CICLO
Apichatpong Weerasethakul


Em 2011, a Cinemateca apresentou uma retrospetiva da obra de Apichatpong Weerasethakul (“O Mundo Mágico de Apichatpong Weerasethakul”, que incluiu a integralidade das longas-metragens e a maioria das curtas realizadas até à data), anunciando-a como uma das mais originais obras do cinema contemporâneo fundada num trabalho sobre as possibilidades do cinema, com um tratamento particular da temporalidade, e assente na perspetiva de contador de histórias pronto a desbravar territórios mágicos e desconhecidos. Como então também se escreveu, trata-se de uma obra intimamente ligada à paisagem da região de Khon Kaen, no nordeste da Tailândia, onde Apichatpong cresceu, a um tratamento não linear da narrativa, aliado a uma exploração dos mecanismos da memória e a uma investigação sobre a construção da ficção na sua relação com o real e com o registo documental.
Em Lisboa para dirigir um Seminário do curso de doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Apichatpong vai estar na Cinemateca a apresentar as suas duas mais recentes longas-metragens (HOTEL MEKONG e CEMETERY OF SPLENDOUR) e 14 dos seus títulos de curta-metragem. Do programa consta também uma série de filmes da sua escolha de Tsai Ming-liang, Hou Hsiao-Hsien, Forough Farrokhzad, Abbas Kiarostami, Jacques Tourneur, Francis Ford Coppola, Len Lye, Maya Deren, Stephen e Timothy Quay, Bruce Baillie. CEMETERY OF SPLENDOUR é apresentado em ante-estreia, numa colaboração da Cinemateca com a Midas Filmes.
 

22/04/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Apichatpong Weerasethakul

Bu San / Goodbye Dragon Inn
Adeus Dragon Inn
de Tsai Ming-liang
Taiwan, 2003 - 82 min
22/04/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Apichatpong Weerasethakul

Mekong Hotel e curtas-metragens de Apichatpong Weerasethakul
duração total aproximada da projeção: 108 min | M/12
23/04/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Apichatpong Weerasethakul

Filmes de curtas-metragens de Apichatpong Weerasethakul
duração total aproximada da projeção: 116 min | M/12
 
23/04/2016, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Apichatpong Weerasethakul

Free Radicals | Meshes in the Afternoon | Rehearsal for Extinct Anatomies | Quick Billy
duração total da sessão: 88 min | M/12
 
26/04/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Apichatpong Weerasethakul

Hsimeng Jensheng / The Puppetmaster
de Hou Hsiao-Hsien
Taiwan, 1993 - 142 min
22/04/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Apichatpong Weerasethakul

Em colaboração com o Curso de Doutoramento em Estudos Artísticos da Fcsh da UNLl
Bu San / Goodbye Dragon Inn
Adeus Dragon Inn
de Tsai Ming-liang
com Lee Kang-sheng, Chen Shiang-chyi, Kiyonobu Mitamura, Chun Shih, Miao Tien
Taiwan, 2003 - 82 min
legendado em português | M/12

Tsai Ming-liang presta um belíssimo tributo aos "wuxia" (filmes de sabres ou aventuras de artes marciais na China antiga), de King Hu (1932-1997, autor de referência do género nos anos sessenta e setenta), evocando o seu filme DRAGON INN (1967), que o marcou profundamente como espectador aos 11 anos. É este o filme da “última sessão”, praticamente deserta, de um velho, histórico e labiríntico cinema condenado ao encerramento no crepuscular ADEUS DRAGON INN. Um jovem japonês que muda constantemente de lugar na sala, uma velha arrumadora coxa e um projecionista ausente são as personagens cujas deambulações marcam o filme, que é também um filme de fantasmas ou espíritos melancólicos. “Sabe que este lugar é assombrado?”

