26/11/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Novembro
FRANCESCO GIULLARE DI DIO
O Santo dos Pobrezinhos
de Roberto Rossellini
com Aldo Fabrizi, Arabella Lemaître, Frei Nazario Gerardi, Padre Roberto Sorrentino, Frade Nazareno, Peparuolo e os frades do convento de Maiori e Baronissi
Itália, 1950 - 75 min
legendado em português | M/12
O filme é apresentado numa alteração ao programa originalmente previsto, substituindo a apresentação de "Viaggio in Italia".

Episódios da vida de S. Francisco de Assis, numa das mais austeras obras de Roberto Rossellini, que aplica à época da acção as “técnicas” neo-realistas de ROMA, CITTÀ APERTA e PAISÀ. Totalmente filmado em exteriores e só com dois actores profissionais, é uma lição de humildade na forma e no tema, a propósito do patrono dos simples e dos humildes – “é o estilo que também é franciscano” (Rudolf Thome). Dividido em onze episódios, é um filme de uma limpidez despojada e essencial, que tanto parece antecipar algumas coisas da futura fase “televisiva” de Rossellini como abrir um caminho por onde enveredarão, anos mais tarde, certas obras de Straub e Huillet.

26/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Novembro
L’ENFANT
A Criança
de Jean-Pierre e Luc Dardenne
com Jérémie Regnier, Déborah François, Jérémie Segard
Bélgica, França, 2005 - 95 min
legendado em português | M/12

Realizado a seguir a LA PROMESSE, ROSETTA e LE FILS, que os consagraram internacionalmente, L’ENFANT é uma obra de maturidade dos irmãos Dardenne, em que eles exploram, mais uma vez, um mundo em que os afetos e a ética são permanentemente ameaçados pela sordidez dos interesses materiais. Em L’ENFANT, um jovem casal tem um filho, mas o homem decide, à revelia da mulher, vender o bebé a uma rede internacional de tráfico de crianças para adoção. O estilo ao mesmo tempo minucioso e conciso dos Dardenne resultou num belíssimo filme. Primeira exibição na Cinemateca.

26/11/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Werner Schroeter

Em colaboração com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique
DER SCHWARZE ENGEL
“O Anjo Negro”
de Werner Schroeter
com Ellen Umlauf, Magdalena Montezuma
República Federal da Alemanha, 1973-74 - 71 min
legendado em português | M/16

Neste filme, Schroeter funde dois aspectos do seu cinema, a fantasia puramente pessoal, com as suas mitologias, e o ensaio cinematográfico feito em terras longínquas (de que também são exemplos DER LACHENDE STERN e DE L’ARGENTINE). Duas mulheres, uma de Boston e a outra de Berlim, fogem o vazio das suas vidas e vão buscar aventuras no México. Schroeter contrapõe esta situação, que tem alguma semelhança com a de WILLOW SPRINGS e na qual o fascínio das duas mulheres com o México é forçosamente superficial, a elementos documentais e à perceção que os mexicanos têm da sua própria cultura. A apresentar em cópia digital.

26/11/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Werner Schroeter

Em colaboração com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique
JOHANNAS TRAUM | WEISSE REISE
duração total da sessão: 71 minutos | M/16

JOHANNAS TRAUM
de Werner Schroeter
República Federal da Alemanha, 1971-75 – 21 min / legendado em inglês e eletronicamente em português
WEISSE REISE
“A Viagem Branca”
de Werner Schroeter
com Jim Auwae, Tilly Soffing, a voz de Bulle Ogier
Alemanha, 1983 – 50 min / legendado em alemão e eletronicamente em português

Schroeter realizou WEISSE REISE entre O REINO DE NÁPOLES e PALERMO ODER WOLFSBURG, com um pequeno orçamento e um grupo de amigos. Filmado diante de telas pintadas de Harald Vogel, sem diálogos, com narração em off e uma belíssima seleção musical, esta “viagem branca” é a de dois marinheiros embarcados num barco americano, onde “a pureza do seu amor contribui para manter uma atmosfera sã a bordo”. A abrir a sessão, um filme extremamente raro, em que Schroeter recicla material de DER TOD DER MARIA MALIBRAN e que é mostrado pela primeira vez na Cinemateca, apresentado em cópia digital.
 

26/11/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Novembro
L’IVRESSE DU POUVOIR
A Comédia do Poder
de Claude Chabrol
com Isabelle Huppert, François Berléand, Patrick Bruel, Robin Renucci, Maryline Canto, Jean-François Balmer
França,, 2005 - 110 min
legendado em português | M/12

Jeanne Charmant-Killman é a juíza de instrução encarregada de um caso de corrupção que compromete o presidente de um importante grupo empresarial. As investigações conferem-lhe um crescente sentido de poder simultaneamente fragilizando a sua vida pessoal. As linhas da sinopse deste Chabrol indicam a sua filiação verídica no caso Elf Aquitaine, muito publicitado em França em 2003 como o mais notório escândalo político-industrial da Europa do pós II Guerra. O filme abre maliciosamente com um aviso, “Qualquer semelhança com factos reais e personagens conhecidas será, como se diz, fortuito…”. Estudo sobre a natureza do poder, L’IVRESSE DU POUVOIR (fotografia de Eduardo Serra) é também um filme que trabalha a luz e as sombras.