CICLO
In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso


ALBERTO VAZ DA SILVA
Alberto Vaz da Silva (1936-2015) fez parte de uma geração brilhante e marcante que emergiu em finais dos anos cinquenta e se torna conhecida no início da década seguinte. Autodenominados “Católicos Progressistas”, tinham em O Tempo e o Modo, revista que criaram de raiz, a sua tribuna. Dela fizeram parte, entre vários outros, João Bénard da Costa, Helena Vaz da Silva, Pedro Tamen, M.S. Lourenço, Nuno Bragança, José Pedro Pinto Leite, Manuel Lucena, Mário Murteira e António Alçada Baptista. Alberto Vaz da Silva é, porventura, o menos mediático (sintomaticamente é o único de entre os citados que não tem entrada direta na Wikipédia). A sua prioridade nunca foi fazer uma “carreira”, fosse ela política, artística ou sequer académica. A prioridade para Alberto Vaz da Silva, aquilo que ele, como nenhum outro praticou (porque teorizá-lo é muito fácil), foi a vida, a sua própria vivência. O ideal, a filosofia, a utopia de toda essa geração. Canalizou todo o seu enorme talento e toda a sua energia para estabelecer, com uma lógica irrefutável, as pontes mais improváveis (Palolo e Agustina Bessa-Luís; Freud e Mozart; Proust e Nicholas Ray).
Esporadicamente, muito esporadicamente, Alberto Vaz da Silva escreveu sobre cinema. Sobre filmes e realizadores mas também sobre os Astros ou o Mar. A Cinemateca presta-lhe homenagem, exibindo um dos filmes da sua vida: LOLA de Jacques Demy (excecionalmente acompanhado por um texto de sua autoria, publicado no’Tempo e o Modo em 1963).
A Cinemateca publica no seu sítio web (www.cinemateca.pt) todos os escritos de Alberto Vaz da Silva sobre cinema.


NUNO MELO
Era um dos mais populares atores portugueses, muito pelas suas participações em programas e séries televisivas. Mas tinha também um longo currículo no cinema português, de que era um rosto recorrente desde finais dos anos oitenta. Muitas vezes como secundário, outras, menos, com papel preponderante. Evocamo-lo com três filmes em que foi protagonista: A FILHA de Solveig Nordlund, LOBOS de José Nascimento, e sobretudo O BARÃO, de Edgar Pêra, porventura o único filme feito à sua medida. Nuno Melo morreu em Junho passado, aos 55 anos.


