25/07/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Absolutamente Bowie
Twin Peaks: Fire Walk With Me
Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer
de David Lynch
com Sheryl Lee, Ray Wise, Kyle MacLachlan, Mädchen Amick, David Bowie, Miguel Ferrer
Estados Unidos, 1992 - 135 min
legendado eletronicamente em português | M/18
TWIN PEAKS: FIRE WALK WITH ME foi considerado uma “prequela” da famosa série de televisão de Lynch, “Twin Peaks”, no sentido em que expõe o drama que levou à morte da jovem Laura Palmer, ponto de partida para aquela série e personagem por quem o realizador então afirmou sentir-se apaixonado. Na altura, foi recebido como um dos seus mais estranhos e surrealistas filmes, inteiramente construído sob o signo do duplo e do desdobramento. David Bowie surge no papel de um excêntrico agente do FBI.
25/07/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Cerromaior
de Luís Filipe Rocha
com Carlos Paulo, Clara Joana, Ruy Furtado, Elsa Wallenkamp
Portugal, 1981 - 89 min
legendado em inglês | M/12
Inspirado no romance homónimo de Manuel da Fonseca e noutros contos com o mesmo tema, Luís Filipe Rocha realizou um dos filmes portugueses de maior destaque na década de oitenta: retrato do horizonte sem fim e das vidas sem horizonte do Alentejo e representação do conflito entre os trabalhadores rurais e os latifundiários, acompanhando as frustrações românticas do filho de um proprietário.
25/07/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
História(s) do Cinema Argentino

Em colaboração com c Festival Il Cinema Ritrovato (Bolonha)
Soñar, Soñar
de Leonardo Favio
com Gian Franco Pagliaro, Carlos Monzón, Nora Cullen
Argentina, 1976 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Leonardo Favio (1938-2012) começou como ator, nomeadamente em filmes de Torre-Nilsson, entre os quais EL SECUESTRADOR, incluído neste Ciclo. Nos anos sessenta, passou à realização com o belíssimo CRONICA DE UN NIÑO SOLO. Na primeira metade dos anos setenta, obteve enorme êxito de público com filmes em que se misturam elementos históricos e folclóricos. Em SOÑAR, SOÑAR, Favio teve a coragem de romper com estes elementos. O filme é um “road movie” sobre dois fracassados, um provinciano ingénuo (o campeão de boxe Carlos Monzón) e um pequeno escroque (o cantautor napolitano Gian Franco Pagliaro) que o arrasta para pequenas falcatruas. “É a história sorridente e triste de uma manipulação e de um amor que se desconhece e que só pode ser vivido num meio onde a ideia da homossexualidade é banida” (Cozarinsky). Distribuído quatro meses depois do sangrento golpe militar de 1976, o filme passou despercebido antes de se tornar, vinte anos depois, um objeto de culto.
25/07/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
História(s) do Cinema Argentino

Em colaboração com c Festival Il Cinema Ritrovato (Bolonha)
El Secuestrador
de Leopoldo Torre-Nilsson
com Leonardo Favio, Maria Vaner, Lautaro Murúa
Argentina, 1958 - 75 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ainda hoje, Leopoldo Torre-Nilsson (1924-78) é o nome mais conhecido do cinema argentino no estrangeiro. Em 1957, com o sucesso de crítica internacional de LA CASA DEL ÁNGEL, começaria a fase mais conhecida da sua carreira. EL SECUESTRADOR, no entanto, tem diferenças importantes com os seus filmes deste período, por não se situar nos meios da alta burguesia e sim num bairro de lata, o que influencia o estilo visual da obra. O filme é baseado num conto de Beatriz Guido, em que uma criança pensa que o filho do dono da funerária que organizou o enterro do seu irmão é responsável pela morte deste. “Com uma grande liberdade que só voltaria a encontrar esporadicamente, Torre-Nilsson não lançou um olhar realista sobre os marginais dos bairros de lata dos subúrbios de Buenos Aires. Violentamente criticado à época pelos seus excessos, EL SECUESTRADOR é um momento único na obra dos seus autores. Dialoga como nenhum outro filme da sua época com o cinema independente dos anos dois mil” (Edgardo Cozarinsky).