22/04/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Apichatpong Weerasethakul

Em colaboração com o Curso de Doutoramento em Estudos Artísticos da Fcsh da UNLl
Mekong Hotel e curtas-metragens de Apichatpong Weerasethakul
duração total aproximada da projeção: 108 min | M/12
com a presença de Apichatpong Weerasethakul

MEKONG HOTEL
Mekong Hotel
Tailândia, Reino Unido, 2012 – 57 min / legendado em português
HAIKU
Tailândia, 2009 – 2 min / sem diálogos
THIS AND A MILLION MORE LIGHTS
Tailândia, 2003 – 1 min / sem som
MALEE AND THE BOY
Tailândia, 1999 – 26 min / legendado em inglês
LA PUNTA
Tailândia, 2013 – 2 min / legendado em inglês
ASHES
Tailândia, 2012 – 20 min / legendado em inglês
de Apichatpong Weerasethakul

Anterior a CEMETERY OF A SPLENDOUR, MEKONG HOTEL é a sétima e penúltima longa-metragem de Apichatpong, um retrato de um hotel nas margens do rio Mekong, no nordeste da Tailândia, na região onde foi filmado O TIO BOONME QUE SE LEMBRA DAS SUAS VIDAS ANTERIORES (2010): nos quartos e no terraço do hotel, Apichatpong filma um documentário a que vai juntando cenas do inacabado ECTASY GARDEN, um filme sobre uma mulher e a sua filha, dois amantes e o rio, ressonâncias históricas sobre o passado recente da Tailândia mas também “mágicas”. “Continua a haver ‘fantasmas’, como há sempre em Apichatpong, mas o filme é ele próprio um ‘filme-fantasma’ (como os célebres filmes ‘desaparecidos’ de Jacques Rivette), eco tardio, ou salvação tardia, de um filme que o tailandês começou a rodar em 2002 mas que não concluiu” (Luís Miguel Oliveira, Ípsilon). O filme é mostrado com um alinhamento de curtas realizadas entre 1999 e 2013, proposto por Apichatpong. À exceção de MALEE AND THE BOY, os títulos do programa são primeiras exibições na Cinemateca.
 

23/04/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Apichatpong Weerasethakul

Em colaboração com o Curso de Doutoramento em Estudos Artísticos da Fcsh da UNLl
Filmes de curtas-metragens de Apichatpong Weerasethakul
duração total aproximada da projeção: 116 min | M/12

TRAILER FOR CINDI
Tailândia, 2011 – 1 min / sem diálogos
0116643225059
Tailândia, Estados Unidos, 1994 – 5 min / sem legendas
MY MOTHER’S GARDEN
Tailândia, França, 2007 – 7 min / sem som
SKDADA (ROUSSEAU)
com Skada Kaewbiadee, Chai Bhatana, Chatchai Suban
Suíça, Tailândia, 2012 – 6 min / legendado em inglês
VAPOUR
com Krissakorn Thinthupthai, Thanyarak Chakkrawan, Kasame Tidnaur, Pichaya Tidnaur, Wanla Chuenjee
Tailândia, 2015 – 21 min / sem som, legendado em inglês
HAUNTED HOUSES
com Toy Luangjan, Suriyon Luangjan, Pratom Buranrom, Nim Janmo, Chaiwat Yahuadong, Supatra Sanmeung
Tailândia, 2001 – 60 min / legendado em inglês
MOBILE MEN
Tailândia, 2008 – 4 min / sem diálogos
MORAKOT EMERALD
Tailândia, Japão, 2007 – 12 min / legendado em inglês
de Apichatpong Weerasethakul

O alinhamento do programa, proposto por Apichatpong, inclui nove títulos realizados entre 1994 e 2015, que são respetivamente os anos de 0116643225059 e VAPOUR. No primeiro, o filme mais antigo de todo o programa, uma conversa telefónica une dois tipos de imagens: uma fotografia da mãe do realizador e um apartamento atravessado pelas vozes distantes. VAPOUR é descrito como um filme que regista “as nuvens a descerem sobre uma aldeia e a engolirem-na durante um dia (…) infectando tudo com a febre do estupor branco”. TRAILER FOR CINDI é o trailer realizado por Apichatpong para o Cindi Film Festival – Cinema Digital Seul 2011. Filmado em tributo ao jardim da mãe do realizador, MY MOTHER’S GARDEN é um retrato impressionista de uma coleção de joias inspirada em diferentes tipos de plantas perigosas e carnívoras. SKADA (ROUSSEAU) é o contributo de Apichatpong para a coleção de curtas-metragens “La Faute à Rousseau” que reuniu uma série de cineastas num projeto associado ao tricentenário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau. HAUNTED HOUSES foi produzido para a Bienal de Istambul e parte de dois episódios de uma popular série televisiva – “Depois das 20h vários milhões de casas no país são assombradas” (Apichatpong). Fixando um grupo de rapazes que viajam numa carrinha de caixa aberta, MOBILE MEN integra um projeto coletivo concebido para assinalar o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em MORAKOT (EMERALD), Apichatpong juntou um romance budista, cujos protagonistas renascem como duas estrelas e demoram séculos a recitar as suas histórias, e Morakot, um antigo hotel no coração de Banguecoque, convidando três dos seus colaboradores habituais a preencherem o hotel com as próprias memórias. TRAILER FOR CINDI, SKADA (ROUSSEAU) e VAPOUR são primeiras exibições na Cinemateca.
 

