04/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Sarilho de Fraldas
de Constantino Esteves
com António Calvário, Madalena Iglésias, Nicolau Breyner, António Silva
Portugal, 1966 - 111 min | M/12

Este filme de culto que não tem cultores, mas bem os merece, tenta renovar o filão da comédia à portuguesa. Em vez de imagem a preto e branco, fados, “bairros típicos” e mulheres de preto, no Portugal de 1966, em formato panorâmico e Orwocolor, António Calvário, involuntário raptor de um bebé (ao entrar por engano num carro igualzinho ao seu), rasga as estradas entre Lisboa e o Porto na companhia de Madalena Iglésias. Naturalmente, fazem umas pausas pelo caminho para cantar pelos campos ou na casa de banho de um hotel. E também há números cantados em palco, por vezes imitando Demy, outras imitando Minnelli. Esplêndida cópia.

04/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
Cabin in the Sky
Um Lugar no Céu
de Vincente Minnelli
com Eddie “Rochester” Anderson, Lena Horne, Duke Ellington, Louis Armstrong
Estados Unidos, 1943 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Fábula musical sobre a luta entre o Bem (os espirituais e a igreja) e o Mal (os clubes de jazz!), CABIN IN THE SKY marcou a estreia na realização de Vincente Minnelli (vindo diretamente da Broadway). Do elenco fazem parte alguns dos nomes maiores do jazz da época. Duke Ellington surge na figura de um simpático enviado do diabo e interpreta temas como Things Ain’t What They Used To Be e Goin’Up.

04/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Outro Lado de Bob Dylan
Deliverance
Fim-de-Semana Alucinante
de John Boorman
com Jon Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty, Ronny Cox, James Dickey
Estados Unidos, 1971 - 109 min
legendado em espanhol | M/18

Quatro homens decidem desafiar a natureza, descendo, numa canoa, um rio particularmente perigoso pelos seus rápidos. Mas o verdadeiro perigo que vão enfrentar são os humanos que habitam nos bosques isolados que atravessam. O que era uma viagem de prazer torna-se pesadelo e uma luta de vida ou de morte. Na banda sonora, numa escolha com alguma ironia “comentadora”, ouve-se Moonshiner por Dylan.