16/07/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Inland Empire | Persona
duração total da projeção: 261 min | M/16
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos
INLAND EMPIRE
Inland Empire
de David Lynch
com Laura Dern, Jeremy Irons, Justin Theroux, Karolina Gruszka, Jan Hencz
Estados Unidos, 2006 – 180 min / legendado em português
PERSONA
A Máscara
de Ingmar Bergman
com Liv Ullmann, Bibi Andersson
Suécia, 1966 – 81 min / legendado em português

Em INLAND EMPIRE, uma atriz prepara-se para o seu maior papel de sempre, mas quando realiza que está a apaixonar-se pelo ator com quem contracena percebe que a sua vida real não é mais do que uma réplica da ficção que ambos estão a filmar. A sua confusão aumenta quando lhe é revelado que o filme em causa é um “remake” de uma velha produção polaca que nunca chegou a ser acabada devido a uma estranha tragédia. PERSONA é o famoso filme de Ingmar Bergman em que uma atriz emudece por razões desconhecidas e procura repouso à beira-mar, na companhia de uma enfermeira. Entre as duas mulheres estabelece-se uma relação de dependência mútua. Num dos seus dramas mais perturbantes, Bergman faz, também, uma revolução na linguagem cinematográfica. PERSONA é apresentado numa cópia digital.

 
16/07/2016, 18h00 | Sala Luís de Pina
Moving Cinema | Cineclube das Gaivotas

Em colaboração com Os Filhos de Lumière e o Cineclube das Gaivotas
Gražuolė
“A Menina”
de Arūnas Žebriūnas
com Inga Mickyte, Lilija Zadeikyte, Arvidas Samukas, Tauras Ragalevicius
URSS, Lituânia, 1969 - 71 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada e seguida de debate
O título do filme de Arūnas Žebriūnas refere o nome da sua jovem protagonista de nove anos, que enfrenta a estigmatização de outras crianças na escola por supostos problemas familiares. No contexto soviético dos anos sessenta, Gražuolė (estreado em 1969) detém-se na relação entre pais e filhos, na vulnerabilidade das relações humanas, e na crueldade própria da infância. Conhecido internacionalmente como BEAUTY ou THE BEAUTIFUL GIRL. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.
16/07/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolutamente Bowie
Mauvais Sang
Má Raça
de Leos Carax
com Denis Lavant, Juliette Binoche, Hans Meyer, Julie Delpy, Michel Piccoli, Serge Reggiani, Hugo Pratt
França, 1986 - 116 min
legendado em português | M/16
Peça fundamental do “universo Carax”, título marcante do cinema francês dos anos oitenta, em que Carax “encontrou” um lugar indissociável de “enfant terrible” e um pequeno culto, MAUVAIS SANG cruza gerações (de personagens e atores) e compõe-se contaminado pela ideia da transmissão, em termos narrativos mas também cinematográficos. Com Denis Lavant, alter ego de Carax, e Juliette Binoche como jovem par protagonista, a “história” constrói-se em redor de um vírus (alusivo ao da SIDA) que ameaça o mundo e os “amantes que fazem sexo sem sentimento”. É nos momentos em que a narrativa se “suspende” que se encontra a energia de MAUVAIS SANG, como o do inesquecível travelling que acompanha a corrida dançada de Denis Lavant ao som de Bowie: Modern Love. Noah Baumbach referenciou-a em FRANCES HA (2012), mas, no cinema, Modern Love é a canção de Carax/Lavant. A apresentar em cópia digital.
 
16/07/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Witness for the Prosecution
Testemunha de Acusação
de Billy Wilder
com Marlene Dietrich, Charles Laughton, Elsa Lanchester, Tyrone Power
Estados Unidos, 1957 - 116 min
legendado em português | M/12
Quatro Vezes Billy Wilder
Golpes de teatro e surpresas marcam o desenvolvimento desta adaptação de um conto de Agatha Christie por Billy Wilder. Trata-se de um filme de “suspense jurídico”, passado em Londres: quase tudo decorre na sala de um tribunal, onde um famoso advogado (Laughton) emprega todo o seu saber e artimanhas na defesa de um acusado de homicídio. Uma obra cruel sobre a irrisão da justiça, neste filme mais cega do que nunca. E a única justiça é a que acaba por ser feita pelas próprias mãos. Marlene Dietrich e Charles Laughton, geniais.