie
Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
de D. A. Pennebaker
com David Bowie, Mick Ronson, Trever Bolder, Mick “Woody” Woodmansey, Ringo Starr, Angela Bowie
Estados Unidos, 1979 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Dos “documentários musicais” de Pennebaker são porventura mais famosos os anteriores DON’T LOOK BACK, sobre Bob Dylan, e o filme-concerto MONTEREY POP (1967/68). ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS, também conhecido como BOWIE 1973, fixa-se no registo do concerto londrino de julho de 73 que Bowie anunciou como o último dele e da banda, e foi, de facto, a sua última aparição na pele de Ziggy Stardust. Trata-se portanto de um filme de um grande realizador que documenta um momento mítico no percurso de David Bowie. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.
27/07/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolutamente Bowie
Inglorious Basterds
Sacanas sem Lei
de Quentin Tarantino
com Brad Pitt, Melanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth
Estados Unidos, Alemanha, 2009 - 154 min
legendado em português | M/16
Numa sala de cinema, durante a grande estreia de um filme de propaganda nazi em que o próprio Hitler deveria marcar presença, vários grupos opositores ao regime cruzam-se com um objetivo comum: a destruição do Terceiro Reich. Este é o centro do inventivo INGLOURIOUS BASTERDS, em que Tarantino convoca e trabalha estereótipos das representações da Segunda Guerra Mundial. De Bowie, num momento crucial do filme, há Cat People (Putting Out Fire), e Tarantino explicou a sua escolha: “Sempre adorei essa canção e sempre me senti desapontado pela maneira como Paul Schrader a usou em CAT PEOPLE, precisamente porque não a usou – atirou-a para os créditos finais. Lembro-me de na altura ter pensado, ‘Se tivesse uma canção daquelas, construía uma cena de vinte minutos à volta dela.’ Foi o que fiz.”