MARIA BARROSO
Na homenagem que a Cinemateca presta a Maria Barroso (1925-2015) são exibidos três filmes dos mais relevantes da sua filmografia: MUDAR DE VIDA, de Paulo Rocha (1966), BENILDE OU A VIRGEM MÃE e AMOR DE PERDIÇÃO (1974/78) de Manoel de Oliveira.
Na sua vida enquanto atriz, antes do cinema, Maria Barroso tinha feito teatro. Mal finalizou o Curso de Artes Dramáticas do Conservatório Nacional, em 1943 (a par com o curso de Histórico Filosóficas da Faculdade de Letras, como prometera aos pais), entrou para o Teatro D. Maria II. O reconhecimento do público veio com o papel de Benilde na peça de José Régio: Benilde ou Virgem Mãe. Nascia uma jovem atriz num país onde não o pôde ser, a não ser a espaços, e muito longe das medidas das suas faculdades. Aconteceu que, após a apoteose, em A Casa de Bernarda Alba – em que Adela/Maria Barroso, a filha revoltada, partia em cena, com o joelho, um bastão usado pela mãe autoritária, o teatro veio abaixo!, e a censura acordou. A peça foi cancelada e Maria Barroso, claro… afastada do teatro pelo regime. "Até parecia que era Salazar que ela estava a partir", diria Amélia Rey Colaço naquela famosa representação em Santarém. Só voltaria a pisar os palcos 17 anos depois. Em 1966, na peça de Jean Cocteau, A Voz Humana deu-se a sua última representação, no Teatro São Luiz em que, de novo, a peça foi interrompida com violência pela PIDE. Já tinha, por esta altura, forçosamente percebido que “quando se vai à polícia política, fala-se muito pouco, sorri-se muito e mente-se sempre.” Maria Barroso, acompanhando permanentemente o marido, Mário Soares, na vida política conseguiu manter sempre o seu espaço. Espaço dedicado a uma luta constante na defesa da cultura, da liberdade e da justiça. Na convicção absoluta de que era na voz dos poetas que podia encontrar uma forma intransigente e inquebrável de expressão, nunca deixou de dar récitas de poesia, o que muito irritava os censores. Certa vez, quando subia ao estrado, um chefe da polícia a agarrá-la por um braço, diz: "A Senhora está proibida de falar!!!", claro… Maria Barroso diz: “Não posso falar, mas posso recitar!!”
E, precisamente quando o afastamento já parecia definitivo, é em 1966 que Paulo Rocha se lembra de a convidar para o seu filme MUDAR DE VIDA: “Nunca tinha feito cinema. Paulo Rocha veio falar comigo... os diálogos eram maravilhosos”, diz “talvez até os melhores diálogos que o nosso cinema tem tido. Pensei que seria uma experiência a tentar, que me enriqueceria…”. A nós enriqueceu! Maria Barroso compõe, deixa-nos nesse filme, uma das mais comoventes personagens dos verdes anos do cinema português: Júlia, mulher do mar, em que tudo se centra, tudo se quebra: vida e arte, força e fragilidade, silêncio e grito, ausência e exílio, do país que somos, no país que somos: “este nosso bem-querer / só tem fim na sepultura”.
Quando, em 1976, Manoel de Oliveira entende adaptar para cinema Benilde ou a Virgem Mãe, sendo José Régio sua admiração maior, não é de surpreender que se lembrasse de ir buscar, trinta anos depois, os atores do Teatro D. Maria II. Maria Barroso não poderia dizer que não, mas não poderia também repetir o papel do passado, o de Benilde, e no filme faz de Genoveva, a velha criada, atenta e secreta, firme na sua fé. A segunda colaboração com Oliveira não tardou. Em 1978, surge no papel de Madre Superiora no – como diria quem mais defendeu o filme à época – “inadjectivável” AMOR DE PERDIÇÃO. Filme que fez quebrar tantas grades e que tanto tumulto provocou. Talvez também por isto, quando Teresa vai para o convento e a Madre Superiora diz: “Estas grades não se abrem”, a frase, assim dita e por quem é, vai muito além do sentido do momento. Com Manoel de Oliveira fez mais dois filmes: LE SOULIER DE SATIN (1984) e LISBOA CULTURAL (1983). Da sua filmografia consta ainda, de Armando Miranda, o documentário AQUI, PORTUGAL! (1947) e o filme de Manuel Guimarães O CRIME DE ALDEIA VELHA (1963), no qual fez a dobragem da atriz Barbara Laage.

01/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso

Lola
Lola
de Jacques Demy
França, 1960 - 83 min
02/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso

O Barão
de Edgar Pêra
Portugal, 2011 - 87 min
03/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso

Mudar de Vida
de Paulo Rocha
Portugal, 1966 - 93 min
05/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso

Amor de Perdição
de Manoel de Oliveira
Portugal, 1978 - 261 min
 
07/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso

Lobos
de José Nascimento
Portugal, 2007 - 102 min
 
01/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso
Lola
Lola
de Jacques Demy
com Anouk Aimée, Marc Michel, Elina Labourdette, Margot Lion
França, 1960 - 83 min
legendado em português | M/12
In Memoriam Alberto Vaz da Silva

Alguns consideram esta longa-metragem de estreia de Demy como a sua obra-prima. Em LOLA, estão todos os temas de Demy, os encontros e desencontros amorosos, os jogos de simetrias, o tom agridoce, a paixão pelo cinema americano. Dois dos protagonistas voltarão a aparecer em filmes posteriores, Lola em MODEL SHOP e Roland (Marc Michel) em LES PARAPLUIES DE CHERBOURG. Filmado em preto e branco e em scope, LOLA, dedicado à memória de Max Ophuls, também é uma homenagem à cidade natal do cineasta, Nantes. Anouk Aimée tem aqui um papel inesquecível.

