25/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
THE PATSY
Jerry, Oito e Três Quartos
de Jerry Lewis
com Jerry Lewis, Ina Balin, Everett Sloane, Keenan Wynn, Peter Lorre, John Carradine
Estados Unidos, 1964 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Uma das obras-primas de Jerry Lewis, que é também uma sátira mordaz ao mundo do cinema. Jerry retoma uma personagem semelhante à de THE ERRAND BOY, no papel de um mandarete de um hotel que uma equipa do mundo do espetáculo escolhe para substituir a sua estrela recentemente falecida. Um dos mais estranhos e “destrutivos” dos seus filmes da década de sessenta.

25/06/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Rever Manuel Guimarães

Em colaboração com o Museu do Neo-Realismo
MANUEL GUIMARÃES | CURTAS-METRAGENS ARTISTAS PLÁSTICOS
duração total da sessão: 104 min | M/12
sessão apresentada por David Santos

O DESTERRADO – VIDA E OBRA DE SOARES DOS REIS
com José Amaro, Dórdio Guimarães, Silva Araújo
Portugal, 1949 – 28 min
ANTONIO DUARTE
Portugal, 1969 – 20 min
RESENDE
Portugal, 1969 – 24 min
CARTA A MESTRE DÓRDIO GOMES
Portugal, 1971 – 16 min
AREIA MAR – MAR AREIA
Portugal, 1972 – 16 min
de Manuel Guimarães

O alinhamento da sessão reúne cinco títulos documentais de curta-metragem dedicados a artistas plásticos. Obra inaugural de Guimarães na realização, com argumento de Fernando Fragoso baseado em obras de Diogo Macedo, O DESTERRADO (prémio Paz dos Reis) é uma dramatização biográfica da vida e obra de Soares dos Reis. ANTONIO DUARTE e RESENDE são dois títulos da série “Artes e Letras”, produzidos por Ricardo Malheiro. Em ambos se entrevistam os artistas, Antonio Duarte e Júlio Resende, tendo o segundo comentário e locução de Virgílio Ferreira. Os dois últimos são produzido pelo próprio Guimarães: com comentário de Dórdio Guimarães e locução de Gomes Ferreira, CARTA A MESTRE DÓRDIO GOMES centra-se na vida e obra do artista referenciado no título; AREIA MAR – MAR AREIA constrói-se à volta da vida e obra do escultor Joaquim Martins Correia, e também do seu testemunho, por ocasião de uma exposição organizada na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. AREIA MAR – MAR AREIA e RESENDE são primeiras exibições na Cinemateca. David Santos, diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, apresenta a sessão.
 

25/06/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Badlands
THE STRAIGHT STORY
Uma História Simples
de David Lynch
com Richard Farnsworth, Sissy Spacek, HarryDean Stanton, Jane Galloway, Joseph A. Carpenter
Estados Unidos, 1999 - 111 min
legendado em português | M/12

A história verídica de um velho que resolve visitar o irmão que se encontra doente e vive a algumas centenas de quilómetros, com quem estava desavindo há vários anos. A viagem é feita num corta-relva, com um vagar que proporciona ao viajante uma série de encontros, fazendo de THE STRAIGHT STORY um dos melhores exemplos da “Americana”, na linha dos clássicos do género feitos por Ford, Griffith, Henry King e Hathaway.

25/06/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
THE DISORDERLY ORDERLY
Jerry, Enfermeiro Sem Diploma
de Frank Tashlin
com Jerry Lewis, Glenda Farrell, Susan Oliver, Everett Sloane, Kathleen Freeman
Estados Unidos, 1964 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Jerry sob a direção do seu "mestre" Frank Tashlin, numa das melhores comédias de ambos. Jerry é Jerome, uma "joia de rapaz", dedicado enfermeiro num hospital onde, na ânsia de bem cumprir a sua missão, acumula desastres sobre desastres.