01/07/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dez Vistas de Jacques Rivette
Paris Nous Appartient
de Jacques Rivette
com Betty Schneider, Gianni Esposito, Françoise Prévost, Jean-Claude Brialy
França, 1951 - 135 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Jacques Rivette contém já vários temas da obra futura do autor de L’AMOUR FOU: o gosto pelo “folhetim”, com as “sociedades secretas”, intrigas e conspirações, numa sucessão labiríntica onde não é raro o espectador confundir-se. Mas aqui, nesta história de um segredo que se esconde atrás da morte de um homem, e no mundo do teatro em que os outros circulam, “o suspense reside mais no confronto das personagens, na criação de uma atmosfera… do que na progressão de uma intriga” (Bertrand Tavernier).
01/07/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Encontro com Béla Tarr
Encontro com Béla Tarr
Sessão de entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira.
01/07/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dez Vistas de Jacques Rivette
Céline et Julie Vont en Bateau
de Jacques Rivette
com Juliet Berto, Dominique Labourier, Barbet Schroeder, Bulle Ogier, Marie-France Pisier
França, 1974 - 192 min
legendado em inglês e electronicamente em português | M/12
Viagem ao “outro lado do espelho” em que Julie é o Coelho Branco que leva Céline (Alice) para o seu mundo fantástico de magia e histórias rocambolescas. A frescura, a irreverência e o sonho (e a memória dos grandes “serials” americanos) no mais acessí­vel e divertido filme de Rivette. Acessibilidade e diversão que não são – nada – incompatíveis com o facto de CÉLINE ET JULIE VONT EN BATEAU ser uma das mais elaboradas e “abstratas” experiências narrativas do cineasta francês. A apresentar em cópia digital.
01/07/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Absolute Beginners
Absolutamente Principiantes
de Julien Temple
com Eddie O’Connell, Patsy Kensit, David Bowie, James Fox, Ray Davies, Sade Adu
Reino Unido, 1986 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Absolutamente Bowie
O título do filme (que adapta o livro homónimo de Colin MacInnes, 1958) é também o do tema da canção que Bowie para ele escreveu e se tornou um dos seus imensos êxitos. Basta lembrar: “If our love song / Could fly over mountains / Could laugh at the ocean / Just like the films / There's no reason / To feel all the hard times / To lay down the hard lines / It's absolutely true”. ABSOLUTE BEGGINERS, o filme, é ambientado na Londres do pós-guerra, na viragem para a década de sessenta, antes dos Beatles e dos Stones. Ao contrário da canção de Bowie, e do reconhecimento da sua boa prestação como ator, não foi um grande sucesso, mas o tempo deu-lhe um estatuto especial. É um filme indispensável numa evocação de Bowie no cinema. Primeira exibição na Cinemateca.