02/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso
O Barão
de Edgar Pêra
com Nuno Melo, Marcos Barbosa, Leonor Keil, Mariana Albuquerque, Paula Só
Portugal, 2011 - 87 min
M/12
In Memoriam Nuno Melo

com a presença de Edgar Pêra
A projeção é antecedida por uma montagem de imagens com Nuno Melo por Edgar Pêra.

Em O BARÃO, adaptando a obra homónima de Branquinho da Fonseca e também baseado no seu conto O Involuntário, Edgar Pêra revisita o Portugal da década de quarenta em registo fantástico filmando a história de um vampiro marialva descrito como um camaleão emocional, “uma espécie de Drácula reformado, porque está em decadência”. O cartaz anuncia-a como “um remake do filme proibido pela ditadura fascista”; a sinopse refere-a como um retrato da vida de “uma personagem draculesca raramente vista no cinema porutuguês”. Nuno Melo é “o barão” num dos seus mais assinaláveis trabalhos em cinema, dirigido por Edgar Pêra, um dos realizadores com quem mais frequentemente colaborou.

 

03/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso
Mudar de Vida
de Paulo Rocha
com Geraldo Del Rey, Maria Barroso, Isabel Ruth, Constança Navarro
Portugal, 1966 - 93 min
M/12
In Memoriam Maria Barroso

Filmada no Furadouro, creditada como uma Produção Cunha Telles, a segunda longa-metragem de Paulo Rocha é um filme onde ecoa em surdina a guerra colonial, com a história de um homem que regressa ao país e se reencontra dificilmente com a sua aldeia natal, por onde também passam sinais de um desejo de mudança. Mudança de vida, mudança de cinema. Depois de OS VERDES ANOS, novo fortíssimo retrato de um país e de um tempo, numa obra que convida incessantemente a novas visões e avaliações. “Se OS VERDES ANOS é um filme de condenação, MUDAR DE VIDA é um filme de redenção […]. É o seu primeiro filme em que a influência do cinema japonês é visível, quase sempre quando não se espera, com a mesma rebeldia no feminino das heroínas de Mizoguchi, é também o filme onde o realizador melhor absorve as lições da Nouvelle Vague. (…) É a sua primeira e radical colagem, conduzida pela poética de António Reis, autor dos mais belos diálogos do cinema português” (João Bénard da Costa). Primeira atuação de Maria Barroso no cinema português, compondo, no papel de Júlia, uma personagem comovente e que marcou toda uma geração. A apresentar em cópia digital.

05/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso
Amor de Perdição
de Manoel de Oliveira
com Cristina Hauser, António Sequeira Lopes, Elsa Wallenkamp, Ruy Furtado, Henrique Viana, António J. Costa, Ricardo Pais, Maria Barroso
Portugal, 1978 - 261 min
M/12
In Memoriam Maria Barroso

O Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco por Manoel de Oliveira, num dos seus mais extraordinários filmes, e, à época da estreia, um dos mais polémicos. Oliveira realizou simultaneamente duas versões, com diferentes takes dos vários planos: uma para a televisão e outra para o cinema. Na versão televisiva, Ritinha, a irmã de Simão (Teresa Collares Pereira) fazia a ligação entre os vários “episódios”. Segunda colaboração de Maria Barroso com Manoel de Oliveira, no papel de Madre Superiora no convento onde Teresa é enclausurada.

07/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Alberto Vaz da Silva | Nuno Melo | Maria Barroso
Lobos
de José Nascimento
com Nuno Melo, Catarina Wallenstein, Pedro Hestnes, Francisco Nascimento, Vítor Norte
Portugal, 2007 - 102 min
M/12
In Memoriam Nuno Melo

Numa noite de inverno, Joaquim convida o irmão, a mulher e a sobrinha para jantar. Um crime acontece e Joaquim foge com a sobrinha. Num cenário inóspito e duro, marcado pela neve e pelo frio, os dias e as noites sucedem-se numa fuga constante e numa ligação amorosa insustentável. Tal como dos seus outros filmes, José Nascimento diz que "LOBOS é um retrato dos portugueses e de um país adiado". Nuno Melo interpreta a personagem protagonista de Joaquim, contracenando com Catarina Wallenstein.