11/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
Salt of the Earth
O Sal da Terra
de Herbert J. Biberman
com Rosaura Revueltas, Will Geer, David Wolfe
Estados Unidos, 1954 - 94 min
legendado em português | M/12

Uma das mais célebres produções independentes americanas dos anos cinquenta, e mesmo quase “clandestina” visto que os principais intervenientes (Biberman, o realizador, Michael Wilson, o argumentista, Paul Jarrico, o produtor) estavam todos na lista negra e impossibilitados de trabalhar em Hollywood. Num estilo fortemente devedor do cinema de realismo social que então florescia, sobretudo na Europa, narra as lutas laborais de um grupo de mineiros no Novo México. Foi mal recebido: chegou-se a escrever que tinha sido feito “sob ordens diretas do Kremlin”, e a veneranda Pauline Kael, sem meias medidas, chamou-lhe “propaganda comunista”. O tempo matizou as reações extremistas, e hoje o relativo pioneirismo de Biberman na procura dum cinema socialmente empenhado é comummente reconhecido.

11/02/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
Iwashigumo
"Nuvens de Verão"
de Mikio Naruse
com Chikage Awajima, Isao Kimura, Ganjiro Nakamura
Japão, 1958 - 128 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12

O pós-guerra e os seus traumas foram uma constante na obra de Naruse a partir do início da década de cinquenta. IWASHIGUMO, um dos seus filmes mais célebres, é uma sucessão de pequenas histórias vividas por uma família de camponeses no pós-guerra. Ligando-as uma às outras e assim dando unidade ao filme, está a personagem de uma jovem viúva de guerra, dividida entre manter a sua independência e a necessidade de se voltar a casar. Dando unidade e todas elas centram-se na vida de uma viúva de guerra, e a sua vida no campo. O filme tem segunda passagem na sala Luís de Pina a 11, às 18h30.

11/02/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
The Red Badge of Courage
Sob a Bandeira da Coragem
de John Huston
com Audie Murphy, Bill Mauldin, Royal Dano, Arthur Hunnicutt, Andy Devine, Smith Bellow
Estados Unidos, 1951 - 69 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Adaptado de um romance de Stephen Crane, o segundo filme realizado por Huston na década de cinquenta conta a história de um jovem soldado na guerra civil americana que é surpreendido pela crueldade da experiência de guerra. Desertando e reintegrando o seu batalhão, descobre em si a cobardia e a coragem que não suspeitava ter. Como o romance de Crane, o filme de Huston tem a marca do realismo numa narrativa em grande parte psicológica. Tem também imagens de um impressionante lirismo. É um dos seus filmes mais surpreendentes.

11/02/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
Sweet Smell of Success
Mentira Maldita
de Alexander Mackendrick
com Burt Lancaster, Tony Curtis, Susan Harrison, Barbara Nichols
Estados Unidos, 1957 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Por motivo de atraso no envio da cópia por parte do distribuidor europeu – a que a Cinemateca é totalmente alheia – não é possível manter a projecção prevista para dia 9, às 19h00 com o filme SWEET SMELL OF SUCCESS. Assim, dia 9, na sessão das 19h00, será exibido SOMMARLEK, de Ingmar Bergman. SWEET SMELL OF SUCCESS, de Alexander Mackendrick será então exibido na quinta-feira, dia 11, na sessão das 21h30. Lamentamos o incómodo provocado por esta alteração, e agradecemos a compreensão dos espectadores.

Para muitos SWEET SMELL OF SUCCESS é uma espécie de “obra-prima ignorada”, um pouco à imagem da relativa subalternidade em que ainda está a obra de Alexander Mackendrick. Para este filme, história de cupidez e vaidade centrada num célebre cronista nova-iorquino (Lancaster) e no seu ambicioso agente (Curtis), Mackendrick baseou-se num argumento de Ernest Lehman e Clifford Odets para descrever os círculos mais “in” na Nova Iorque dos anos cinquenta, num ambiente onde a vida noturna da “big apple” e a música jazz são dois ingredientes fundamentais. A apresentar em cópia digital.