02/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Era uma vez Sergio Leone

Em colaboração com a 8 ½ Festa do Cinema Italiano
LE SETTE SFIDE
As Sete Vinganças
de Primo Zeglio
com Ed Fury, Furio Meniconi, Elaine Stewart, Roldano Lupo
Itália, 1961 - 92 min
legendado em português | M/12

Um magnífico peplum, em que os chefes de dois povos inimigos devem vencer sete desafios, como diz o título original (e não sete vinganças, como no título português, copiado do americano). O vencedor reinará sobre os dois povos. Ivan, um dos chefes, vence os seis primeiros desafios, mas é derrotado à traição no último. Decide então vingar-se, mas o desenlace surpreenderá o espectador. Grandiosa mise en scène e a presença de Ed Fury, um muscle man americano hoje esquecido, mas que teve o seu momento de glória como vedeta de peplums italianos. Sergio Leone foi um dos argumentistas do filme.

02/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Era uma vez Sergio Leone

Em colaboração com a 8 ½ Festa do Cinema Italiano
ROMOLO E REMO
Os Gigantes de Roma
de Sergio Corbucci
com Steve Reeves, Gordon Scott, Virna Lisi
Itália, 1961 - 101 min
legendado em português | M/12

Romolo e Remo ou Hércules versus Tarzan? O filme de Sergio Corbucci conta a história de Romolo e Remo, os irmãos gémeos mitológicos, o primeiro dos quais fundou Roma, “com muitas variantes, devido à fértil fantasia dos argumentistas”, como observou num pleonasmo um crítico italiano à época. E para contar esta história foram reunidos Steve Reeves, o mais famoso muscle man dos peplums dos anos sessenta, que se fez notar como Hércules e Gordon Scott, que depois de ter sido o Tarzan dos anos cinquenta em nada menos do que seis filmes, preparava-se para se converter às aventuras antigas. A protagonista feminina é a bela Virna Lisi, bastante diferente das mulheres sobredimensionadas que costumam habitar estes filmes.

02/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Censura: Os Cortes e os Filmes
CENTO ANNI D'AMORE
Cem Anos de Amor
de Lionello De Felice
com Aldo Fabrizi, Vittorio De Sica, Eduardo De Filippo, Giulietta Masina
Itália, 1954 - 120 min
legendado em português | M/12
A sessão inclui a projeção do filme e a apresentação dos respetivos cortes de censura

Longa-metragem composta por seis segmentos que adaptam novelas de diferentes autores italianos entre os quais Grabriele D’Annunzio e Mario Moretti. Ao contrário de muitos filmes de sketches deste período, assina-os um único realizador, Lionello De Felice. “Garibaldina”, “Pendolin”, “Purificazione”, “Nozze d’Oro”, “Gli ultimi dieci minuti” e "Amore '54" são os títulos dos vários episódios que juntam toda uma panóplia de excelentes atores. Uma primeira exibição na Cinemateca de um filme que estreou em Portugal em 1955 sem o quarto desses episódios (“Nozze d’Oro”), mas que agora poderemos mostrar.

02/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Abril
DOURO FAINA FLUVIAL | MADAME BOVARY
Madame Bovary
de Vincente Minnelli
com Jennifer Jones, Van Heflin, James Mason, Louis Jourdan
Estados Unidos, 1949 - 114 min
legendado em português | M/12
In Memoriam Louis Jourdan

Numa alteração ao programa e evocando Manoel de Oliveira no dia da sua morte, a sessão abre com a projeção de DOURO FAINA FLUVIAL.

DOURO, FAINA FLUVIAL de Manoel de Oliveira Portugal, 1931 – 18 min O primeiro filme de Oliveira é uma obra prima do cinema de vanguarda e “o primeiro filme de Manoel de Oliveira é o primeiro filme em que Manoel de Oliveira é grande em qualquer contexto” (José Manuel Costa).

Flaubert por Minnelli, com Jennifer Jones no papel de uma das mais célebres personagens femininas da literatura. A adaptação de Minnelli, típica de Hollywood, foi controversa, levando um crítico francês a escrever: “Há duas espécies de pessoas: as que acham que Madame Bovary é um romance de Flaubert e as que acham que é um filme de Minnelli.” A sequência do baile é um dos mais celebrados momentos do cinema do realizador.