12/06/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Lewis – A Ordem Desordenada
HOLLYWOOD OR BUST
Um Espada para Hollywood
de Frank Tashlin
com Jerry Lewis, Dean Martin, Pat Crowley, Anita Ekberg
Estados Unidos, 1956 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/6

O último filme da parceria Jerry Lewis / Dean Martin, que estavam tão zangados um com o outro que, durante a rodagem, só se falavam “em cena”, quando a câmara estava a rodar e o argumento os obrigava a interagir. Na história, Jerry ganha um automóvel de luxo numa rifa (o “espada” de que fala o título português) e põe-se a caminho de Hollywood, com o desejo de conhecer Anita Ekberg. Martin é um vigarista que se propõe ajudá-lo a chegar a Anita, mas que secretamente pretende apenas roubar o “espada” do companheiro. Primeira exibição na Cinemateca.

12/06/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Rever Manuel Guimarães

Em colaboração com o Museu do Neo-Realismo
TRÁFEGO E ESTIVA | VIDAS SEM RUMO
duração total da sessão: 90 min | M/12

TRÁFEGO E ESTIVA
de Manuel Guimarães
Portugal, 1968 – 17 min
VIDAS SEM RUMO
de Manuel Guimarães
com Milú, Eugénio Salvador, Artur Semedo, Madalena Sotto, Jacinto Ramos
Portugal, 1956 – 73 min

Manuel Guimarães tentou com SALTIMBANCOS (1951) uma tangente ao movimento literário neorrealista português (o filme inspirava-se num romance de Leão Penedo e teve como diretor de produção outro nome ligado ao movimento, Rogério de Freitas) e à nova escola cinematográfica italiana do pós guerra. O fraco acolhimento ao filme não impediu Manuel Guimarães de voltar a explorar aquele caminho em VIDAS SEM RUMO, inspirado num conto seu (Pardal & C.ª) mas com diálogos, argumento, montagem e planificação de Alves Redol, outro expoente do neorrealismo literário português. Segundo Luís de Pina, o resultado foi “uma crónica jornalística de um bairro pobre que a Censura tornou irreconhecível, filme de grandes contrastes, irregular, mas muito pessoal.” A apresentar numa cópia resultante do processo de preservação de 1996. A abrir a sessão, em “rima portuária” com VIDAS SEM RUMO, TRÁFEGO E ESTIVA (produzido por Ricardo Malheiro): título de importância histórica como o primeiro filme português originalmente filmado em 70mm. Iminentemente publicitário, mostrando as atividades de estiva do porto de Lisboa do ponto de vista da sua eficácia e do progresso, é um filme de belas imagens (em scope) e música de Carlos Paredes.
 

12/06/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Badlands
WEEK-END
Fim-de-Semana
de Jean-Luc Godard
com Jean Yanne, Mireille Darc, Jean-Pierre Léaud
França, Itália, 1967 - 102 min
legendado em português | M/12

Segundo Godard, um filme "perdido no cosmos" e "encontrado no ferro velho". Em forma de antecipação, WEEK-END é a mais radical parábola sobre a civilização de hoje. Reflexo do mal estar do seu tempo, o filme de Godard anunciava o Maio de 68. Um casal em férias, caos e drama ao longo da estrada (com um fabuloso e célebre plano-sequência de um travelling de dez minutos) e estranhos encontros com a história e a ficção (Saint-Just, Alice, Lautréamont, etc.).

12/06/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Mario Monicelli, Cem Anos de Cinema

Em colaboração com a Associação Il Sorpasso
I SOLITI IGNOTI
Gangsters Falhados
de Mario Monicelli
com Totò, Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Renato Salvatori, Claudia Cardinale
Itália, 1958 - 106 min
legendado em português | M/12
com a presença de Chiara Rapaccini

Uma das melhores comédias com Totò realizada por Mario Monicelli, abordando o tema clássico da tentativa gorada de um assalto que os gangsters falhados do título comercial português pretendem executar com “métodos científicos”. Totò dá um ar mais humano à sua típica figura de marioneta e uma dignidade maior à imagem do cómico, como membro de um gang que tem em Vittorio Gassman um dos elementos mais desastrados. A apresentar em cópia digital.

12/06/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Na Factory de Warhol
I, A MAN
de Andy Warhol, Paul Morrissey
com Tom Baker, Cynthia May, Nico, Ingrid Superstar, Stephanie Graves, Valerie Solanas, Bettina Coffin, Ultra Violet
Estados Unidos, 1967 - 97 min
legendado eletronicamente em português | M/18

Warhol concebeu I, A MAN em “reflexo experimental” colorido à popularidade do erótico a preto e branco I, A WOMAN (Mac Ahlberg, 1965) e da onda sexploitation que o filme escandinavo favoreceu. Na versão de Warhol, o protagonista (masculino) mantém uma série de encontros sexuais com mulheres ao longo de um dia em Nova Iorque. Conta-se que Nico aceitou participar em I, A MAN com a condição de contracenar com Jim Morrison, o que só não terá acontecido por interferência do empresário dos The Doors que o demoveu a ele da ideia. Do elenco das “vedetas Warhol” participa também Valerie Solanas (em contracena com Tom Baker num encontro numas escadas célebre como um dos momentos altos do filme), que Norman Mailer apelidaria “a Robespierre do feminismo”, a mulher que anos mais tarde tentou assassinar Warhol numa famosa ação falhada. Primeira exibição na Cinemateca.