05/03/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Discípulos de Griffith
BROKEN BLOSSOMS
de Hans Brahm
com Arthur Margetson, C.V. France, Basil Radford, Edith Sharpe, Ernest Jay
Reino Unido, 1936 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Não que Hans Brahm seja “um discípulo de Griffith”, mas o seu BROKEN BLOSSOMS é um remake da obra-prima de DWG, que a sinopse descreve como a história de um missionário chinês que, chegado a Inglaterra, ajuda uma jovem rapariga mal tratada pelo pai. Obra inicial de Hans Brahm, mais conhecido por THE LODGER (1944), THE LOCKET (1946) ou THE MAD MAGICIAN (1954). Uma curiosidade a descobrir, em primeira exibição na Cinemateca, no mês (e no dia) em que se revisita o LÍRIO QUEBRADO de 1919.

05/03/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Nicolas Rey | Realizador Convidado
LES SOVIETS PLUS L’ÉLECTRICITÉ
de Nicolas Rey
França, 2001 - 175 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Descrito como uma “cineviagem a um país defunto” ou “uma superauto-produção em Sviemacolor”, LES SOVIETS PLUS L’ÉLECTRICITÉ consiste numa travessia da ex-URSS, realizada por Nicolas Rey no verão de 1999, desde Kiev até Magadan, cidade russa onde o realizador convoca uma canção de Vissotski e, mais secretamente, a tradição comunista da sua família e do seu pai. Constituído por três bobines, identificadas pelas suas coordenadas geográficas, trata-se de um ensaio originalmente filmado em Super 8mm e posteriormente transposto para 16mm de cuja lógica intrínseca faz parte a alternância entre a poesia da própria paisagem e as muitas passagens a negro. Primeira exibição na Cinemateca.

05/03/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Comédia Japonesa

Em colaboração com a Embaixada do Japão em Portugal e a Japan Foundation
HAPPI FURAITO
“Voo Feliz”
de Shinobu Yaguchi
com Seiichi Tanabe, Saburô Tokitô, Haruka Ayase, Kazue Fukiishi
Japão, 2008 - 103 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12

Neste filme de Shinobu Yaguchi (realizador de WATERBOYS, 2001, já mostrado na Cinemateca), a comédia gira à volta de pilotos, assistentes de bordo, controladores aéreos e vários outros profissionais de aviação, responsáveis pela segurança dos passageiros a bordo de uma viagem aérea. A deste filme tem Honolulu por destino. Em termos de construção narrativa, as referências atribuem-lhe a influência dos “filmes de aeroportos” dos anos setenta, em versão asiática e ligeira. Primeira exibição na Cinemateca.

05/03/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
D.W. Griffith: No Centenário de The Birth of a Nation
BROKEN BLOSSOMS
O Lírio Quebrado
de D.W. Griffith
com Lillian Gish, Richard Barthelmess, Donald Crisp
Estados Unidos, 1919 - 95 min
mudo, intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
acompanhamento ao piano por Daniel Schvetz

O mais famoso filme de Griffith ao lado de THE BIRTH OF A NATION e INTOLERANCE. Trocando a dimensão épica e espetacular dos primeiros por um lirismo exacerbado, BROKEN BLOSSOMS, à época considerado “a primeira genuína tragédia do cinema” (Photoplay), tem uma rara intensidade emocional, sublinhada por uma atmosfera visual que fez história. Foi a primeira experiência para cinema do fotógrafo Hendrik Sartov, responsável pelos planos de imagens difusas que tornaram célebre a fotografia do filme. “O LÍRIO QUEBRADO é um filme centrífugo, onde o comportamento é sempre desajustado e onde, à cadência de 16 imagens por segundo, tudo flúi, se dissolve e se não fixa” (João Bénard da Costa).