CICLO
As Mil Apoteoses de Minnelli


Dos grandes cineastas da época clássica do cinema americano Vincente Minnelli era talvez o mais sonante de entre os que nunca mereceram uma retrospetiva integral ou abrangente em todos os muitos anos que esta Cinemateca leva a fazer retrospetivas integrais ou abrangentes. Começamos este mês a reparar esta falta, estendendo-se a retrospetiva a junho.
Vincente Minnelli (1903-1986) também foi tudo menos consensual, e porventura ainda não é, suscitando enormes admirações e enormes desprezos, alguns deles célebres. A sua obra está associada ao musical, tão forte foi a marca que imprimiu a esse género do cinema americano, em especial com a sua noção de "musical integrado", posta em prática a partir de um filme como MEET ME IN ST LOUIS, que trazia as "formas" musicais, as danças e as canções, para dentro da narrativa, em vez de fazer a narrativa parar para que entrasse o musical. Foi um esteta, magistral no uso da cor, como elemento dramático e como elemento "coreográfico", e no trabalho com as figuras humanas e a sua presença no enquadramento – a dimensão "física" do musical atinge "mil apoteoses" nos filmes de Minnelli. Mas Minnelli transportou essas qualidades para outros géneros, do melodrama à comédia (sem música), sempre capaz de conciliar a extrema gravidade e a extrema leveza, unidas na espécie de graça que a Shirley McLaine de SOME CAME RUNNING podia simbolizar. Modernidade e classicismo, ou a modernidade dentro do classicismo (como os futuros cineastas dos Cahiers dos anos cinquenta bem assinalaram), pólos eventualmente contrários mas não mutuamente exclusivos, fazem toda a tensão do cinema de Minnelli, seja em que género for. Começamos por ver os musicais que realizou; para o mês que vem, atiramo-nos às comédias e melodramas. Iludir a organização estritamente cronológica talvez permita, neste caso, o olhar fresco e renovado que a obra de Minnelli pede.
 

03/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

An American in Paris
Um Americano em Paris
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1951 - 115 min
04/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

Cabin in the Sky
Um Lugar no Céu
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1943 - 96 min
 
05/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

An American in Paris
Um Americano em Paris
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1951 - 115 min
 
09/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

I Dood It!
Marido por Acidente
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1943 - 102 min
10/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

I Dood It!
Marido por Acidente
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1943 - 102 min
03/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
An American in Paris
Um Americano em Paris
de Vincente Minnelli
com Gene Kelly, Leslie Caron, Oscar Levant, Georges Guétary, Nina Foch
Estados Unidos, 1951 - 115 min
legendado em espanhol | M/6

Um dos mais célebres musicais de Minnelli, que leva a sua estética e a da Metro Goldwyn-Mayer ao apogeu. Na Paris de inícios do século XX, um músico americano hesita entre uma jovem com pouco dinheiro e uma mulher abastada. Tal é o pretexto para um exuberante e luxuoso musical, com música de Gershwin, que arrebatou sete Óscares. Um deles foi para a direção artística de Cedric Gibbons, E. Preston Ames, Edwin B. Willis, F. Keogh Gleason; outro sagrou-o melhor filme do ano.

04/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
Cabin in the Sky
Um Lugar no Céu
de Vincente Minnelli
com Eddie “Rochester” Anderson, Lena Horne, Duke Ellington, Louis Armstrong
Estados Unidos, 1943 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Fábula musical sobre a luta entre o Bem (os espirituais e a igreja) e o Mal (os clubes de jazz!), CABIN IN THE SKY marcou a estreia na realização de Vincente Minnelli (vindo diretamente da Broadway). Do elenco fazem parte alguns dos nomes maiores do jazz da época. Duke Ellington surge na figura de um simpático enviado do diabo e interpreta temas como Things Ain’t What They Used To Be e Goin’Up.

05/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
An American in Paris
Um Americano em Paris
de Vincente Minnelli
com Gene Kelly, Leslie Caron, Oscar Levant, Georges Guétary, Nina Foch
Estados Unidos, 1951 - 115 min
legendado em espanhol | M/6

Um dos mais célebres musicais de Minnelli, que leva a sua estética e a da Metro Goldwyn-Mayer ao apogeu. Na Paris de inícios do século XX, um músico americano hesita entre uma jovem com pouco dinheiro e uma mulher abastada. Tal é o pretexto para um exuberante e luxuoso musical, com música de Gershwin, que arrebatou sete Óscares. Um deles foi para a direção artística de Cedric Gibbons, E. Preston Ames, Edwin B. Willis, F. Keogh Gleason; outro sagrou-o melhor filme do ano.

09/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
I Dood It!
Marido por Acidente
de Vincente Minnelli
com Red Skelton, Eleanor Powell, Richard Ainley
Estados Unidos, 1943 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O segundo filme de Vincente Minnelli vive num limbo entre a sua estreia (CABIN IN THE SKY, neste mesmo ano de 1943) e a primeira das suas obras-primas indiscutíveis, MEET ME IN ST. LOUIS, que dirigiria a seguir. I DOOD IT! vive relativamente esquecido entre esses dois títulos celebérrimos. Trata-se de uma comédia musical que aproveita muitas das vedetas da rádio de então (a orquestra de Jimmy Dorsey) e é, em parte, um "veículo" para um dos cómicos pais populares da altura, Red Skelton. Que é, aqui, um homem apaixonado por uma corista da Broadway, Eleanor Powell, a quem compete a parte de leão nas despesas das cenas de dança e música. Primeira exibição na Cinemateca.

10/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
I Dood It!
Marido por Acidente
de Vincente Minnelli
com Red Skelton, Eleanor Powell, Richard Ainley
Estados Unidos, 1943 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O segundo filme de Vincente Minnelli vive num limbo entre a sua estreia (CABIN IN THE SKY, neste mesmo ano de 1943) e a primeira das suas obras-primas indiscutíveis, MEET ME IN ST. LOUIS, que dirigiria a seguir. I DOOD IT! vive relativamente esquecido entre esses dois títulos celebérrimos. Trata-se de uma comédia musical que aproveita muitas das vedetas da rádio de então (a orquestra de Jimmy Dorsey) e é, em parte, um "veículo" para um dos cómicos pais populares da altura, Red Skelton. Que é, aqui, um homem apaixonado por uma corista da Broadway, Eleanor Powell, a quem compete a parte de leão nas despesas das cenas de dança e música. Primeira exibição na Cinemateca.