24/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
The Band Wagon
A Roda da Fortuna
de Vincente Minnelli
com Fred Astaire, Cyd Charisse, Jack Buchanan, Oscar Levant, Nanette Fabray
Estados Unidos, 1953 - 110 min
legendado em português | M/12

Um dos grandes musicais do cinema americano, homenagem ao mundo do espetáculo, o filme de uma melodia que adquiriu a categoria de um hino: That's Entertainment. Fred Astaire representa a figura de um bailarino em decadência, contratado para um espetáculo moderno, que acaba por se transformar num fabuloso musical, culminando num bailado-homenagem ao filme de gangsters. Astaire e Cyd Charisse têm um dos mais belos “pas-de-deux” do cinema musical.

24/05/2016, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Adrian Martin / Fritz Lang
Liliom
Liliom
de Fritz Lang
com Charles Boyer, Madeleine Ozeray, Florelle, Antonin Artaud
França, 1934 - 117 min
legendado em português | M/12
sessão-conferência | apresentada por Adrian Martin, em inglês

Realizado em Paris, entre a saída de Lang da Alemanha em 1933 e o seu primeiro filme americano em 1936, LILIOM é a segunda adaptação ao cinema de uma célebre peça de Ferenc Molnár, previamente filmada por Frank Borzage. Trata-se de um filme peculiar na filmografia de Lang, história de um homem que ao morrer chega ao céu e vê que o “outro mundo” é quase igual a este, com burocratas e regulamentos. Ao filmar o “outro mundo” como se deste se tratasse, Lang também fez uma reflexão sobre o cinema e sobre o seu trabalho. “Genialmente fotografado por Rudi Mate (na sua única colaboração com Lang), com Charles Boyer na criação da sua vida, LILIOM é a desmontagem implacável do absurdo da repressão e da justiça, leis deste mundo e do outro. Num certo sentido, é o filme mais anárquico de Lang; noutro, o mais claustrofóbico” (João Bénard da Costa).

24/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Prince – Sign o’ the Times
de Prince
com Prince, Sheila E., Sheena Easton, Cat, Dr. Fink
Estados Unidos, 1987 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Realizado quando o artista outrora e atualmente conhecido como Prince estava no auge da fama, depois de ter sido moldado como um anti-Michael Jackson, este filme cuja realização é assinada pela própria vedeta, foi feito durante uma digressão da sua banda. Trata-se, por conseguinte, essencialmente de um filme concerto, com elementos que misturam ficção e documentário. Mas, como observou Anne Billson no Monthly Film Bulletin, “para quem tem tanto talento natural para estar em palco, os papéis dramáticos são redundantes: a figura da vedeta em concerto é o papel que representa na perfeição”. Primeira exibição na Cinemateca.

24/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
Brigadoon
A Lenda dos Beijos Perdidos
de Vincente Minnelli
com Gene Kelly, Cyd Charisse, Van Johnson, Elaine Stewart, Barry Jones, Hugh Laing
Estados Unidos, 1954 - 108 min
legendado em português | M/12

A quintessência do musical, no que é um deslumbrante conto fantástico sobre uma aldeia escocesa que "vive" um dia em cada século e é descoberta por dois caçadores. Um deles, Gene Kelly, encontra ali o amor da sua vida, o que permitirá um milagre. BRIGADOON contém um dos mais belos bailados a dois no cinema: Gene Kelly e Cyd Charisse em Heather on the Hill.