18/02/2013, 18h00 | Sala Luís de Pina
Alain Bergala / Crescer no Cinema
EM COLABORAÇÃO COM OS FILHOS DE LUMIÈRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COM O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL
Moonfleet
O Tesouro de Barba Ruiva
de Fritz Lang
com Stewart Granger, Jon Whiteley, Joan Greenwood, George Sanders, Viveca Lindfors
Estados Unidos, 1955 - 87 min
legendado em português
sessão apresentada por Alain Bergala
O universo de Stevenson, entre Treasure Island e Kidnapped, não teve melhor versão no cinema do que nesta obra-prima de Fritz Lang, que adapta o livro de outro escritor, J. Meade Falkner. A estranha história de um miúdo, órfão, que se liga de amizade com um contrabandista. Juntos, partem à descoberta do fabuloso diamante do Barba-Ruiva, escondido na cisterna de uma fortaleza. Um filme sublime.
19/02/2013, 18h00 | Sala Luís de Pina
Alain Bergala / Crescer no Cinema
EM COLABORAÇÃO COM OS FILHOS DE LUMIÈRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COM O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL
A Perfect World
Um Mundo Perfeito
de Clint Eastwood
com Kevin Costner, Clint Eastwood, Laura Dern, T.J. Lowther
Estados Unidos, 1993 - 137 min
legendada em português
sessão apresentada por Alain Bergala
Depois da consagração e dos Oscars para o crepuscular UNFORGIVEN, Clint Eastwood dá o lugar de vedeta a Kevin Costner, entregando-lhe o papel de um evadido que rapta uma criança com quem estabelece uma singular relação de amizade. Clint é o xerife que os persegue. A paisagem é o Texas e o tempo as semanas que antecederam a visita do presidente John F. Kennedy a Dallas, onde foi assassinado. Uma das obras-primas de Eastwood.
20/02/2013, 18h00 | Sala Luís de Pina
Alain Bergala / Crescer no Cinema
EM COLABORAÇÃO COM OS FILHOS DE LUMIÈRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COM O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL
Ponette
Ponette
de Jacques Doillon
com Victoire Thivisol, Delphine Schiltz, Matiaz Bureau Caton, Léopoldine Serre
França, 1996 - 97 min
legendado em português
sessão apresentada por Alain Bergala
Um filme comovente que aborda a questão da morte do ponto de vista de uma criança. Ponette tem quatro anos quando a sua mãe morre num acidente de automóvel. Não acreditando na sua ausência, Ponette fala com ela e espera-a, com a crença de que voltará. A interpretação magnífica de Victoire Thivisol valeu-lhe o prémio de melhor atriz em Veneza.
21/02/2013, 18h00 | Sala Luís de Pina
Alain Bergala / Crescer no Cinema
EM COLABORAÇÃO COM OS FILHOS DE LUMIÈRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COM O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL
Khana-Ye Dust Kojast?
"Onde Fica a Casa do Meu Amigo?"
de Abbas Kiarostami
com Babak Ahmadpur, Ahmad Ahmadpur, Jodabajsh Defai, Mohammad Hosein Ruhi, IIran Otani, Ayat Ansari, Rafia Difai, Sedghed Tohidi, Peyman Mohafi
Irão, 1987 - 83 min
legendado eletronicamente em português
sessão apresentada por Alain Bergala
Leopardo de Bronze no Festival de Locarno, em 1989, o filme obteve extraordinário sucesso junto do público iraniano, e foi a obra que deu a conhecer internacionalmente Kiarostami. Homenagem ao poeta iraniano Soharabi Sepehri, cuja poesia epónima aparece logo no genérico inicial do filme. A leitura do poema convida a ser prudente na interpretação demasiado realista do filme, sugerindo, "que esta história do miúdo, em rutura e à procura de aliados, pode bem ser uma fábula ou uma parábola". (Laurent Roth)
22/02/2013, 18h00 | Sala Luís de Pina
Alain Bergala / Crescer no Cinema
EM COLABORAÇÃO COM OS FILHOS DE LUMIÈRE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COM O INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL
Mes Petites Amoureuses
de Jean Eustache
com Martin Loeb, Jacqueline Dufranne, Jacques Romain, Ingrid Caven
França, 1974 - 123 min
legendado eletronicamente em português
sessão apresentada por Alain Bergala
Crónica terna e triste, MES PETITES AMOUREUSES (título extraído de Rimbaud, filmado em 35mm com uma extraordinária fotografia de Nestor Almendros) segue, de forma tocante, a entrada de um miúdo na adolescência e o despertar da pulsão sexual. Filme vincadamente autobiográfico, escrito vários anos antes de LA MAMAN ET LA PUTAIN, foi um projeto longamente acalentado e um fracasso crítico e comercial à época. Construído à volta da questão do olhar, é o trabalho de Eustache que contém mais alusões ao cinema, inscritas sobretudos nos diálogos.