23/04/2016, 22h00 | Sala Luís de Pina
Apichatpong Weerasethakul

Em colaboração com o Curso de Doutoramento em Estudos Artísticos da Fcsh da UNLl
Free Radicals | Meshes in the Afternoon | Rehearsal for Extinct Anatomies | Quick Billy
duração total da sessão: 88 min | M/12

FREE RADICALS
de Len Lye
Reino Unido, 1958 – 4 min / sem diálogos
MESHES IN THE AFTERNOON
de Maya Deren
com Maya Deren, Alexander Hammid
Estados Unidos, 1943 – 14 min / sem legendas
REHEARSAL FOR EXTINCT ANATOMIES
de Stephen Quay, Timothy Quay
Reino Unido, 1987 – 14 min / sem diálogos
QUICK BILLY
de Bruce Baillie
Estados Unidos, 1971 – 56 min / legendado eletronicamente em português

FREE RADICALS é frequentemente defendido como o melhor filme de Len Lye (1901-1980), pioneiro da animação direta e foi descrito por Stan Brakhage como “uma imensa e quase inacreditável obra-prima (um épico breve)”. MESHES IN THE AFTERNOON, de Maya Deren (1917-61), uma das mais notáveis representantes do cinema de vanguarda americano de que foi uma das pioneiras, “está ligado às experiências interiores de um indivíduo. Não regista um acontecimento que possa ser testemunhado por outras pessoas” (Maya Deren). Vagamente inspirado numa gravura de Fragonard, REHEARSAL FOR EXTINCT ANATOMIES é um dos filmes dos Quay Brothers, a influente dupla de realizadores que tem uma importante obra no campo da animação “stop motion”, inspirada na literatura do leste europeu, na música clássica e na arte, destacando-se pelo trabalho sobre a cor, a textura e um sentido de humor negro associado a sonhos infantis. Fundador e membro do coletivo Canyon Cinema (em 1961, em São Francisco como plataforma de exibição de cinema independente), e cofundador na mesma época da Cinemateca de São Francisco, o artista e realizador americano Bruce Baillie (nascido em 1931, de quem a Cinemateca apresentou já CASTRO STREET, DON QUIXOTE e TUNG) é autor de um poderoso trabalho cinematográfico, correntemente referido como experimental ou “poético e documental”. QUICK BILLY é uma das suas obras maiores e lida com “a experiência de transformação entre a vida e a morte, a morte e o nascimento (ou renascimento) em quatro bobines”. “Uma vez, Bruce Baillie descreveu um sonho em que ele, como médico, era submetido às doenças e depois morrer as mortes de toda a gente (…). Um ser humano disposto a assumir a responsabilidade pelas mortes de outros não pode magoá-los, e é isto que o espectador fica instintivamente a saber” (Kathleen Michael Connor). Os dois últimos filmes do alinhamento são primeiras exibições na Cinemateca.
 

26/04/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Apichatpong Weerasethakul

Em colaboração com o Curso de Doutoramento em Estudos Artísticos da Fcsh da UNLl
Hsimeng Jensheng / The Puppetmaster
de Hou Hsiao-Hsien
com Tianlu Li, Giong Lim, Ming Hwa Bai, Fue Choung Cheng
Taiwan, 1993 - 142 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Hou Hsiao-Hsien centra este seu filme (Prémio do Júri do Festival de Cannes 1993) na vida e carreira do marionetista Li Tienlu, cuja vida pessoal combina com a história de Taiwan entre 1909 e o fim da dominação japonesa da ilha em 1945. THE PUPPETMASTER, como é internacionalmente conhecido, é o segundo dos títulos da trilogia histórica do realizador, também composta por A CITY OF SADNESS (1989) e GOOD MEN, GOOD WOMEN (1995), uma das suas mais depuradas obras. “Ir procurar o espectador, levá-lo para um espaço aberto para o fazer trabalhar” é a premissa de Hsiao-Hsien.