30/05/2015, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
A CÂMARA ESCURA – VER O MUNDO DE PERNAS PARA O AR
2 horas
dos 9 aos 14 anos
Atelier Família

conceção e orientação: Cinemateca Júnior

Uma câmara escura é um lugar mágico onde podemos ver o que nos rodeia projetado de pernas para o ar. Pode ser tão grande como um quarto escuro ou tão pequena como uma caixa de fósforos. A câmara escura foi descoberta há muitos séculos, e sem ela não teria sido possível inventar a fotografia e, depois, o cinema. Vem aprender a fazer uma com materiais que podes encontrar lá por casa.

30/05/2015, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
JÚNIOR - CURTAS METRAGENS COM O CINANIMA 2
duração total aproximada da sessão: 68 min | M/12
Com o CINANIMA

RAPAZ-MARIA-RAPAZ
de Alunos do 6º ano sob a orientação de Paulo D'Alva e Vitor Hugo
Portugal, 2014 – 5 min
CUERDAS
de Pedro Solís Garcia
Espanha, 2013 – 10 min
HIGH WOOL
de Nikolai Maderthoner
Alemanha, 2013 – 2 min
GUESTS AT MY HOME
de Oleg Fedchenko
Ucrânia, 2013 – 4 min
CANTO DOS 4 CAMINHOS
de Nuno Amorim
Portugal, 2014 – 11 min
LOST PROPERTY
de Asa Lucander
Reino Unido, 2013 – 6 min
BRIDGE
de Zsuzsanna Bányai
Hungria, 2013 – 6 min
A LENDA DA FAJÃ DE S. JOÃO
de Alunos do 8º A da Escola Básica e Secundária de Velas sob a orientação de Paulo Oliveira Fernandes
Portugal, 2014 – 6 min
NEIGHBOURS
de Norman McLaren
com Grant Munro e Jean Paul Ladoucer
Canadá, 1952 – 8 min
SYNCHROMY
de Norman McLaren
Canadá, 1971 – 7 min

O alinhamento da sessão reúne oito títulos de animação propostos pelo CINENIMA a partir das técnicas stop motion (RAPAZ-MARIA-RAPAZ), computador 3D (CUERDAS), desenho (HIGH WOOL), desenho sobre papel, animação 2D (CANTO DOS 4 CAMINHOS), areia (GUESTS AT MY HOME), computador 2D (LOST PROPERTY e BRIDGE) e recortes (A LENDA DA FAJÃ DE S. JOÃO). A “fechar”, dois filmes de Norman McLaren: NEIGHBOURS, uma das mais polémicas produções do National Film Board of Canada pelo seu subtexto antimilitarista, que explora a técnica da animação com dois atores em ação real e objetos em stop-motion criando uma banda sonora por intervenção direta na película; e SYNCHROMY, um filme musical visual em que McLaren utiliza técnicas óticas para compor os ritmos da banda sonora por sua vez transpostos para a banda de imagem em múltiplas cores, sincronizando imagem e som no mais literal sentido do termo (vemos o que ouvimos).
 

30/05/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
ANIMA PERSA | SANTA SANGRE
duração total da projeção: 225 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

ANIMA PERSA
Almas Perdidas
de Dino Risi
com Vittorio Gassman, Catherine Deneuve, Anicée Alvina, Danilo Mattei
Itália, França, 1976 – 102 min / legendado eletronicamente em português
SANTA SANGRE
de Alejandro Jodorowsky
com Axel Jodorowsky, Blanca Guerra, Guy Stockwell
México, Itália, 1989 – 123 min / legendado em francês e eletronicamente em português

Em ANIMA PERSA, um jovem vai estudar pintura para Veneza e aloja-se em casa de um tio, numa velha e misteriosa mansão. Durante a noite ouve estranhos ruídos que o levam à descoberta de um outro tio, louco, que vive fechado numa sala. O mistério é, porém, mais complexo do que parece. Deneuve é a mulher do protagonista, em equilíbrio instável num mundo de loucura. SANTA SANGRE é um dos filmes mais pessoais de Jodorowsky, explorando uma série de temas famosos do cinema de terror, de PSYCHO a MAD LOVE, com incursões no universo de Tod Browning e referências a Buñuel. Tudo envolto pelo olhar alucinado de Jodorowsky. Produzido por Claudio Argento, irmão de Dario, um dos mestres do gore italiano.
 

30/05/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 30, O Cinema Antes da Regra
LA RÈGLE DU JEU
A Regra do Jogo
de Jean Renoir
com Marcel Dalio, Nora Grégor, Roland Toutain, Julien Carette, Gaston Modot, Mila Parély, Jean Renoir
França, 1939 - 106 min
legendado em português | M/12

O mais lendário filme de Jean Renoir. Sem personagem principal, com nada menos do que oito protagonistas, “sem história”, implacável e demencial, objeto de tanta ira como de admiração, LA RÈGLE DU JEU filme sem regras sobre um jogo que tem as suas (quem as infringe pode morrer), é para muitos a obra máxima de Renoir, mostrando-nos uma coreografia em que a câmara acompanha as fugas e jogos de amor das personagens, numa mansão senhorial. Enquanto dançam sobre o vulcão, a Europa e o mundo caminham para a guerra.